Espetáculo ‘Bululú’ volta a salvador com sessão extra e celebra 18 anos de trajetória teatral premiada
Em 2016, a montagem venceu Prêmio Braskem de Teatro nas categorias de melhor espetáculo adulto e melhor ator

O espetáculo Bululú – Estórias da Invenção do Mundo será apresentado em Salvador entre os dias 13 e 15 de junho, às 20h, na Casa Rosa, no Rio Vermelho, com uma sessão extra no domingo (15), às 17h. A peça já circulou por cidades do Nordeste brasileiro e da Europa, e agora volta aos palcos da capital baiana com ingressos disponíveis no Sympla.
Em 2016, a montagem venceu o Prêmio Braskem de Teatro nas categorias de melhor espetáculo adulto e melhor ator — prêmio dividido entre os intérpretes Danilo Cairo e João Guisande.
Teatro, consumo e sensibilidade em debate
Escrita e dirigida por Moncho Rodriguez, o espetáculo narra a trajetória dos comediantes Amadeus (Cairo) e Bartolomeus (Guisande), personagens atemporais que decidem encenar o romance da Invenção do Mundo, inspirado em El Gran Teatro del Mundo, de Calderón de La Barca. No decorrer da apresentação, o personagem Bartolomeus passa a questionar o próprio ofício, o que leva ambos a refletirem sobre os limites da arte em uma sociedade marcada pelo consumo.
“A obra é uma visão crítica e divertida do universo do teatro, da realidade, do sonho, da vida, do ator e do espectador na sociedade contemporânea, onde todos, sem saber, representam uma personagem que finge não representar”, afirmam os atores.
A direção de Moncho Rodriguez, falecido em 2023, permanece como base da encenação original, fruto de um intercâmbio cultural promovido na Europa.
Desde a estreia no Teatro SESC SENAC Pelourinho, em Salvador, em novembro de 2015, Bululú já soma mais de 100 apresentações. No Brasil, passou por cidades como Recife, Aracaju, Caruaru, Governador Mangabeira e Alagoinhas. Em Portugal, esteve em cartaz nas cidades de Porto e Famalicão.
A remontagem marca os 18 anos do Toca Criações Artísticas, coletivo fundado por Danilo Cairo em 2006. A iniciativa surgiu a partir do encontro de jovens artistas na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e consolidou-se dois anos depois com o espetáculo Atire a Primeira Pedra.
O grupo mantém atuação contínua com foco em formação, pesquisa e produção artística, desenvolvendo espetáculos, oficinas, seminários, mostras e ações em diferentes linguagens, como música, teatro e audiovisual.
Projeto foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV
A reapresentação de “Bululú” integra o projeto “Toca 18 anos – Uma Ocupação Soteropolitana”, selecionado pelo edital Gregórios – Ano IV. A realização tem financiamento da Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), vinculada ao Ministério da Cultura e ao Governo Federal.
Festa “O Pente” celebra 10 anos
A festa “O Pente”, criada em Salvador e voltada à valorização da cultura preta, celebra 10 anos de trajetória em 2025 com uma programação que inclui edições em diversas cidades do Brasil e uma estreia internacional. No dia 17 de junho, o evento chega à Feira do Livro de Maputo, em Moçambique, marcando sua primeira edição fora do país.
De acordo com o idealizador da festa, DJ Uran, será a primeira vez da festa fora do Brasil. Ele também destacou a “felicidade”, de o país ser uma “por ser uma “nação irmã de língua portuguesa” e possuir “uma história tão próxima a nossa”.
“Será a oportunidade de apresentar um pouco das produções dos nossos artistas e a música que nos aproxima. Inclusive eu serei o seletor e pode ter certeza que levarei o puro molho baiano”.
Antes da edição internacional, “O Pente” realiza, nesta sexta-feira (30), o evento “Mais Bahia”, no espaço Mundo Pensante, em São Paulo. A programação contará com discotecagem de Ivy Bad e IGONNA, com foco no pagodão baiano. Jon Soares estreia na festa com um set de música preta, e Toddy assume o repertório que vai do funk ao pop. O evento também terá participação de convidados especiais.
A gastronomia será representada por Maria Massena e o projeto Tempero de Mainha, com pratos tradicionais como acarajé e comidas com dendê. Já no Rio de Janeiro, no dia 7 de junho, a Casa Savana recebe mais uma edição da festa, com o residente IGONNA e os artistas Africanoise, Sorriso e Rostigo, responsáveis pelo after da noite.
Salvador recebe edição junina
Em Salvador, a edição especial de “O Pente” será realizada no dia 13 de junho, com o objetivo de aquecer os festejos juninos. O line-up traz Milla Brianezi, Joana, Eco de Gumbé, Mas-G e Belle, com gêneros que incluem samba de terreiro, afrobeats, pagodão baiano e pop.
O evento já passou por locais como Morro de São Paulo, Boipeba, São Paulo e Rio de Janeiro ao longo dos anos. A última fase da celebração contará com uma agenda mensal nas principais capitais do Brasil, além de um novo destino internacional ainda não divulgado.
Mais Lidas
Cultura
Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Flow Festival: final do mundial, shows de FBC e Afrocidade em Salvador
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro