Festival ‘Oxe É Jazz’ agita Salvador com música instrumental e artistas premiados neste final de semana
Projeto valoriza o jazz como expressão da diáspora africana e reforça seu diálogo com história musical do estado
Divulgação
O festival ‘Oxe É Jazz’ realiza nova edição, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), no Parque Costa Azul, em Salvador. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas da música instrumental de projeção local, nacional e internacional, e reforça sua presença no calendário cultural da cidade.
Três anos de festival
Com mais de 21 edições realizadas ao longo de três anos, o festival promove a democratização do acesso à arte. Realizado pela Mais Ações Integradas, com apoio do Governo da Bahia, o projeto valoriza o jazz como expressão da diáspora africana e reforça seu diálogo com a história musical do estado.
O evento é conhecido por atrair um público diverso e proporcionar uma experiência acolhedora para toda a família. A cada edição, o Oxe É Jazz promove intercâmbios culturais e reforça o compromisso com a economia criativa, celebrando a liberdade artística e a improvisação musical como marcas da cultura baiana.
Programação começa com destaque local e atração internacional
Na sexta-feira (9), a abertura será comandada pelo Sexteto Um de Cada, liderado pelo trompetista Fernando Miranda. O grupo conta com músicos renomados da cena soteropolitana, como André Becker (sax alto), Gilmar Chaves (trombone), Fernando Rocha (tuba), Maxwell Fragoso (sax tenor) e Rafael Mesquita (bateria). O repertório mistura faixas autorais do disco “Novas Linhas” com releituras de clássicos da música instrumental brasileira.
Na sequência, o curador do projeto, guitarrista e cantor Eric Assmar, recebe no palco o pianista norte-americano Ben Levin. Natural de Cincinnati (EUA), Levin é considerado um dos expoentes do piano blues contemporâneo, com quatro indicações ao Blues Music Award e apresentações em festivais na Europa e América do Norte.
Esta será a primeira vez que Levin se apresenta em Salvador. Ao lado da banda de Assmar, o show promete ser um dos momentos mais esperados da edição de maio, unindo talento internacional e musicalidade baiana em uma performance inédita.
Sábado terá estreia de grupo baiano e tributo a Amy Winehouse
A programação de sábado (10) começa com o grupo Saravá Jazz Bahia, liderado pelo guitarrista e pesquisador Márcio Pereira. Em sua estreia no festival, o grupo apresenta faixas do álbum homônimo, combinando elementos da música afro-brasileira com o jazz e a improvisação instrumental.
O encerramento do festival será com o projeto Amy Reggaehouse, criado pela cantora baiana Clariana. O show presta tributo à artista britânica Amy Winehouse, com versões em reggae de seus principais sucessos. O espetáculo foi premiado como o melhor tributo à Amy no mundo pelo Amy Winehouse Awards, em 2020.
Durante os intervalos dos dois dias, o DJ e produtor TeleFunkSoul assume o comando com um set que mistura jazz, blues e música brasileira contemporânea. As apresentações acontecem no Parque Costa Azul, com entrada gratuita.
Barbra Streisand anuncia álbum com estrelas da música
A cantora Barbra Streisand lançará, no dia 27 de junho, seu novo álbum, intitulado The secret of life: Partners, volume two, que reúne duetos com nomes consagrados da música mundial, como Bob Dylan, Paul McCartney, Mariah Carey, Ariana Grande, Sting e Hozier. O disco é uma continuação de Partners, lançado em 2014.
Entre as 11 faixas que compõem o novo projeto, a música “One Heart, One Voice” se destaca por não ser um dueto, mas sim um trio, reunindo Streisand com Mariah Carey e Ariana Grande. Já o primeiro single, lançado recentemente nas plataformas digitais, traz uma releitura do clássico “The First Time Ever I Saw Your Face”, em parceria com Hozier.
“Barbra Streisand é uma das vocalistas mais duradouras e icônicas do nosso tempo”, disse Hozier em comunicado. “Ser convidado para se juntar a ela em um dueto foi uma grande honra e uma surpresa maravilhosa. […] Espero que este dueto ofereça um gesto ao incrível legado de Roberta Flack”.
Lista completa de faixas e parcerias
Confira a relação oficial de músicas do álbum The Secret Of Life: Partners, Volume Two:
- The First Time Ever I Saw Your Face, com Hozier
- My Valentine, com Paul McCartney
- To Lose You Again, com Sam Smith
- The Very Thought of You, com Bob Dylan
- Letter to my 13-year-old Self, com Laufey
- One Heart, One Voice, com Mariah Carey e Ariana Grande
- I Love Us, com Tim McGraw
- Secret O’ Life, com James Taylor
- Fragile, com Sting
- Where Do I Go From You?, com Josh Groban
- Love Will Survive, com Seal
Mais Lidas
Fulô de Mandacaru grava audiovisual na Bahia e reúne grandes nomes do forró
Cultura
Ilê Axé Ejigbô realiza 19ª Alvorada dos Ojás nesta sexta em homenagem a Oxalá
Últimas Notícias
Flamengo x Pyramids: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Prefeitura realiza Sábado do Bolsa Família para ampliar atualização de condicionalidades de saúde em Salvador
Na capital baiana, cerca de 479 mil pessoas precisam atualizar as condicionalidades de saúde no segundo semestre de 2025
Fé e tradição marcam celebração de Santa Luzia, protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas
Festa no Comércio movimenta a Igreja do Pilar, neste sábado (13), com missas, procissão e momentos de oração dedicados à protetora da visão
Natal Salvador leva música, cortejo e feira natalina ao Centro Histórico neste fim de semana
Agenda inclui feiras, apresentações musicais, corais e exposições, distribuídas entre o Largo do Pelourinho, Praça Municipal e ruas do entorno
Fundação Cidade Mãe promove ação com serviços, lazer e atividades culturais para crianças e famílias em Pirajá neste sábado
Atividades têm início às 9h, com apresentação de um grupo de percussão e segue até às 11h30
Vila de Natal Sustentável da Limpurb transforma resíduos em decoração natalina na Pituba
Vila foi construída a partir da reutilização de resíduos como lonas, paletes, forros de PVC, garrafas PET e outros itens recicláveis
Hospitais universitários de Salvador realizam mais de 5.300 atendimentos no maior mutirão do SUS
Hupes e MCO participam do maior mutirão da história do SUS com consultas, exames e cirurgias neste sábado
Carlos Cruz une moda, arte e periferia durante lançamento da coleção ‘ÒKÙNKÙN – Olhos na Escuridão’
Ao Portal M!, empresário e modelo destaca que projeto Periferia do Futuro busca ampliar representatividade na moda
STF adia para 2026 julgamento do marco temporal e reacende disputa sobre terras indígenas
Decisão ficará para sessão exclusiva dos ministros em meio a novos avanços políticos e pressões nacionais
Lídice da Mata promove plenária estratégica em Salvador para fortalecer base eleitoral
Encontro reúne lideranças, militância e setores culturais da capital baiana para discutir cenário político e ações parlamentares
Jerônimo faz 23º pedido de empréstimo, soma R$ 26,7 bilhões solicitados e oposição alerta para impacto no orçamento
Segundo solicitação, valor de R$ 720 milhões busca ampliar investimentos na infraestrutura física das áreas de educação e saúde em municípios baianos