CGU aponta que 39% das obras com emendas parlamentares estão paradas ou sem início

Auditoria revelou que, das 256 obras financiadas por emendas parlamentares, 99 ainda não haviam sido iniciadas


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 12/11/2024 20:00 Política
CGU aponta que 39% das obras com emendas parlamentares estão paradas ou sem início - Divulgação

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que 39% das obras financiadas por emendas parlamentares não foram iniciadas. A auditoria, determinada pelo ministro Flávio Dino, abrangeu os 30 municípios que mais receberam emendas por habitante entre 2020 e 2023, além de analisar repasses para ONGs entre 2020 e 2024.

O relatório aponta que, a partir de 2023, as emendas de relator, que anteriormente faziam parte do “orçamento secreto” considerado inconstitucional pelo STF, passaram a ser substituídas por emendas de comissão, mantendo, assim, uma continuidade do modelo.

“De 2020 a 2022, os recursos destinados aos 30 municípios da amostra foram originados quase que integralmente de emendas do relator (RP 9); no ano de 2023, todos os recursos advieram apenas de emendas de comissão (RP 8), caracterizando um intercâmbio do tipo de emenda”, destaca o documento.

Em relação à transparência, a CGU identificou falhas significativas nos municípios analisados, revelando que a maioria não dispõe de ferramentas para assegurar a publicidade dos dados. “A identificação do autor (demandante) dos recursos oriundos de emenda não se constitui regra, visto o pedido ocorrer, comumente, por tratativas diretas entre a autoridade municipal e o parlamentar e, em alguns casos, instrumentalizados por meio de ofício”, aponta o relatório.

A auditoria revelou que, das 256 obras financiadas por emendas parlamentares, 99 ainda não haviam sido iniciadas (39%), 13 estavam paralisadas (5%), 75 estavam em execução (29%), e 69 haviam sido concluídas (27%).

Em obras de engenharia, a CGU observou que a falta de priorização dos projetos pelos municípios contribui para o alto índice de obras não iniciadas. Na educação básica, especificamente, dos 37 projetos analisados, 29 ainda não tinham sido iniciados.

No caso da aquisição de bens como equipamentos, móveis e veículos, a CGU realizou vistorias nos municípios e encontrou casos em que não foi possível localizar todos os itens comprados com os recursos, como em João Costa (PI) e Vitória das Missões (RS). A controladoria também constatou bens sem uso ou subutilizados em João Costa (PI).

Após receber o relatório, o ministro Flávio Dino manteve a suspensão das emendas destinadas a ONGs, devido a indícios de irregularidades apontados pela CGU. O ministro também convocou a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e outras partes, como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o partido PSOL, a se manifestarem sobre os dados apresentados em um prazo de 10 dias úteis.

A análise da CGU identificou que, entre as 10 ONGs que mais receberam emendas de 2020 a 2024, cinco não possuem capacidade técnica ou operacional para executar os projetos que prometeram desenvolver.

A CGU também encontrou indícios de sobrepreço, gastos desnecessários, aquisição de itens sem uso e despesas que não foram revertidas para os projetos analisados, classificando esses valores como “dano ao erário”.

Entre as limitações observadas nas ONGs investigadas, o relatório destacou problemas recorrentes, como falta de capacidade técnica e operacional, falhas nos mecanismos de governança, baixa transparência e planos de trabalho deficientes, o que dificulta o acompanhamento dos projetos e a fiscalização da aplicação dos recursos.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários -
Cidades 21/11/2024 às 20:20

ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários

Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos


MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia -
Cidades 21/11/2024 às 20:00

MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]


Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão -
Política 21/11/2024 às 19:49

Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão

Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias


Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’ -
Política 21/11/2024 às 19:20

Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’

Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos


Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’ -
Política 21/11/2024 às 18:57

Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’

Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento


Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia -
Cidades 21/11/2024 às 18:39

Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia

Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna


Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita -
Cultura 21/11/2024 às 18:30

Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita

Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação


Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida -
Cultura 21/11/2024 às 18:15

Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida

Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos


Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil -
Cidades 21/11/2024 às 18:12

Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil

Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso


Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’ -
Política 21/11/2024 às 17:30

Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’

Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos