Centenário do ex-governador da Bahia Lomanto Júnior será celebrado com série de homenagens
Se estivesse vivo, político teria completado 100 anos na sexta-feira (22)

Uma série de eventos foi programada para marcar o centenário de nascimento de Antonio Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia. Reconhecido por sua atuação política, Lomanto será homenageado em diversas cerimônias que destacam sua contribuição para o estado.
Em Jequié, cidade natal do político, uma sessão especial foi realizada na última terça-feira (21), na Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades e admiradores. O tributo marca o início de uma agenda de celebrações que seguirá na capital baiana e em outras cidades.
Em Salvador, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) sediará, no dia 28, às 15h, uma sessão especial dedicada ao centenário. No dia seguinte, data em que Lomanto completaria 100 anos, haverá três eventos: uma homenagem na União dos Prefeitos da Bahia (UPB), às 10h; uma celebração no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), às 16h; e uma missa em memória do ex-governador na Igreja de Santo Antônio da Barra, às 19h.
A programação será encerrada no dia 6 de dezembro com uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Juazeiro, reforçando o legado de Lomanto como uma figura de destaque na política baiana.

Carreira política
Formado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lomanto foi o vereador mais jovem de Jequié aos 22 anos e, posteriormente, prefeito da cidade, onde se destacou pelo seu trabalho em prol do municipalismo e da reforma constitucional.
Sua campanha para o governo da Bahia, em 1963, foi marcada pela utilização pioneira de propaganda sonora, sendo o icônico jingle “Lomanto, Esperança do Povo” um dos marcos de sua candidatura, que visava promover a inclusão do interior baiano no processo de desenvolvimento do estado.
O governo de Lomanto Junior foi marcado por transformações em infraestrutura e desenvolvimento social. Ele implementou obras como as estradas Rio-Bahia e Feira de Santana-Juazeiro, além da Ponte Ilhéus–Pontal, e fundou a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e o Instituto de Saúde do Estado da Bahia (Iseb).
Também idealizou o Centro Industrial de Aratu (CIA), que se tornou um importante marco para a economia e industrialização da Bahia. Além de suas ações em infraestrutura, Lomanto Junior deixou sua marca na saúde e cultura do estado. Durante seu governo, o Hospital Martagão Gesteira recebeu melhorias, e o Teatro Castro Alves foi reinaugurado em 1967, no mesmo ano da Primeira Bienal de Artes da Bahia.
Lomanto também criou o IAPSEB, que mais tarde se transformaria no Planserv, ampliando o acesso da população à saúde pública. Sua trajetória não se limitou ao governo estadual; ele também exerceu os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador da República.
Lomanto Junior faleceu em 23 de novembro de 2015. Seu neto, o deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil), expressou sua emoção pela celebração do centenário. “Sua passagem não foi apenas marcada por obras concretas, mas também por algo muito mais difícil de traduzir em palavras: seu carisma, sua fé inabalável em Deus, o respeito em todas as relações, e o amor à vida e à família”, afirmou.
Mais Lidas
Política
Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime
Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então