Porta voz da BYD nega denúncia de exploração trabalhista e diz que empresa ‘está cumprindo todas as normas legais’ do país
Governador e ex-ministro defendem transparência e respeito às leis em reunião com autoridades e imprensa
A denúncia sobre as condições de trabalho na planta da BYD em Camaçari, investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mobilizou o governo da Bahia e a direção da empresa nesta segunda-feira (02). Durante agenda no município, o governador Jerônimo Rodrigues e o ex-ministro das Cidades, porta voz da BYD e vice-presidente da empresa no Brasil, Alexandre Baldy, destacaram medidas de transparência e reafirmaram o compromisso com os trabalhadores.
Baldy assegurou que a empresa está cumprindo todas as normas legais e ressaltou a disposição em colaborar com a investigação. “A BYD primeiro respeita as leis brasileiras. Ela trabalha dentro de toda a legislação municipal, estadual e federal. […] Abrimos as portas, as quais puderam visitar as instalações e a todos os investimentos que estão sendo aqui promovidos e aos empregos que são gerados, de forma transparente”, disse.
Ele também enfatizou que qualquer prática desrespeitosa será tratada com seriedade. “Não há aqui qualquer desrespeito à dignidade humana, não se tolerará aqui qualquer desrespeito à relação entre pessoas”, declarou, complementando: “Nós já enviamos […] o pedido de cancelamento daqueles que aqui por ventura tiveram envolvimento numa troca de acusações ou troca de contatos pessoais que não condizem com atitude de relação entre pessoas”.
Baldy ainda destacou o compromisso da empresa com os brasileiros: “O compromisso da BYD é com o Brasil, é com os brasileiros e com respeito restrito à legislação brasileira […] para que o brasileiro, para que a brasileira, os baianos possam confiar que a BYD veio para o Brasil, para respeitar o Brasil, para investir no Brasil e criar oportunidade para os brasileiros de modo digno”.
Jerônimo Rodrigues defende união entre governo e BYD
Durante seu discurso, o governador Jerônimo Rodrigues reforçou o apoio ao projeto da BYD e a necessidade de apurar os fatos com responsabilidade. “Vocês se comprometeram que irão dar conta de a lei do igual que houve, de apurar o que houve. […] Eu confio muito, e confio muito na senhora, que todos os seus compromissos de fazer com que a BYD ocupa o mercado de automóveis em todo o mundo […] é um trabalho decente”, afirmou.
Jerônimo também ressaltou a parceria com diferentes esferas de governo para garantir o bem-estar dos trabalhadores: “Pode contar com o governo da Bahia, pode contar com o governo federal, pode contar com o município de Camaçari […] nós vamos juntos, tratar bem, zelar bem os operários”.
O governador ainda manifestou preocupação com possíveis motivações políticas por trás das denúncias: “Espero […] que isso não seja […] ação intencionada por competição política e industrial, como nós sofremos há pouco […] Espero que essas denúncias que nos últimos dias aconteceram possam ser denúncias que nos ajude a resolver os temas pendentes”.
Entenda a denúncia
O MPT abriu inquérito no dia 28 de novembro para investigar as condições de saúde e segurança na planta da BYD, após relatos de violência física contra trabalhadores. Segundo o procurador Bernardo Guimarães, a empresa foi notificada a apresentar contratos de trabalho, vistos de estrangeiros e planos de prevenção de acidentes.
Em resposta, a BYD informou que afastou os envolvidos nas agressões e acolheu as vítimas. A companhia também anunciou reforço na fiscalização para assegurar o cumprimento das normas e garantir a dignidade dos trabalhadores.
Com um investimento de R$ 5,5 bilhões e a promessa de 20 mil empregos, o projeto da BYD em Camaçari é visto como estratégico para a economia baiana, mas agora enfrenta o desafio de consolidar a confiança pública diante das denúncias.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Governo Jerônimo: entregas, críticas e desafios marcam o segundo ano
Lula libera R$ 6,7 bilhões para enfrentar desastres climáticos no Brasil
Últimas Notícias
Governo Jerônimo: entregas, críticas e desafios marcam o segundo ano
Natal dos famosos: celebridades compartilham palavras de amor, fé e união
Aeronave da Embraer cai no Casaquistão com 67 pessoas a bordo; 42 mortos confirmados
Entre as vítimas estão cidadãos do Azerbaijão, Casaquistão, Quirguistão e Rússia
Operação Overclean: vice-prefeito de Lauro de Freitas sai da cadeia com tornozeleira eletrônica
Suspeito de desviar verbas de emendas, Vidigal Cafezeiro teve liberdade provisória concedida com cumprimento de medidas cautelares
Primeiro mandato de Bruno Reis tem saldo de conquistas, com 59% de promessas cumpridas
Prefeito afirmou que a avaliação é 'extremamente positiva', mas reconheceu problemas em transporte e educação
Operação especial do ferry para Natal e Réveillon: tudo que você precisa saber
Ação segue até 6 de janeiro, e é esperado aumento de 5% no fluxo em relação ao mesmo período de 2023
Expediente bancário: saiba o que muda no fim do ano e planeje-se
PIX funciona normalmente no período
Floriano Teixeira: saiba mais sobre o autor da mostra que reinaugura Museu da Misericórdia
Equipamento foi totalmente renovado para preservar sua rica história e significado cultural
Projetos solidários ‘Adote um Leito’ e ‘Adote uma Turma’ atraem empresas
Parcerias mostram impacto social das ações da iniciativa privada
Mostra Brasileira de Foguetes destaca produção de estudantes baianos
Alunos do Colégio Estadual Professor Diomar Silva Brito, em Mirante, no Sudoeste da Bahia , alcançaram reconhecimento nacional
Clima no verão 2025: quente, chuvoso e com menos ondas de calor
Embora as temperaturas permaneçam acima da média histórica, o cenário será menos severo que o do ano passado
Décimo terceiro salário: o que você precisa saber sobre o direito trabalhista
Confira o que fazer, caso não tenha recebido o pagamento integral