Quatro dias após liberdade condicional, Daniel Silveira é preso pela Polícia Federal

Ex-deputado voltou ao regime fechado por desrespeitar medidas judiciais


Vixe d-flex me-2
Redação 24/12/2024 09:00 Política
Quatro dias após liberdade condicional, Daniel Silveira é preso pela Polícia Federal - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Após receber liberdade condicional na sexta-feira (20), o ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (24) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão está sob sigilo, mas segundo informações da CNN Brasil, ele voltou ao regime fechado após desrespeitar as medidas judiciais. Agora, o ex-deputado deve ser transferido para o presídio Bangu 8, no Rio de Janeiro.

Condenação de Daniel Silveira

Daniel Silveira foi condenado em abril de 2022 a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo. Desde outubro, ele cumpria pena em regime semiaberto.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes observou que Silveira cumpriu um terço da pena, requisito objetivo para a concessão do livramento condicional para condenados por crimes comuns e frisou que foi comprovado o bom comportamento carcerário durante a execução da pena, sem cometimento de qualquer falta disciplinar, além da aptidão para prover a própria subsistência mediante trabalho honesto, aliado ao bom desempenho nas atividades laborais que lhe foram atribuídas durante a execução da pena.

O ministro, no entanto, ressaltou que foi necessária a imposição de condicionantes à soltura em razão de a condenação ter se dado por crimes “gravíssimos” contra o Estado Democrático de Direito e as instituições republicanas. Além disso, continuou Moraes, Silveira atentou contra a administração da Justiça e descumpriu reiteradamente medidas cautelares diversas da prisão durante toda a instrução processual penal.

Após 1 ano e 7 meses em regime fechado, Daniel Silveira foi beneficiado com a progressão de regime e transferido de um presídio para a Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé, na Baixada Fluminense, por cumprir os requisitos legais.

Na ocasião, além do uso de tornozeleira eletrônica, Moraes determinou que o bolsonarista estaria proibido de deixar o país, acessar as redes sociais, conceder entrevistas, frequentar clubes de tiro, boates ou casas de jogos, participar de cerimônias de forças de segurança e manter contato com investigados.

Daniel Silveira ganha direito a liberdade condicional

Na sexta-feira (20), Moraes concedeu liberdade condicional ao ex-deputado federal Daniel Silveira e impôs medidas que ele deveria cumprir, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar as redes sociais. Na ocasião, a defesa de Silveira havia anunciado que iria recorrer da decisão que impôs medidas cautelares.

Silveira chegou a ser preso em flagrante em fevereiro de 2021, no âmbito do inquérito sobre atos antidemocráticos, quando publicou um vídeo com críticas a ministros do STF e elogios ao Ato Institucional nº 5, publicado pela ditadura militar.

Em novembro do mesmo ano, ele foi solto após a troca da prisão por medidas cautelares. No ano seguinte, no entanto, foi condenado pelo STF no mesmo inquérito e voltou a ser preso em fevereiro de 2023.

Veja as medidas cautelares impostas a Daniel Silveira

  • Monitoramento por tornozeleira eletrônica;
  • Recolhimento domiciliar noturno e nos finais de semana;
  • Apresentação semanal no fórum;
  • Comprovação de trabalho;
  • Proibição de usar redes sociais;
  • Proibição de contato com investigados no inquérito do golpe;
  • Proibição de porte de arma de fogo e de frequentar clubes de tiro;
  • Proibição de conceder entrevistas sem autorização judicial.

Daniel Silveira sofre problema renal

No sábado (21), Daniel Silveira foi levado ao hospital devido a uma crise renal, um dia após deixar a prisão. O ex-deputado federal saiu da Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, localizada em Magé, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (20) e, no dia seguinte, apresentou dores intensas na região lombar e foi submetido a exames, recebendo alta logo em seguida.

A condição de saúde de Silveira já havia sido informada ao Supremo Tribunal Federal (STF) previamente. Em agosto, sua defesa entregou laudos médicos que apontavam uma “alteração da função renal”. Os documentos já alertavam para a necessidade de acompanhamento médico, destacando o risco associado ao quadro clínico do ex-parlamentar.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Brasil recebe mais de 194 mil migrantes em 2024; venezuelanos lideram entradas -
Cidades 08/02/2025 às 21:36

Brasil recebe mais de 194 mil migrantes em 2024; venezuelanos lideram entradas

Segundo boletim, até 2023, quase 5 milhões de brasileiros residiam em outros países, com destaque para América do Norte e Europa


STF cobra explicações do Governo Lula sobre avanço da malária na terra Yanomami -
Saúde 08/02/2025 às 20:45

STF cobra explicações do Governo Lula sobre avanço da malária na terra Yanomami

Supremo determina prazo de 10 dias para Ministério da Saúde justificar aumento de casos entre 2023 e 2024


A dor das crianças nas separações: o egoísmo dos pais -
Artigos 08/02/2025 às 19:54

A dor das crianças nas separações: o egoísmo dos pais

Nas separações, as crianças são esquecidas enquanto os pais brigam. Quem cuida do impacto emocional que elas silenciam?


Hamas libera três reféns israelenses em troca de 183 prisioneiros palestinos -
Internacional 08/02/2025 às 19:03

Hamas libera três reféns israelenses em troca de 183 prisioneiros palestinos

Esta é quinta rodada de troca de prisioneiros desde início do cessar-fogo na Faixa de Gaza


Mateus vence prova do anjo e garante primeira  imunidade da prova no BBB 25 -
BBB 25 08/02/2025 às 18:12

Mateus vence prova do anjo e garante primeira imunidade da prova no BBB 25

Eva venceu, mas foi desclassificada, ao lado da baiana Aline, por infringir regra; bailarina foi escolhida para castigo do monstro


PT Bahia realiza 2º encontro territorial no médio Rio de Contas -
Política 08/02/2025 às 17:43

PT Bahia realiza 2º encontro territorial no médio Rio de Contas

Objetivo é fortalecer base petista e impulsionar reeleição de Jerônimo e Lula nas eleições de 2026


ACM Neto reforça apoio à ‘dobradinha’ Sanches e Ditinho para 2026 -
Política 08/02/2025 às 17:21

ACM Neto reforça apoio à ‘dobradinha’ Sanches e Ditinho para 2026

Vice-presidente nacional do União Brasil destaca compromisso com Recôncavo e projeta crescimento regional


Motorista embriagada colide carro em cerca do Palácio do Jaburu, residência de Geraldo Alckmin -
Cidades 08/02/2025 às 16:30

Motorista embriagada colide carro em cerca do Palácio do Jaburu, residência de Geraldo Alckmin

Essa não é a primeira vez que acontece um acidente de trânsito no local; em 2022, um Porshe em alta velocidade levou à morte de duas pessoas


Semob e CCR Metrô organizam esquema especial para show de Caetano e Bethânia em Salvador -
Cidades 08/02/2025 às 15:39

Semob e CCR Metrô organizam esquema especial para show de Caetano e Bethânia em Salvador

Horário ampliado nas estações, ônibus extras e vias interditadas para facilitar acesso à Arena Fonte Nova, no Dique


Lula prepara reforma ministerial em fases: primeiras mudanças antes do Carnaval -
Política 08/02/2025 às 14:48

Lula prepara reforma ministerial em fases: primeiras mudanças antes do Carnaval

Palácio do Planalto será foco inicial das alterações, com ajustes em pastas-chave e redistribuição de cargos entre aliados