Bruno Reis vê desgaste de Jerônimo e diz que Lula chega mais fraco a 2026: ‘Há frustração nas ruas’
Para prefeito, pesquisas indicam ‘cansaço após 20 anos de governo’, enquanto disputa entre Executivo e Congresso favorecem oposição
Portal M!
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), avaliou, nesta sexta-feira (28), que os resultados da pesquisa Real Time Big Data confirmam um cenário de desgaste político do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e apontam um ambiente favorável à oposição na disputa pelo Governo da Bahia em 2026. Segundo ele, os números demonstram tanto o “desejo de mudança” no Estado quanto a percepção de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não chega ao próximo ano eleitoral com a mesma força de 2022.
A fala ocorre um dia após o levantamento mostrar o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), liderando a corrida estadual com 44% das intenções de voto, seguido por Jerônimo com 35%. Em outros cenários testados, Bruno aparece tecnicamente empatado com o governador, o que ele interpreta como sinal de insatisfação acumulada ao longo de duas décadas de gestão petista na Bahia.
“Eu recebo com muita alegria os números, primeiro que mostra que o nosso pré-candidato ao governo está cada vez mais consolidado, com uma vantagem significativa. Mas acho que o mais importante da pesquisa é o desejo de mudança. As pessoas hoje demonstram o desejo de mudar, depois de 20 anos é hora de mudar a Bahia”, afirmou o prefeito ao Portal M!.
Prefeito diz que rejeição de Jerônimo supera aprovação
Bruno classificou como “preocupante” o índice de rejeição atribuído ao governador pelo levantamento, que apontou que Jerônimo é o nome mais descartado entre os principais pré-candidatos, lembrado por 48% dos eleitores. Neto aparece com 43% empatado com o ex-deputado federal José Carlos Aleluia (sem partido).
Ao comentar o contraste com a própria aprovação quando concorreu à reeleição em Salvador, Reis afirmou que o resultado reforça o desgaste do chefe do Executivo estadual.
“Infelizmente, porque eu não falo isso com felicidade, a pesquisa mostra um governador que tem uma rejeição maior do que a aceitação. Eu quero lembrar meus números a vocês: eu tinha quase 80% de aprovação, 78% que se confirmou nas urnas. Contra 18 que não aprovavam. É óbvio que pesquisas refletem o momento, mas estar empatado com o governador é a confirmação de que o povo quer mudar”, disse.
Bruno foi ainda mais categórico ao prever que o Estado terá nova gestão em 2027. “Uma certeza a gente pode ter dessa pesquisa: vai ser um outro governador, não esse que está aí.”
Críticas a Lula: ‘presidente não chega com a mesma força’
O prefeito também analisou o impacto da conjuntura nacional na eleição baiana. Segundo ele, a tendência é que o presidente Lula chegue ao ano eleitoral com menor capital político do que apresentado em 2022.
“A gente não sabe como vai estar o cenário na eleição de 2026, porque a pesquisa reflete o momento. Mas com certeza o atual presidente não vai chegar com os índices de aceitação que tinha 4 anos atrás. A gente percebe uma decepção, uma frustração das pessoas”, avaliou.
Além da segurança pública, Bruno reforçou que o tema econômico está no centro da insatisfação e citou o aumento de preços como fator que atinge diretamente o cotidiano das famílias. “Infelizmente, R$ 1,5 mil é o salário mínimo. Não está sendo suficiente para as pessoas sobreviverem. A pessoa vai no mercado e não consegue comprar mais as mesmas coisas que comprava antes. Se criou uma expectativa de que as pessoas iam comprar cerveja, picanha, e hoje estão podendo comprar mal o café, o ovo e a laranja. Esse é o problema real”, afirmou.
Disputa entre Executivo e Congresso também pesa
O prefeito citou ainda a instabilidade política em Brasília, marcada por conflitos entre o governo federal e o Congresso Nacional, como outro elemento que fragiliza o Planalto diante da opinião pública. “O Congresso Nacional é uma briga instalada. Câmara e Senado com o Executivo, projetos aprovados, vetos sendo derrubados. Uma total desarmonia entre os poderes. E, infelizmente, quem paga essa conta é o povo brasileiro”.
Para Bruno, a dificuldade de entrega de programas e ações decorrente desse ambiente institucional impacta diretamente a popularidade do presidente. “Enquanto o governo está preso na pauta do Congresso, sem conseguir avançar, o país vai patinando.”
Oposição vê ambiente favorável
Ao analisar o conjunto da crise econômica, disputas políticas e insatisfação do eleitorado, Bruno afirmou que esse cenário favorece os opositores do PT tanto no plano nacional quanto no estadual. Segundo o prefeito, a combinação desses fatores explica o desempenho de ACM Neto na pesquisa e o crescimento da oposição na Bahia.
“Isso traz, sem sombra de dúvidas, consequências políticas para quem está governando. Favorece o campo da oposição, que quer um Brasil diferente, com tranquilidade, com harmonia, com segurança e paz. O povo quer mudar. É isso que a pesquisa mostra”, declarou.
Rayllanna Lima
Rayllanna Lima é jornalista e especialista em Marketing e Growth, movida pelo desejo de transformar dados em narrativas que informam, conectam e inspiram. Autora do livro Renascer, reúne experiências em veículos de comunicação, agências e empresas dos setores de energia e pesquisa de mercado, com foco em integrar pessoas, marcas e propósito.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício