Bolsonarista é escolhido como relator da PEC que proíbe militares da ativa na política
Proposta semelhante também tramita no Senado, de autoria do baiano petista Jaques Wagner
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Caroline de Toni (PL-SC), definiu que o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) será o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que veda a participação de militares na política. O texto é de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), e estabelece a necessidade de abandonar a carreira militar antes de assumir cargos de administração pública.
Segundo Perpétua, a proposta é uma resposta à crescente presença de militares no governo desde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Busca-se resguardar as Forças Armadas (FFAA) dos conflitos normais e inerentes à política, e fortalecer o caráter da Marinha, do Exército e da Aeronáutica como Instituições permanentes do Estado e não de governos”, justificou.
Bilynskyj assume a posição buscando negociar mudanças no texto original da PEC, pouco mais de uma semana depois da Polícia Federal (PF) indiciar 37 pessoas por tramarem um golpe de Estado, dentre os quais estão 25 militares da ativa e da reserva, além do correligionário e ex-presidente Bolsonaro, com quem tem proximidade. “No relatório de 800 páginas da PF não existe prova da participação do presidente Bolsonaro em nenhum fato”, destacou o deputado e agora relator da PEC, ao defender Bolsonaro da investigação da PF.
Também tramita no Senado, outra PEC, de autoria do senador baiano Jaques Wagner (PT), que proíbe militares na ativa de se candidatarem em eleições. Segundo o texto, eles devessem passar para a reserva não remunerada, sem possibilidade de retorno à função, caso queiram entrar na disputa. O projeto do petista já foi aprovado na CCJ da Casa e agora aguarda votação no plenário.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva