Plano contra gripe aviária é colocado em prática com vistoria e descarte
Autoridades monitoram propriedades rurais no Rio Grande do Sul e Tocantins para controlar avanço da doença

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, neste último domingo (18), que todas as medidas previstas no Plano de Contingência contra a gripe aviária estão sendo executadas com eficiência, após a confirmação do primeiro caso da doença em uma granja comercial brasileira. A unidade está localizada no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
“Na área com raio de 10 km onde se declarou a emergência (Montenegro, no Rio Grande do Sul), as vistorias de propriedades estão em curso e em ritmo acelerado. A área perifocal (raio de 3 km) já teve 29 das 30 propriedades rurais vistoriadas, com previsão de atingir 100% até o final do dia. Na área de vigilância (7 km a partir do raio de 3 km), já foram vistoriadas 238 das 510 propriedades”, destacou um trecho da nota divulgada pelo Ministério.
Amostras coletadas
O ministério ressaltou que as investigações estão sendo realizadas sob a classificação de suspeita, ou seja, “recebe toda a atenção e tratamento da Defesa Agropecuária, mas não possui impacto no comércio internacional nem na segurança dos alimentos inspecionados”, destacou o Mapa. As amostras coletadas estão a caminho do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, em Campinas, onde serão processadas nesta segunda-feira (19), com previsão de resultado preliminar até o fim do dia.
Descarte total de aves e ovos na granja foco já foi concluído
O governo federal confirmou que todas as aves e ovos da granja afetada foram descartados. O local está passando por um processo completo de limpeza e desinfecção. Também foi iniciado o rastreamento e a destruição de todos os ovos oriundos da unidade, etapa necessária antes da higienização dos três incubatórios que operam no local.
O Ministério da Agricultura ainda conduz outra investigação no município de Aguiarnópolis, no Tocantins, onde análises preliminares detectaram a presença do vírus Influenza A. Contudo, os indícios apontam baixa probabilidade de se tratar de uma variante altamente patogênica. Medidas de controle de trânsito foram adotadas e o local permanece sob vigilância.
De acordo com o Ministério, o aumento nas investigações é esperado diante da sensibilização do sistema sanitário após a confirmação de uma emergência. A pasta reiterou que o país mantém uma estrutura “robusta” de defesa agropecuária, que atua com eficiência e transparência na apuração de todos os casos suspeitos.
Países anunciam embargos
Diante da confirmação do foco comercial de gripe aviária, a China suspendeu, por 60 dias, a importação de carne de frango do Brasil. O anúncio foi feito, na sexta-feira (16), pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e está previsto no acordo sanitário firmado entre os dois países. Segundo o protocolo bilateral, qualquer confirmação de influenza aviária altamente patogênica (H5N1) em granjas comerciais exige a suspensão temporária da exportação para o país asiático.
“O protocolo com a China restringe a exportação de frango de todo o país em caso de gripe aviária. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira”, declarou Fávaro.
Além da China, também anunciaram embargos às importações de frango brasileiro países da União Europeia, Argentina, Chile, Uruguai, México, Arábia Saudita, África do Sul, Canadá e Coreia do Sul. Já o Japão, os Emirados Árabes e as Filipinas suspenderam a importação apenas do Rio Grande do Sul, continuando a importar carne de frango de outros estados brasileiros.
Gripe aviária no país
Este foi o primeiro caso da doença registrado em uma granja comercial do país. Até então, o Brasil só havia registrado casos de gripe aviária em aves silvestres, desde maio de 2023, o que não afetava diretamente a cadeia de produção.
O caso em Montenegro é o primeiro em ambiente de produção comercial, o que motivou a decretação de emergência zoossanitária pelo governo federal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, e o caso já foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), conforme as exigências internacionais de notificação.
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Saúde
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Últimas Notícias

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas
Times se enfrentam neste sábado nos Estados Unidos após campanhas instáveis na fase de grupos; Flamengo e Fluminense também disputam classificação

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula