Após denúncias da oposição, Governo do Estado anuncia grupo de trabalho para discutir invasões no Extremo-sul
Primeira reunião está marcada para segunda-feira (24), às 15h, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), no Centro Administrativo da Bahia (CAB)

Após denúncias de produtores rurais e cobranças de deputados e agentes públicos, o Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (19), a criação de um grupo de trabalho para tratar dos conflitos agrários no Extremo Sul da Bahia.
O anúncio foi feito pelos secretários de relações institucionais, Adolpho Loyola, e da segurança pública, Marcelo Werner, que desembarcaram em Teixeira de Freitas para acompanhar os problemas sobre invasão de terras na região. A iniciativa também discutiu a implementação de uma operação similar à Operação Safra, já realizada na região Oeste há mais de 10 anos.
O grupo contará com representantes do governo estadual, da Federação da Agricultura da Bahia (FAEB) e dos povos originários. A primeira reunião está marcada para segunda-feira (24), às 15h, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
“Com o compromisso do governador Jerônimo, que determinou a nossa vinda para Teixeira de Freitas, vamos construir esse grupo, com a participação das partes envolvidas para, a várias mãos, estabelecer esse diálogo, gerando assim mais segurança para a região. E o papel da Serin é esse, a interlocução com os movimentos sociais, as representações de classe e os outros entes do governo“, afirmou Loyola.
Estratégia de ação das forças de segurança
O titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) explicou como vai funcionar o trabalho das forças de segurança.
“Além do aumento do nosso efetivo da Polícia Militar na região, vamos destacar nossas equipes da Polícia Civil, da Coordenação de Conflitos Agrários, para a mediação da situação, e também faremos com rigor a investigação de crimes que possam ter sido cometidos. Então, trabalharemos na mediação, na repressão qualificada e na investigação, de forma integrada, garantindo assim mais segurança para todos“, detalhou Werner.
Oposição aponta escalada de invasões de terra
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente do PSDB no estado, deputado Tiago Correia, acionou o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para solicitar uma resposta urgente das forças de segurança e do sistema de Justiça contra o avanço das invasões de terras no Extremo-sul do Estado.
Segundo produtores rurais, 81 propriedades já foram ocupadas. “A anormalidade da situação é evidente e impõe a rápida atuação das forças de segurança e demais órgãos do sistema de Justiça, no momento em que diversas propriedades agrícolas estão sendo monitoradas e invadidas, inclusive propriedades fruto de assentamentos agrários”, afirmou Correia.
O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) também pediu, na última semana, uma resposta urgente do governo estadual para mediar a situação de invasões de terra que têm gerado violência, medo e incerteza entre os proprietários rurais da região. Relatos de moradores das áreas afetadas revelam um clima de tensão crescente, especialmente entre aqueles que dependem da terra para garantir a subsistência de suas famílias.
Segundo Câmara, produtores rurais estão sendo ameaçados, e suas propriedades invadidas, o que tem gerado um cenário de insegurança. O parlamentar enfatizou a necessidade urgente de intervenção do governo estadual para restaurar a ordem e assegurar o direito à propriedade, garantido pela Constituição Federal.
“Estamos diante de um cenário preocupante, em que produtores rurais estão sendo ameaçados, propriedades invadidas e a insegurança só cresce. É fundamental que o governo estadual atue imediatamente para garantir a ordem e a preservação do direito à propriedade”, afirmou Paulo Câmara em sua manifestação.
Mais Lidas
Política
Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime
Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então