Após pressão e críticas, governo baiano desembarca no Extremo-sul para tratar conflitos fundiários
Agenda inclui reuniões com produtores rurais, indígenas e empresários, na tentativa de encontrar soluções para tensão crescente
Amanda Ercília/GOVBA
Diante da escalada de conflitos por terras no Extremo-sul da Bahia, os secretários estaduais Adolpho Loyola (Relações Institucionais) e Marcelo Werner (Segurança Pública) desembarcaram, nesta quarta-feira (19), na região para acompanhar a situação de perto. A agenda inclui reuniões com produtores rurais, indígenas e empresários, na tentativa de encontrar soluções para a tensão crescente.
O anúncio acontece um dia após o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente estadual do PSDB, deputado Tiago Correia, acionar os ministérios públicos Federal (MPF), e da Bahia (MP-BA), para solicitar uma resposta urgente das forças de segurança e do sistema de Justiça contra o avanço das invasões de terras no Extremo-sul do Estado. A crise fundiária já vinha sendo denunciada pela bancada de Oposição há uma semana diante de relatos de indígenas e produtores rurais.
Invasões
A visita ocorre em um momento delicado, com relatos de invasões, violência e disputas territoriais envolvendo indígenas e produtores rurais. Segundo Adolpho Loyola, a articulação entre a Serin e a SSP busca garantir mais segurança para a população.
“Viemos com a missão de dialogar sobre a paz no campo, que é uma orientação direta do governador Jerônimo Rodrigues”, afirmou o secretário de Relações Institucionais.
Para Marcelo Werner, o diálogo será importante na mediação para evitar o agravamento dos conflitos. “Nosso objetivo é fortalecer o diálogo, pois a segurança pública deve atuar na promoção do respeito e da paz social”, disse o secretário.
Conflitos agrários aumentam tensão na região
Nos últimos dias, episódios de violência envolvendo indígenas, produtores rurais e trabalhadores têm gerado apreensão no Extremo-Sul baiano. A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) denunciou casos de invasões armadas, disparos de arma de fogo, incêndios e até mesmo a morte de uma pessoa.
Um dos focos de tensão está na cidade de Prado, onde indígenas ocuparam a entrada do Parque Nacional do Descobrimento. O grupo bloqueou, na segunda-feira (17), o acesso ao local e exige a homologação da Terra Indígena Comexatibá, alvo de disputa judicial há anos. Em resposta, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) suspendeu as atividades no parque por questões de segurança.
Os indígenas, que se identificam como membros da juventude do Território Indígena Pataxó de Comexatibá, alegam que a ocupação foi feita em diálogo com servidores do ICMBio. A entidade informou que segue negociando com o grupo para tentar um desfecho pacífico.
Denúncias e críticas da oposição
A crise fundiária tem sido alvo de críticas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), especialmente por parlamentares da oposição. O deputado Tiago Correia (PSDB), líder do bloco oposicionista, denunciou a situação e afirmou que produtores da região de Itamaraju têm sido vítimas de grupos armados que utilizam indígenas para invadir fazendas, roubar safras e revender equipamentos agrícolas.
“A produção de café está em um período crítico, com o preço do saco chegando a R$ 2 mil no mercado. Isso tem atraído ações criminosas organizadas, e o governo precisa agir com urgência para garantir a segurança no campo”, declarou Correia.
O deputado Alan Sanches (União Brasil) também se manifestou, chamando a falta de reação do governo estadual de “absurda”. Para ele, as invasões de terras são um problema recorrente que se agravou nos últimos anos.
“Estamos assistindo a uma verdadeira barbárie. Criminosos estão promovendo um verdadeiro terror contra o setor produtivo sem qualquer resposta enérgica do governo baiano”, criticou.
Um grupo de produtores rurais organizou, na segunda-feira (17), um protesto pacífico na BR-101, na altura de Itamaraju, pedindo intervenção do Estado para conter a violência e garantir a posse de suas terras.
O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, publicou, nesta última terça-feira (18), um vídeo nas redes sociais cobrando providências do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Criminosos estão aterrorizando produtores e expulsando famílias de suas terras. O governo precisa agir e não pode fechar os olhos para esse pesadelo que tem se instalado no campo”, bradou o ex-prefeito de Salvador.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Justiça condena Conselho do Yacht Clube por perseguição política contra ex-comodoro Marcelo Sacramento
Yacht Clube da Bahia terá que pagar indenização de R$ 285 mil, corrigidos desde 2019
Carlos Muniz propõe projeto para garantir segurança de corredores de rua em Salvador
Projeto tem o objetivo de reduzir acidentes e ampliar segurança viária dos praticantes
Raila Teixeira destaca protocolos inovadores de emagrecimento durante inauguração da Rio Concept em Salvador
Especialista explica como o cuidado com vitaminas, hormônios e nutrição celular transforma o processo de emagrecimento
Fux estreia na Segunda Turma do STF após deixar colegiado que julga trama golpista
Ministro afirmou que eventuais divergências de entendimento serão encaradas com naturalidade e respeito
COP30: Bruno Reis assina pacto pela descarbonização e destaca liderança de Salvador em sustentabilidade
Pacto estabelece que a valorização energética dos resíduos sólidos urbanos é uma das principais estratégias para reduzir as emissões de carbono
Téo Senna propõe projeto para transformar imóveis ociosos em moradias adaptadas para idosos em Salvador
Segundo o parlamentar, objetivo é garantir dignidade, segurança e inclusão a esse público
Trio titular do Bahia pode voltar a atuar junto após três meses na reta final do Brasileirão
Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro voltam a treinar e aumentam expectativa por reforço no meio-campo diante do Fortaleza
MAM recebe estreia do espetáculo ‘Rainha Vashti’, inspirado na obra da poetisa Myriam Fraga
Espetáculo do Grupo A Roda adapta poema de Myriam Fraga e inaugura temporada em Salvador, unindo literatura, música e arte visual
Silvânia Aquino anuncia saída da banda Calcinha Preta após 23 anos: ‘No meu coração só tem amor’
Comunicado foi divulgado poucos dias após rumores sobre desentendimentos internos entre os integrantes ganharem repercussão
Baile da Santinha 2026: Léo Santana anuncia atrações e abre vendas para edição de verão em Salvador
Evento está marcado para dia 9 de janeiro no Wet Eventos com shows de Ludmilla, Thiaguinho e Natanzinho Lima