ACM Neto reage e lança ofensiva no interior da Bahia após avanço de Jerônimo com prefeitos

Ex-prefeito de Salvador anuncia retomada de viagens a municípios baianos para liderar o que chama de ‘sentimento de mudança’ no Estado


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 08/04/2025 14:11 • Política
ACM Neto reage e lança ofensiva no interior da Bahia após avanço de Jerônimo com prefeitos - Divulgação/UB-BA
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou, nesta terça-feira (8), que dará início a uma nova fase de articulação política pelo interior da Bahia, com o objetivo de fortalecer o partido e liderar o que chama de “sentimento de mudança” no Estado que é governado há 19 anos pelo PT. O anúncio foi feito em entrevista à rádio Princesa FM, de Feira de Santana, e marca o início de uma agenda de viagens que deve se intensificar até o fim de maio, começando pela região de Ilhéus, no Sul do Estado.

A decisão do ex-prefeito de Salvador ocorre em um momento estratégico, após o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ampliar o diálogo com prefeitos de diferentes regiões da Bahia, inclusive os eleitos e reeleitos por partidos da oposição no ano passado. Nas últimas semanas, o petista intensificou encontros com gestores municipais em eventos e agendas institucionais, ampliando sua base de apoio e estreitando relações com prefeitos do interior que tradicionalmente integravam campos adversários. O movimento foi interpretado por aliados de Neto como um avanço tático do grupo governista, o que acelerou a reorganização da oposição.

Neto afirma que este ano será de “articulação política

Em resposta a esse cenário, ACM Neto declarou que o União Brasil buscará ocupar o espaço político com mais presença no território e proximidade com a população. Segundo ele, “o ano de 2025 vai ser um ano de articulação política, de conversa com os partidos, com as lideranças e prospecção e identificação de potenciais candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados”.

“Mas também um ano principalmente de muito diálogo direto com a população e um contato permanente com o cidadão baiano, levando essa mensagem de esperança para o futuro”.

O ex-prefeito ressaltou que o partido já vinha se preparando para esse ciclo desde o ano passado, quando começou a montar suas estratégias com foco nas eleições municipais. Segundo ele, o União Brasil conseguiu se destacar em 2024, ampliando seu número de prefeituras e fortalecendo sua base no Estado.

“Nós começamos esse treino para disputar o campeonato. Essa pré-temporada foi iniciada ainda no ano passado, quando o União Brasil procurou dar o máximo possível de apoio e suporte aos seus candidatos a prefeito em todo o Estado da Bahia”, comentou.

Resultado do União Brasil nas eleições 2024

ACM Neto também reforçou que, apesar do domínio histórico do PT na política baiana, o União Brasil agora governa o maior número de habitantes no Estado, superando os petistas. “O nosso partido saiu do último pleito como o que mais governa baianos em termos de população. Temos uma vantagem bem larga sobre o PT nesse aspecto”.

“Eu sinto que, no coração dos baianos, o desejo é de mudança”, ressaltou o vice-presidente nacional do partido.

O ex-prefeito pontuou ainda que a nova fase de andanças tem como objetivo consolidar o União Brasil como protagonista na disputa estadual de 2026. A agenda de viagens deverá incluir encontros com lideranças políticas locais, visitas a obras e comunidades, reuniões com a militância e participação em eventos institucionais. A proposta é se reaproximar de bases eleitorais em regiões onde o grupo perdeu influência nas últimas eleições, além de fortalecer alianças com partidos como o PP, o Republicanos e o PL, que também integram o campo da oposição ao governo estadual.

Com as movimentações de Jerônimo Rodrigues nos bastidores e sua crescente articulação com prefeitos – inclusive de partidos adversários -, ACM Neto passa a intensificar a presença territorial para não perder protagonismo político. A disputa por apoio no interior deve ser um dos eixos centrais do debate político na Bahia nos próximos anos.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro -
Cidades 02/02/2026 às 15:27

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro

Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade


Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026 -
Política 02/02/2026 às 14:42

Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026

Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador


Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’ -
Política 02/02/2026 às 14:11

Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’

Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital


STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis -
Política 02/02/2026 às 13:40

STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis

Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional


Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes -
Política 02/02/2026 às 13:09

Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes

Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar


Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’ -
Política 02/02/2026 às 12:38

Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’

Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar


MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026 -
Política 02/02/2026 às 12:07

MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026

Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral


Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD -
Política 02/02/2026 às 11:36

Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD

Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base


Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste -
Internacional 02/02/2026 às 11:05

Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste

Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes


Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica -
Cultura 02/02/2026 às 10:34

Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica

Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional


Vixe