IPCA-15 de Salvador e RMS registra alta, mas continua abaixo da média nacional
Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira, índice chegou a 0,38% em novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (26), que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de Salvador e Região Metropolitana ficou em 0,38% em novembro, tendo acelerado em relação ao resultado de outubro, que ficou em 0,28%. Entretanto, os números se mantiveram abaixo da média nacional de 0,62%. O Estado ficou penúltima posição entre os 11 locais pesquisados.
Dos produtos e serviços que formam o IPCA-15, sete itens apresentaram crescimento na inflação, sendo os principais alimentação e bebidas, que teve um aumento de 0,94%, e despesas pessoais, com 0,95%. Dentre os alimentos, a carne teve um aumento de 8,46%, seguindo como a principal pressão inflacionária.
Dos dez produtos que mais aumentaram na RMS, nove são consumidos em casa, dos quais sete são cortes de carne. O óleo de soja e o tomate completam a lista dos alimentos que puxaram o custo de vida para cima, registrando 11,76% e 8,18% respectivamente.
Já na queda na média de preços, o transporte foi o que mais contribuiu para segurar a prévia da inflação de novembro, com uma redução de 0,17% na RMS, influenciado muito pela redução da gasolina (-3,40%) e do etanol (-8,90%). Também houve reduções no setor de educação, que registrou -0,10%.
Com o resultado da IPCA-15 deste mês, a RMS acumula uma alta de 3,99% entre janeiro e novembro de 2024, mas continuou abaixo do índice nacional, que registrou 4,35% no mesmo período, sendo ainda o 3º menor entre os 11 locais, perdendo apenas para Porto Alegre (3,41%) e de Brasília (3,90%). Já no acumulado dos 12 meses, a RMS ficou em 4,46%, registrando o quarto menor índice acumulado, também ficando a baixo da média nacional que registrou 4,77%.
Mais Lidas
Negócios
Últimas Notícias

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar

Brasil registra estagnação nas matrículas da educação infantil entre 2023 e 2024, aponta Inep
Em 2023, foram registradas 9,461 milhões de matrículas na creche e pré-escola. Já neste ano, número teve aumento de apenas 30 mil alunos

Em Jequié, Jerônimo reforça laços com Zé Cocá e lança série de ações para o município
Cronograma envolve entregas de equipamentos públicos, vistorias em obras, reuniões com lideranças locais e anúncios de novos investimentos

Governo da Bahia abre 100 vagas para estágio em programas de pós-graduação
Iniciativa busca proporcionar vivência prática e formação complementar para quem está matriculado em cursos 'lato' ou 'stricto sensu'

Alta inesperada: comércio atinge maior nível desde 2000 e mostra força da recuperação
Segundo IBGE, avanço de 0,5% no mês consolida retomada do setor e coloca varejo 9,1% acima do nível pré-pandemia

Após multa de Moraes, defesa de Filipe Martins fala em perseguição e ameaça buscar ação internacional
Penalidade foi aplicada após ex-assessor de Bolsonaro descumprir medida cautelar

Marco temporal em xeque: Gilmar Mendes reacende debate com indígenas em meio a impasse histórico
Ministro do STF garante continuidade das demarcações e busca consenso institucional após divergências sobre direitos indígenas

Ator de ‘Malhação’ traz para Salvador novo curta que mistura afeto e sobrenatural
João Pedro Oliveira participa da sessão do curta 'E seu corpo é belo' no Cinema Glauber Rocha, às 15h45, nesta quarta-feira (9)

AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Declarações foram feitas pelo parlamentar durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados