Pix fora do ar afeta usuários, mas BC diz que instabilidade já foi resolvida
Clientes de várias instituições financeiras relataram problemas generalizados, com os serviços interrompidos ou apresentando lentidão

Usuários do Pix em diversas partes do Brasil enfrentaram dificuldades na manhã desta quinta-feira (13), ao tentar realizar transferências e pagamentos via o sistema de pagamentos instantâneos. Em nota enviada à imprensa, o Banco Central (BC) confirmou a instabilidade, mas que o problema já foi resolvioa.
“O Banco Central identificou e tomou medidas para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves do Pix. Isso causou uma instabilidade momentânea no sistema. O problema foi resolvido e o sistema funciona normalmente”, disse a instituição.
Relatos de instabilidade atingem grandes bancos e fintechs
Clientes de várias instituições financeiras relataram problemas generalizados, com os serviços interrompidos ou apresentando lentidão. A instabilidade afetou tanto bancos tradicionais como fintechs, gerando reclamações de clientes em plataformas de monitoramento.
De acordo com o site Downdetector, que mapeia falhas em serviços online, o pico de reclamações sobre o Pix ocorreu às 9h17, com 4.117 usuários relatando problemas. A falha foi amplamente observada em grandes instituições financeiras, como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander, além de fintechs como Nubank e Banco Inter. A grande quantidade de queixas indicou que a instabilidade não estava restrita a um único banco, mas afetava uma parte significativa do sistema de pagamentos.
O Banco Central (BC) divulgou nota informando que detectou uma instabilidade no sistema de verificação das chaves PIX na manhã desta quinta-feira (13) e, ao tentar solucioná-la, gerou uma nova instabilidade. Como resultado, as pessoas enfrentaram dificuldades para realizar transações via PIX.
Além disso, as dificuldades se refletiram em uma série de reclamações nas redes sociais, com usuários informando que não conseguiam realizar pagamentos ou transferências via Pix, e que algumas transações ficavam pendentes sem a confirmação de sucesso.
Instabilidade no Pix: Banco Central confirma falhas no sistema
Este é o segundo problema com pix em menos de uma semana. Outra instabilidade no sistema foi detectada pelo Banco Central (BC) na última sexta-feira (7) e também afetou algumas instituições financeiras.
Segundo o BC, o problema foi causado por dificuldades na rede do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que impediu o acesso de algumas instituições aos sistemas da autoridade monetária. A situação gerou transtornos nas transações realizadas via Pix, mas o Banco Central garantiu que os sistemas já haviam retornado à normalidade. Conforme órgão federal, os planos de contingência foram acionados para minimizar os impactos do ocorrido.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o Banco Central na época.
Pagamento de boletos via Pix
Os boletos bancários ganharam, desde o último dia 3, uma nova forma de pagamento e agora podem ser feitos através do Pix. Esta medida, aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, visa modernizar o tradicional processo de pagamento de boletos, trazendo mais rapidez e segurança às transações financeiras. Com essa inovação, os boletos passarão a contar com um código QR exclusivo, permitindo que os usuários realizem os pagamentos de forma instantânea, sem a necessidade de esperar os prazos bancários dos boletos tradicionais.
O principal benefício dessa nova modalidade de pagamento é a compensação imediata, que elimina a espera por dias úteis para que o pagamento seja reconhecido. Para realizar o pagamento, o usuário deve apenas apontar a câmera do celular para o código QR presente no boleto, finalizando a transação diretamente via Pix. Essa mudança oferece não só maior praticidade, mas também agilidade no processo de quitação de faturas, facilitando a vida dos consumidores e agilizando o fluxo de pagamento para as empresas.
Redação
Mais Lidas
Negócios
Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA
Últimas Notícias

Pastor Isidório repercute nas redes após reclamar com esposa sobre abstinência sexual: ‘homem não é frangalho’
Esposa do parlamentar está em tratamento oncológico e passou por uma cirurgia recentemente

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta
Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador