Haddad cancela viagem à Europa para conter tensão no mercado financeiro do país
Investidores estão preocupados com situação fiscal do país e insatisfeitos com falta de progresso na agenda de cortes de gastos públicos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu cancelar sua viagem à Europa, que estava agendada para esta semana, após um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é que Haddad permaneça em Brasília para se dedicar a “temas domésticos” em um momento de estresse nos mercados brasileiros, que se mostram insatisfeitos com a falta de progresso na agenda de cortes de gastos públicos.
“Por essa razão, a viagem à Europa, prevista para segunda-feira (4), não será realizada neste momento. A agenda em questão será retomada oportunamente”, esclareceu a nota divulgada pelo Ministério da Fazenda.
O cancelamento ocorre em um contexto de crescente tensão no mercado financeiro. O economista-chefe do Banco Votorantim (BV), Roberto Padovani, avaliou que a decisão é um sinal positivo em um momento em que os investidores estão preocupados com a situação fiscal do país.
“Os mercados estão tensos com a questão fiscal combinada com o global um pouco pior, e isso tem levado o câmbio para quase 5,90”, afirmou.
Para Padovani, a decisão do ministro em ficar no Brasil em vez de seguir com a viagem demonstra uma preocupação do governo em responder rapidamente às incertezas do mercado financeiro e da economia. “Não sei o motivo do cancelamento, mas consigo avaliar o resultado. É um sinal positivo. O mercado ficou absolutamente estressado com a noticia da viagem, pois isso de alguma forma simboliza uma falta de urgência na decisão de controle de gastos”, diz o economista do banco.
O economista também observou que o cancelamento da viagem sugere que o governo pode estar preparando um anúncio fiscal para reduzir as despesas da máquina pública, especialmente após o recente estresse nos mercados. “Nesse ambiente, o ministro ficar fora é no mínimo estranho. O mercado avalia isso como uma falta de prioridade da agenda política em relação à agenda de estabilidade fiscal”, disse.
Essa análise se alinha à necessidade de demonstrar comprometimento em ações que possam estabilizar a economia e restaurar a confiança dos investidores. Haddad partiria para a Europa nesta segunda-feira (4), às 13 horas, da capital federal, mas a mudança de planos agora indica uma tentativa de priorizar a comunicação e a gestão interna em meio a um cenário econômico desafiador. O foco na estabilidade fiscal é visto como crucial e a expectativa é que a permanência do ministro em Brasília possa facilitar discussões mais intensas sobre políticas fiscais e financeiras.
Diante deste cenário, muitos analistas do mercado financeiro estarão atentos às próximas decisões do governo, especialmente considerando que o desempenho econômico do Brasil está interligado a políticas de controle de gastos e à confiança dos investidores. A situação exige uma abordagem cuidadosa por parte do governo, especialmente em um momento em que as expectativas do mercado estão sensíveis a qualquer sinal de falta de urgência nas reformas necessárias.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Alta da Selic reflete necessidade de controle inflacionário, afirma Copom
Lucro do BNDES cresce 31,4% e alcança R$ 19 bilhões até setembro
6ª edição da e-Agro acontece no Centro de Convenções de Salvador até sábado
Últimas Notícias
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Moraes classifica explosões no STF como casos não isolados e defende regulamentação das redes
Ministro do STF afirma que novo incidente é resultado do ódio político e reitera que não haja anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
Medida provisória estende prazo do PEFPS para reduzir espera por benefícios, que já atinge 1,8 milhão de pessoas
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Milei é declaradamente critico de debates sobre meio ambiente; delegação brasileira também retorna ao país para participar do G20, no Rio
Lira e Pacheco cobram investigações rigorosas após explosões na Praça dos Três Poderes
Sessões na Câmara e no Senado foram interrompidas diante do incidente na noite desta quarta em frente ao prédio do STF
II Festival de Cerâmica de Maragogipinho começa nesta quinta-feira com shows e homenagens
Sandra Sá, Luiz Caldas, Aloísio Menezes e Jau estão entre cantores confirmados no evento que acontece até domingo
Senado: texto-base com novas regras para uso de emendas parlamentares é aprovado
Pacheco adiou sessão e informou que discussão continua na próxima semana
Brasília amanhece em alerta e sob forte esquema de segurança após explosão; veja perfil de autor
Francisco Wanderley Luiz foi candidato a vereador e divulgava teorias da conspiração nas redes sociais
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Alguns estabelecimentos na capital e interior terão horários de funcionamento alterados; confira principais informações
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
PT oficializa apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025
PT afirmou estar buscando equilíbrio e estabilidade na condução do Congresso Nacional