Papa Francisco deve fazer primeira aparição pública após cinco semanas internado
Pontífice, de 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro para tratamento de uma pneumonia dupla

O Papa Francisco deve fazer sua primeira aparição pública em cinco semanas, neste domingo (23), quando oferecerá uma bênção da janela de seu quarto no Hospital Agostino Gemelli, em Roma. O Pontífice, de 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro para tratamento de uma pneumonia dupla.
“O Papa Francisco planeja cumprimentar e dar uma bênção do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, no final do Angelus (oração semanal), que, como nas últimas semanas, será publicada por escrito“, informou a sala de imprensa da Santa Sé.
A internação prolongada e a ausência do Pontífice nas celebrações dominicais do Angelus geraram especulações sobre sua saúde. Esta será sua primeira aparição pública desde 9 de fevereiro, quando presidiu o Angelus pela última vez.
Recuperação e condição de saúde
O Angelus é tradicionalmente realizado aos domingos ao meio-dia, com o Papa discursando de uma janela do Palácio Apostólico para fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Nos últimos cinco domingos, a oração foi publicada apenas por escrito.
O Vaticano tem divulgado informações sobre o estado de saúde do Papa, indicando melhora progressiva. O boletim médico divulgado na quarta-feira (19) confirmou avanços no tratamento da pneumonia.
“A melhora do estado clínico do Santo Padre está confirmada“, afirmou o Vaticano. A pneumonia “não foi eliminada“, mas encontra-se “sob controle“, informou a assessoria de imprensa da Santa Sé.
Francisco deixou de utilizar a máscara de oxigênio, segundo o comunicado da Santa Sé. O boletim indicou que suas condições clínicas seguem evoluindo positivamente após mais de um mês de internação.
O Papa, internado desde 14 de fevereiro, enfrentou um período crítico com crises respiratórias que geraram preocupação. No entanto, nos últimos dias, avanços significativos foram relatados, incluindo a suspensão da ventilação mecânica não invasiva.
“A ventilação mecânica não invasiva foi suspensa e também houve uma redução na necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo“, informou o Vaticano.
Monitoramento e perspectivas
A respiração de Francisco apresentou melhora na última semana, com o Vaticano informando na segunda-feira (18) que o Papa passava “breves momentos” sem necessidade de oxigênio suplementar.
Durante o dia, ele ainda utiliza uma cânula nasal para receber oxigênio de alto fluxo, mas os médicos vêm reduzindo gradualmente essa necessidade. O tratamento inclui sessões de fisioterapia respiratória para fortalecer os pulmões.
Até então, Francisco usava uma máscara de oxigênio, mas na terça-feira (18), pela primeira vez, conseguiu ficar sem ela. O Pontífice tem histórico de problemas respiratórios e, na juventude, teve parte de um pulmão removido.
Sem previsão de alta
Apesar dos avanços, ainda não há previsão para sua alta hospitalar. O Vaticano informou que Francisco segue necessitando de tratamento hospitalar. A Santa Sé atualizou na quinta-feira (20) que o Papa permanece estável, com pequenos avanços respiratórios e motores.
“O Papa passa os dias entre tratamentos, orações e um pouco de atividade de trabalho. E não recebeu visitas“, informou o Vaticano. Ele continua sendo monitorado de perto pela equipe médica do hospital Gemelli.
A internação prolongada levanta questões sobre sua agenda futura e capacidade de liderar eventos importantes na Páscoa, que se aproxima. O próximo boletim médico está previsto para segunda-feira (24), quando mais detalhes sobre sua recuperação podem ser divulgados.
Redação
Mais Lidas
Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado
Internacional
Últimas Notícias

Papa Francisco reaparece no Domingo de Ramos e emociona fiéis após grave pneumonia
Recuperação do líder da Igreja Católica emociona fiéis e marca início da Semana Santa com esperança e fé na Praça de São Pedro

Aniversário de Dário Meira tem presente duplo: inauguração de escola e anúncios em saúde e infraestrutura
Governador entregou equipamentos, autorizou intervenções e reforçou ações do Novo PAC no município que completou 63 anos

Cirurgia de emergência: Bolsonaro passa por operação delicada no intestino em Brasília
Ex-presidente passa por procedimento para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal

Mais de 20 mil pessoas lotam estreia da Bodega do Pablo em Salvador com madrugada de sofrência e surpresas
Evento no Wet Salvador contou com shows de Belo, Toque Dez e participações especiais em noite marcada por romantismo e emoção

Resumo BBB 25 de sábado (12/4): ‘Pool Party’ agita top 7 e Vinícius pede ajuda dos baianos em paredão decisivo
Vinícius enfrenta paredão acirrado com Renata e pede ajuda aos baianos para permanecer na casa mais vigiada do Brasil

Após acusação de roubo, filha de Maria Gladys nega desvio de aposentadoria e detalha rotina da atriz
Maria Thereza afirma que tem provas dos gastos da mãe e explica sequência de hospedagens feitas por Maria Gladys nas últimas semanas

Glauber Braga mantém greve de fome e afirma que passará o fim de semana acampado no plenário
Parlamentar do PSOL-RJ denuncia perseguição política e afirma que seguirá em protesto até a conclusão da votação no plenário da Câmara

Tradição, fé e solidariedade: veja tudo sobre Domingo de Ramos que vai movimentar Salvador
Fiéis iniciarão Semana Santa com bênção, procissão e missa campal no Centro da cidade; arrecadação solidária faz parte da programação

Caixa destina mais R$ 15 bilhões à faixa 4 do Minha Casa Minha Vida
Nova injeção de recursos dobra orçamento para financiar imóveis de até R$ 500 mil voltados à classe média

Trump isenta celulares e computadores de tarifa de 145% sobre produtos chineses
Medida alivia impacto para consumidores e beneficia grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos