Pular para o conteúdo
Início » Israel bombardeia Beirute e sul do Líbano em resposta a mísseis do Hezbollah

Israel bombardeia Beirute e sul do Líbano em resposta a mísseis do Hezbollah

Israel bombardeia Beirute e sul do Líbano em resposta a mísseis do Hezbollah
Conflito entre Israel e Hezbollah escala após explosões de dispositivos de comunicação no Líbano

As Forças de Defesa de Israel (FDI) e a milícia xiita libanesa Hezbollah intensificaram as trocas de ataques nesta sexta-feira (20), em um cenário de violência crescente ao longo da semana. O confronto deixou 37 mortos e mais de 3 mil feridos, principalmente devido a explosões de dispositivos de comunicação utilizados pelo Hezbollah.

O Exército israelense relatou que o Hezbollah lançou cerca de 140 projéteis contra o norte de Israel, muitos dos quais foram interceptados. Equipes de resgate e bombeiros estavam em ação para controlar os incêndios provocados pelos mísseis. De acordo com o Hezbollah, os foguetes atingiram duas divisões militares israelenses no norte e nas Colinas de Golan.

Em resposta, as Forças de Defesa de Israel realizaram bombardeios em Beirute, capital do Líbano, sem deixar claro os alvos exatos. Imagens da região sul de Beirute, conhecida por seu apoio ao Hezbollah, mostraram prédios destruídos, carros danificados e ruas cobertas de escombros. Israel também lançou ataques contra o sul do Líbano, com o objetivo de desmantelar a infraestrutura da milícia libanesa.

O Hezbollah afirmou que os ataques desta sexta-feira foram uma demonstração de solidariedade ao grupo Hamas, que atua na Faixa de Gaza, negando que fossem retaliações pelas explosões que afetaram seus dispositivos de comunicação. No entanto, o grupo prometeu retaliar Israel pelas explosões ocorridas.

Alvo de bombardeio

Mídias israelenses informaram que um dos alvos dos bombardeios em Beirute foi Ibrahim Aqil, alto oficial do Hezbollah. Fontes da AFP confirmaram que Aqil foi morto nos ataques israelenses. “O ataque aéreo israelense matou o comandante da Força Radwan, Ibrahim Aqil, o segundo em comando de sua força armada depois de Fuad Shukr”, que também foi morto em julho deste ano por Israel.

Ataques na quinta-feira

Na quinta-feira, 19, Israel já havia atingido 100 lançadores de foguetes do Hezbollah, além de destruir 1.000 barris de lançamento. Segundo a agência estatal libanesa, o Exército israelense lançou 52 ataques aéreos. Em contrapartida, o Hezbollah declarou ter atacado posições militares de Israel com foguetes e drones, deixando oito israelenses feridos e causando a morte de dois soldados.

Leia também:

Israel declara ‘nova fase’ de guerra, com foco no Hezbollah

Casa Branca critica bloqueio ao ‘X’ no Brasil

Pixabay