Prefeito eleito tem candidatura questionada no TSE após declarar transtornos mentais ‘incuráveis’; entenda
Oposição questiona TSE por permitir eleição à Prefeitura de Mariana Pimentel (RS)

O prefeito eleito de Mariana Pimentel (RS) nas eleições municipais deste ano, Joel Ghisio (PDT), teve sua candidatura questionada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois de, em 2022, ter declarado ter transtornos mentais “graves e incuráveis”. À época, a condição apontada pelo pedetista evitou que ele recebesse uma condenação por parte Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).
As acusações indicavam falsidade ideológica e improbidade administrativa nos anos de 2011 e 2012, época em que ele era prefeito da mesma cidade. Segundo a defesa do político, as enfermidades o impedem de responder criminalmente por aquela gestão. Porém, os advogados dizem que os transtornos mentais não são impeditivos para que ele fosse eleito prefeito novamente.
“A inimputabilidade reconhecida em um processo criminal se refere à capacidade do indivíduo de entender o caráter ilícito de seus atos no momento do crime, mas não implica necessariamente a incapacidade de exercer funções públicas”, relatou a defesa de Ghisio.
Entenda o contexto
Em 2019, Joel foi denunciado pelo MP gaúcho por falsidade ideológica e improbidade administrativa. Segundo o órgão, o então prefeito participava de um esquema que emitia notas fiscais falsas a servidores públicos para obter “acréscimos indevidos” de dinheiro público.
Três anos depois, Joel Ghisio apresentou um laudo que apresenta três transtornos. De acordo com a defesa dele, os documentos o tornam “inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito e de autodeterminar-se”.
O laudo médico foi homologado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) em abril de 2023. Porém, no último dia 27 de outubro, a oposição de Mariana Pimentel – que reúne os partidos PSB, PP, MDB, Federação PSDB/Cidadania e o PL – questionou a Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) sobre o fato de a insanidade mental não gerar “incapacidade civil para fins de inelegibilidade eleitoral”.
Assim, a coligação política, que saiu derrotada nas eleições municipais de 2024, entrou com recurso no TSE, em caso que ainda aguarda por julgamento e está sendo relatado pelo ministro André Ramos Tavares. As mesmas legendas apontaram que a eleição de Joel Ghisio não deveria servir de absolvição nas acusações.
“É incoerente e contraditório que, agora, no registro de candidatura, tal fato passe desapercebido e seja declarada a plenitude de seus direitos políticos passivos”, declarou a coligação polícia em ação impetrada na Justiça Eleitoral.
Em sua decisão no mês passado, o TRE-RS afirmou que “a inimputabilidade penal por insanidade mental não gera presunção de incapacidade civil” para assumir em cargos eletivos, e ainda citou uma resolução do TSE, datada de 2021, que assegura os direitos políticos às pessoas com deficiência.
Eleição de Joel Ghisio
Joel Ghisio venceu as eleições municipais de 2024 em Mariana Pimentel ao computar 1.732 votos válidos (56,6%). O seu adversário, Betinho, do PSB, ficou em segundo lugar com 1.328 votos válidos (44,4%).
Mariana Pimentel fica a 75 quilômetros da capital Porto Alegre. De acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui 3.916 habitantes.
Mais Lidas
Política
Políticos brasileiros deixam Israel e cruzam fronteira rumo à Jordânia
Governo ignora alerta sobre riscos fiscais ao flexibilizar regras para ONGs
Últimas Notícias

Gerente do Samu alerta para riscos com fogueiras e fogos no São João e dá dicas para evitar queimaduras
De acordo com o médico Ivan Paiva Filho, é necessário ter atenção, especialmente com crianças

Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final
Confrontos estão agendados para ocorrer entre os dias 29 de julho e 7 de agosto

Ao lado de Zé Ronaldo, Jerônimo autoriza R$ 1,3 bilhão para ampliação do saneamento e abastecimento de água em Feira de Santana
Investimento terá foco na universalização do acesso ao saneamento básico e na manutenção da atual cobertura de abastecimento de água

Prefeitura de Salvador premia 96 entidades culturais com até R$ 60 mil e reconhece mais de 100 coletivos
Ao todo, 96 projetos receberam prêmios em dinheiro, enquanto 105 entidades e coletivos foram certificados por reconhecimento público

Itamaraty reitera recomendação para que brasileiros não façam viagens não essenciais para Israel
Autoridades brasileiras ficaram retidas após bombardeios entre Israel e Irã e aguardam retorno ao Brasil

Prazo para pagar inscrição do Enem 2025 termina nesta quarta-feira; veja como quitar taxa
Pagamento pode ser quitado por meio de boleto bancário, via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança

Governo do Estado abre diálogo com Alemanha para parcerias em sustentabilidade e produção agrícola
Encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura

Governo quer elevar etanol na gasolina para 30% e reduzir importação, diz ministro de Minas e Energia
Segundo Alexandre Silveira, medida poderá reduzir significativamente a dependência do Brasil em relação à importação de gasolina

Loyola destaca articulação de Jerônimo e diz que base governista está de ‘braços abertos’ para prefeitos de todos os partidos
Ao Portal M!, Loyola destacou que foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais

Flávio Dino reúne especialistas no STF para discutir ‘emendas pix’ e controle do orçamento público
Audiência foi convocada no âmbito de três ações em tramitação no STF que questionam alterações constitucionais relacionadas às emendas parlamentares impositivas