Centro espírita oferece assistência a famílias carentes e busca doações
Marco importante para o crescimento da instituição foi a ajuda da Receita Federal
A Casa de Caridade Esperança e Fé (Cacef), centro espírita localizado em Salvador, foi fundada em 14 de julho de 1975 na garagem de Onias Almeida, junto a seus familiares Zilmar de Lima Almeida, Ruy de Lima Almeida, Enedina de Brito Almeida e Yvone Schoucair Caria. O projeto, que começou de forma modesta, se expandiu e hoje opera em uma sede maior, na Rua Feira de Santana, no Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho, onde Onias originalmente fundou o centro.
Após a morte dele, a Cacef precisou mudar de endereço várias vezes até encontrar o local atual, uma casa verde, que, segundo os membros, foi um sonho de um dos diretores. A mudança trouxe novas oportunidades para o centro ampliar suas atividades e ações sociais, que começaram com o acolhimento de famílias carentes da região.
Em entrevista ao Portal M!, Auristela Rocha, que atua na área social da Cacef, ressalta o crescimento dos grupos de estudo e cursos oferecidos pela casa. “Com a vinda para cá, os trabalhos foram sendo ampliados. As famílias passaram a vir para palestras, receber ajuda material, e as crianças frequentavam a evangelização aos sábados”, descreve.
A Cacef realiza várias atividades voltadas para a doutrina espírita, além de promover serviços sociais, como distribuição de alimentos e apoio a gestantes. “Atendemos 120 famílias, além das gestantes. Nossa casa é mantida por doações, e todos os que trabalham aqui contribuem”, explicou Eliane Santana, presidente da Cacef.
Um marco importante para o crescimento da instituição foi a doação de dois caminhões pela Receita Federal, que permitiu a realização de um bazar para arrecadar fundos. O valor obtido ajudou a cobrir despesas essenciais da casa e fortalecer parcerias com o governo estadual e a prefeitura de Salvador.
Gabriel Carballo, coordenador doutrinário da Cacef, destacou a importância de garantir a sustentabilidade do centro. “Manter uma instituição social é um grande desafio, e estamos buscando pessoas que possam doar regularmente para nos ajudar com os custos”, disse.
Ela afirma que a manutenção de uma instituição como essa é um desafio impressionante. “A gente se considera responsável por mais de 120 famílias, que toda sexta-feira ou quinzenalmente vêm aqui pegar mantimentos. Além disso, temos também ar-condicionado, luz… estamos trabalhando muito pela sustentabilidade da casa. Isso significa achar pessoas dispostas a todo mês doarem um pouco”, pontua.
Além das contribuições financeiras, a Cacef explora outras formas de sustentabilidade. Uma das iniciativas foi a locação de parte da sede para uma empresa privada, o que gera receita adicional para cobrir despesas como ar-condicionado e energia elétrica, necessárias para manter o ambiente adequado para as atividades.
Atualmente, a Cacef busca novas doações e parcerias para continuar seus serviços de assistência e doutrina. “Temos 20 pessoas fixas que nos ajudam com uma quantia que vai de R$ 1 até o limite da pessoa. Essa é uma forma da casa tentar se manter. Outra forma que a gente tentou de sustentabilidade é separarmos um pavimento da casa para alugar para uma pessoa jurídica privada que faz um trabalho associado, que nos ajuda com a saúde”, concluiu Carballo.
Veja como ajudar
Para manter as atividades da casa e os seus trabalhos voltados para o social, a Cacef pede pelo auxílio daqueles que podem contribuir. Essa doação pode ser feita em qualquer valor, através dos seguintes canais
Conta da Cacef:
Banco do Brasil: 001
Agencia: 3449-5
Conta: 50100-X
CNPJ: 13.792.338/0001-75
Chave PIX da Cacef:
CNPJ: 13.792.338/0001-75
Voluntariado
Você também pode ser voluntário dos trabalhos sociais da casa, ou doar os itens mais utilizados pela Cacef, como copos, pratos e talheres descartáveis; leite; massa de sopa; óleo; e extrato de tomate.
Itens de enxoval de bebê também podem ser doados: banheira, mamadeiras, roupinhas, fraldas de pano, fraldas descartáveis, toalhas de banho, mantas, cueiros, etc.
Esses itens devem ser entregues na sede da Cacef, às quartas-feiras, à noite, de 18h30 às 20h, ou no horário comercial, em mãos do funcionário.
Endereço: Rua Feira de Santana, 305, Pq. Cruz Aguiar, Rio Vermelho, Salvador-BA, CEP: 41940-600
Entenda mais como ajudar clicando aqui.
Conheça a Cacef:
Mais Lidas
Inspiração: Lar Vida acolhe 106 crianças e adultos PCDs
Casa do Sol transforma vidas de crianças em Cajazeiras V
Inspiração
Osid promove cuidado humanitário e saúde gratuita na Bahia há 65 anos
Casa do Sol transforma vidas de crianças em Cajazeiras V
Obras Sociais Compaixão transformam vidas em São Cristóvão, há 22 anos
Últimas Notícias
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA
Policial preso por planejar assassinato de Lula e Moraes é baiano de Salvador
Wladimir Matos Soares tem uma trajetória de 22 anos de atuação na PF e protagonizou momentos de destaque e polêmicas