Lula e Bolsonaro sofrem derrotas na maioria das cidades visitadas em campanha
Mesmo com viagens e apoio direto, líderes não alcançam sucesso na maioria dos municípios visitados
Rovena Rosa/Tomaz Silva/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentaram derrotas em grande parte das cidades que visitaram durante a campanha para as eleições municipais. Apesar das viagens e do apoio direto a candidatos, ambos os líderes não conseguiram garantir vitórias na maioria dos municípios onde estiveram presentes. A informação é o G1.
Lula, que passou a se envolver mais a partir do segundo turno, participou de compromissos em apoio a candidatos também no primeiro. Já Bolsonaro viajou pelo país nos dois turnos, tentando eleger aliados para as prefeituras. No entanto, dos municípios visitados, Lula teve sucesso em apenas 23%, enquanto Bolsonaro obteve vitórias em 37% dos locais que visitou.
Desde o início oficial da campanha em 16 de agosto, Lula esteve em 26 cidades onde apoiava candidatos do governo. Com isso, conseguiu eleger representantes em seis dessas localidades, enquanto em 77% das cidades a vitória escapou. Em particular, o presidente priorizou cidades como Fortaleza, Cuiabá, Natal e Olinda no segundo turno, mas obteve vitória apenas em Fortaleza, onde Evandro Leitão (PT) foi eleito.
Na disputa em Fortaleza, Leitão venceu André Fernandes (PL) por uma margem de 0,76 ponto percentual, conquistando 50,38% dos votos válidos contra 49,62% de Fernandes. Essa foi a vitória mais apertada entre as capitais, sendo uma reviravolta em relação ao primeiro turno, onde Fernandes havia liderado.
Outro apoio importante foi para Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo. Apesar das visitas e publicações de apoio, Boulos foi derrotado por Ricardo Nunes (MDB), que obteve 59,35% dos votos contra 40,65% do candidato do Psol. Lula, que foi criticado pela ausência no primeiro turno, intensificou o apoio no segundo, comparecendo a campanhas em cinco cidades, conseguindo êxito em três delas.
Já Bolsonaro fez uma campanha intensa, visitando 59 cidades ao longo dos dois turnos. No primeiro turno, passou por 53 cidades e, no segundo, esteve em mais nove. Algumas cidades, como Manaus (AM), Anápolis (GO) e Aparecida de Goiânia (GO), receberam a visita do ex-presidente em duas ocasiões, mas ele só obteve vitória em Anápolis. No total, Bolsonaro elegeu candidatos em 22 municípios, com um índice de vitória de 37%.
Entre as expectativas do PL para o segundo turno estavam as cidades de Fortaleza, Cuiabá, Belo Horizonte e Aracaju. A legenda conseguiu vencer em Aracaju, com Emilia Correa (PL), e em Cuiabá, com Abilio Brunini (PL), garantindo algumas das vitórias almejadas.
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro