Roberta Santana defende propostas de Geraldo Jr. e critica situação da saúde em Salvador
Secretária estadual defende mais iniciativas na área da atenção básica
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, abordou questões críticas relacionadas à saúde em Salvador, destacando a necessidade de melhorias e defendendo as propostas apresentadas pela chapa encabeçada pelo vice-governador Geraldo Jr.
Ao ser questionada sobre o recente anúncio, pelo Ministério da Saúde, de que Salvador alcançou 70% de cobertura na Atenção Primária à Saúde (APS), Roberta Santana trouxe uma visão crítica sobre esses dados.
“Eu queria ter a alegria de dizer que passou dos 70% porque se construiu mais Unidades Básicas de Saúde, mas, na verdade, considerando os dados do IBGE, como a população se reduziu, naturalmente a cobertura aumentou”, explicou. Ela destacou que, apesar dos números, a realidade do atendimento básico na cidade é insuficiente e precisa de melhorias substanciais.
Roberta Santana enfatizou a importância das propostas de Geraldo Jr. para fortalecer a saúde da família, que atualmente cobre apenas 53% da população de Salvador. “O que Geraldo está propondo é dar 100% de equipes de saúde da família,” afirmou.
Ela mencionou a necessidade de revitalizar programas como o Mais Médicos e aumentar a presença de agentes comunitários de saúde para visitas domiciliares, controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e orientação sobre vacinação. “A atenção primária é fundamental, e hoje ela não funciona adequadamente,” disse.
A secretária criticou a atual administração pela falta de acesso da população às consultas médicas básicas, exemplificado pelos mutirões de saúde que estão sendo realizados.
“Se tivesse unidade básica funcionando, não tinha a forma itinerante para dar o mínimo, preventivo, acesso a exame laboratorial, que é obrigação do município”, criticou.
Além disso, Roberta Santana citou a falta de uma maternidade na cidade, uma promessa que, segundo ela, nunca foi cumprida pela atual gestão. “Salvador não tem uma maternidade, veio falar em maternidade agora, há quantos anos eles estão no governo?”, questionou.
Ela defendeu a proposta de um alinhamento entre os governos municipal, estadual e federal para melhorar significativamente a atenção primária e garantir um sistema de saúde mais eficaz e acessível para todos.
Segundo a secretária, o que Geral sugere “é uma proposta consolidada para o fortalecimento da atenção primária, porque a complexidade Salvador tem”. Por fim, ela destacou a necessidade urgente de uma reestruturação do sistema de saúde municipal.
Leia também:
Larissa Moraes afirma que Geraldo pode surpreender nas eleições
Fabya Reis diz que mulheres querem representação real e efetiva na política
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro