Jerônimo Rodrigues defende resultado democrático em Camaçari: ‘que ganhe o melhor’
Eleitores voltam às urnas no próximo domingo para escolher entre ex-prefeito Caetano e vereador Flávio Matos para comandar município da RMS
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, na manhã desta quarta-feira (23), que espera um 2º turno democrático em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Pela primeira vez, o comando do quarto maior colégio eleitoral da Bahia será definido com a volta dos eleitores no próximo domingo (27) que deverão escolher entre o ex-prefeito Luiz Caetano (PT) e o vereador Flávio Matos (União Brasil).
“Falta só mais um município, que é Camaçari. Espero que aconteça no segundo turno em Camaçari o que aconteceu no Brasil no primeiro: o fortalecimento da democracia. Reclamamos daqui, dali de uma coisa ou outra, mas foi um fortalecimento. Quero desejar a Camaçari uma boa eleição, com tranquilidade. E aí, a regra da democracia: que ganhe o melhor”, declarou em entrevista à Rádio Metrópole.
A campanha eleitoral acirrada no município se transformou em uma verdadeira guerra entre a base governista de Jerônimo e o grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (atual vice-governador nacional do União Brasil. Nos últimos dias, uma enxurrada de liminares de ambas as partes foram registradas, com exposição da vida pessoal dos candidatos, acusações de lado a lado, relação com o tráfico de drogas, calotes em pagamentos devidos no município e denúncias de compras de voto.
No entanto, o governador, que também tem acirrado o discurso eleitoral, ponderou, nesta manhã que seu papel é apoiar qualquer um dos prefeitos eleitos, mesmo que este seja da oposição. “Que ganhe, na democracia, quem a população quiser. No dia seguinte, eu vou trabalhar ali pra Caetano. Mas, se Caetano na eleição não ganha, eu tenho que sentar com o que ganha, como está sendo em Feira, como será em Conquista. Eu sou governador de todos, eu não posso ficar com castigo, porque vou castigar o prefeito e vou castigar o povo”, pontuou.
Como um exemplo de sua atitude, Jerônimo citou as reuniões entre seu staff e o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), para tentar coibir o alto índice de insegurança na cidade. No entanto, o próprio Colbert reclamou que durante toda sua gestão não conseguiu uma audiência com o governador, mas após muita espera finalmente conseguiu ser atendido. Na Princesa do Sertão, o candidato do PT, deputado Zé Neto, perdeu mais uma vez em sua sexta tentativa ao cargo. O próximo prefeito do município baiano será José Ronaldo (União Brasil), mais um nome de oposição ao governador, que já governou Feira em outros quatro mandatos e está indo para o quinto.
“Um exemplo de segurança pública para ver se alguns aprendem: meu candidato em Feira era Zé Neto e perdemos as eleições lá. Pois bem, uma semana depois o prefeito de Feira, Colbert, me ligou querendo uma agenda sobre segurança pública. Nós nos reunimos na semana passada. Chegue aqui, sente aqui e traga as suas ideias”, concluiu.
Camaçari
Mesmo depois de o governador pregar o fortalecimento em Camaçari, é evidente que a cidade da Região Metropolitana de Salvador conta com a corrida eleitoral mais acirrado da Bahia e um dos mais disputados do Brasil, diante de uma forte polarização política. Pela primeira vez na história, a definição do novo prefeito de Camaçari será no 2º turno, no próximo domingo (27), já que o município chegou à marca de 300 mil habitantes.
No 1º turno, Caetano liderou a apuração com 49,52% (77.926) dos votos e Flávio ficou em segundo lugar com um percentual de 49,17% (77.367). De um lado, Luiz Caetano tenta o seu 4º mandato à frente do Executivo municipal, já que governou o município em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Do outro, Flávio Matos quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB) nos últimos 8 anos.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Calor intenso e chance de chuva: veja a previsão do tempo para a Lavagem do Bonfim
Festividade contará com interdições no trânsito, além de operação especial de transporte
Governo decide revogar ato sobre fiscalização do Pix após repercussão negativa e fake news
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad destacou que o objetivo do governo é evitar a disseminação de informações falsas
‘Morar Melhor’: mais 251 casas reformadas são entregues em Sussuarana
Prefeito destaca impacto do programa e inaugura novo espaço de lazer em Sussuarana
Copa do Nordeste: Randerson Leal representa Juazeirense no sorteio
Vereador de Salvador e diretor da Juazeirense celebra participação do clube na principal competição regional do país
Lavagem do Bonfim contará com reforço de 2 mil agentes de segurança e tecnologia avançada
Investimento, segundo autoridades, ultrapassa R$ 1,4 milhão
Seleção das finalistas para Deusa do Ébano 2025 do Ilê Aiyê acontece nesta quarta-feira no Curuzu
Grande vencedora do concurso será conhecida no dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza Negra
Joselma desabafa sobre dinâmica do BBB 25 e destaca resistência: ‘Somos madeira de lei que cupim não rói’
Dona de casa reflete sobre injustiça após passar noite fora da casa com genro Guilherme
Salvador se prepara para 280ª Lavagem do Bonfim com esquema especial de serviços
Prefeitura mobiliza diversas secretarias para garantir segurança, limpeza e assistência durante tradicional festa religiosa na Cidade Baixa
‘Precisamos ser honestos com eleição da 1ª vice-presidência da Assembleia’, diz Alan Sanches
Líder da Oposição criticou uso do critério de proporcionalidade de bancada como justificativa para escolha do cargo da mesa-diretora
Bruno Reis inaugura Centro de Interpretação da Mata Atlântica em Salvador
Espaço visa educação ambiental e preservação de ecossistemas urbanos