Confira cidades baianas em que pesquisas apontam reeleição dos prefeitos
Em alguns municípios, prefeitos lideram as pesquisas, alguns com ampla vantagem
Pesquisas de intenção de voto revelam que diversas cidades baianas podem caminhar para a reeleição dos atuais gestores. Alguns municípios apresentam cenários favoráveis à continuidade administrativa, com prefeitos liderando as sondagens, alguns com ampla vantagem. Em paralelo, a apenas uma semana do pleito, outras localidades vivem disputas acirradas, indicando que o resultado nas urnas será definido nos últimos dias de campanha.
Luís Eduardo Magalhães
Em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, os dados apontam que o atual prefeito segue para a reeleição. Segundo o Instituto AtlasIntel, Júnior Marabá (PP) tem 80,1% das intenções de votos, contra 12,7% de Filipe Fernandes, seu atual vice-prefeito, do Avante, e 2,9% de Teófilo Jerônimo (PSD).
Considerando o resultado, os votos de Filipe e Teófilo somados resultam em menos de 20% do total de votos do atual prefeito. Na cidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu a eleição presidencial por 59% a 41%, e ACM Neto teve vantagem ainda maior no voto para governador, conquistando 70% dos votos.
No início de agosto, Oziel Oliveira (PSD) desistiu da candidatura e alegou dificuldades pessoais. Na ocasião, ele declarou que o nome da sigla para a campanha seria o de Teófilo.
Juazeiro
Quinto município mais populoso da Bahia, Juazeiro também deve ter reeleição, segundo pesquisa da Séculus, divulgada em 23 de setembro. A atual gestora, Suzana Ramos (PSDB), aparece com 45,08% das intenções de voto contra 19,70% do empresário Andrei da Caixa (MDB).
Celso Carvalho (PSD), sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho, tem 17,53%; e o advogado Márcio Jandir (PP), 3,01%. O PT chegou a definir um nome para a disputa. Entretanto, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) rejeitou duas vezes o pedido do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, para suspender sua condição de inelegibilidade.
Vitória da Conquista
Terceira maior cidade do estado, Vitória da Conquista caminha para duas situações: uma reeleição e um imbróglio. Atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil) lidera as intenções de voto, com 56,99%, segundo pesquisa divulgada em 22 de setembro pelo instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas.
A gestora é seguida por Waldenor Pereira (PT), que marca 15,97% e está empatado tecnicamente com Lúcia Rocha (MDB), que registra 13,07%. Doutor Marcos Adriano (Avante) se mantém em quarto lugar, com 1,54%.
Entretanto, Sheila teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mas ainda pode recorrer a instâncias superiores e, com isso, disputar a eleição.
Sheila foi considerada inelegível devido ao argumento de “terceiro mandato familiar”. Sua mãe, Irma Lemos, foi vice-prefeita e assumiu a prefeitura interinamente em duas ocasiões. Sheila, eleita vice-prefeita em 2020, assumiu a prefeitura após a morte do prefeito Herzem Gusmão em 2021.
A Justiça Eleitoral da Bahia entendeu que a candidatura de Sheila configuraria uma continuidade do mesmo grupo familiar no poder, o que é proibido pela legislação.
Em suas redes sociais, a gestora declara que, apesar da decisão do TRE-BA, segue “candidatíssima” e promete recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, se preciso, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Lauro de Freitas
Em Lauro de Freitas, levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado em 10 de setembro mostra Debinha (União Brasil) na liderança da disputa pela prefeitura, com 49% das intenções de voto. Rosalvo (PT) aparece em segundo lugar, com 36,3%.
Indecisos somam 6%, e eleitores que optaram por votar branco ou nulo, 8,7%. A candidata do União Brasil lidera entre homens e mulheres em todas as faixas etárias, segmentos religiosos e níveis de instrução.
A campanha de Debinha une a oposição de direita, que defende a interrupção no comando do PT após oito anos com Moema Gramacho. Em 2022, apesar da vitória de Lula sobre Bolsonaro (66% contra 34%), ACM Neto foi o vencedor para o governo do estado em Lauro de Freitas, com 59% ante 41% de Jerônimo Rodrigues.
Itabuna
O município de Itabuna teve a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos cancelada por irregularidades. O último levantamento, no entanto, divulgado pelo Instituto AtlasIntel, aponta cenário de reeleição.
O atual prefeito Augusto Castro (PSD) tem 45,7% das intenções de votos e é seguido pelo deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade), com 25,8% das intenções. Chico França (PL) tem 13,1% e Isaac Nery (PDT), 6,7%.
Apesar de ser da base do governador Jerônimo Rodrigues, Augusto tem a preferência do eleitorado mais conservador. A pesquisa mostra ainda que 77,2% dos que votaram no prefeito em 2020 pretendem optar por ele de novo. Entre os eleitores de Jerônimo, 76,3% dizem votar em Augusto.
Teste para os prefeitos
Segundo o cientista político Cláudio André, as eleições municipais de 2024 vão representar um verdadeiro teste para os prefeitos que buscam a reeleição, colocando suas gestões sob o crivo direto dos eleitores.
“Teremos incumbentes, candidatos à reeleição, que são ali colocados à prova, que têm a sua gestão de alguma forma sendo avaliada através de um voto plebiscitário – ou seja, se esse prefeito ou prefeita merece e é capaz de continuar ou não à frente do Executivo municipal”, afirma.
Leia também:
‘Pesquisa a gente derrota na urna’, diz Carballal ao defender força da candidatura de Geraldo Júnior
Bahia é o quarto estado com mais registros de violência política em 2024, aponta estudo
Prefeito volta a dizer que eleição em Salvador será decidida no 1° turno
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Casos notificados de coqueluche cresce em 2024 e atinge maior número em 10 anos
Política ambiental de Trump pode isolar EUA no cenário internacional, afirma Paulo Pimenta
Combate à crise climática, prioridade do governo brasileiro no cenário internacional, será um dos temas centrais da cúpula do G20
Cármen Lúcia reforça maioria no STF para manutenção da prisão de Robinho
Ministro Gilmar Mendes segue como único voto contrário; julgamento virtual continua até dia 26
Carla Perez faz 47 anos e ganha homenagem de Xanddy: ‘grato a Ele pela sua vida’
Família reside atualmente nos Estados Unidos
Bahia se destaca em neurocirurgia com avanços apresentados no G20 no Rio de Janeiro
Superintendente de Saúde, Karlos Figueredo, mostra como o Hospital Clériston Andrade lidera em inovação e interiorização de tratamentos de alta complexidade
Segurança, praia particular e água especial: as exigências dos líderes mundiais para o G20 no Rio
Presidente da Rússia, não estará presente e será representado pelo ministro de Relações Exteriores
Gente e gestão na transição de governos municipais: na gestão de equipes, ouça a todos, mas não terceirize suas decisões
Artigo é parte de um conjunto de publicações do autor, que visa auxiliar gestores da área pública, vencedores nas eleições, a 'descer do palanque'
Jaqueline Azevedo celebra avanços no Festival de Maragogipinho: ‘Sinto a transformação do primeiro para o segundo’
Diretora da Fábrica Cultural destaca a evolução do evento e o papel da comunidade no fortalecimento cultural
Justiça argentina determina prisão de 61 brasileiros envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro
Brasil já havia pedido apoio às autoridades argentinas para localizar mais de 140 foragidos
Prefeito de Aratuípe destaca crescimento e consolidação do Festival da Cerâmica de Maragogipinho
Segundo o gestor, o evento representa não apenas a celebração de uma tradição histórica, mas também o resultado de uma estratégia integrada de desenvolvimento
Domingos Leonelli compara PEC contra escala 6×1 à histórica redução de jornada na Constituinte de 1988
Deputado federal constituinte destaca resistência enfrentada em 1988 e reforça apoio à nova proposta de mudança na jornada de trabalho