Mãe Ana fala sobre desafio de viver em um mundo com diversidade de falas
Escolha da líder religiosa para comandar o Afonjá ocorreu em dezembro de 2019, após jogo de búzios
Em dezembro de 2019, Mãe Ana de Xangô foi escolhida para assumir a liderança do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais importantes do Brasil, após a morte de Mãe Stella de Oxóssi. A decisão veio em um jogo de búzios, conduzido pelo babalorixá Balbino Daniel de Paula, e marcou um momento significativo na história do candomblé.
Em participação no especial SobreTudo, do Portal M!, Mãe Ana de Xangô compartilhou sua emoção ao receber a missão de comandar o terreiro, expressando a honra e a responsabilidade de dar continuidade ao legado de suas antecessoras e de guiar a comunidade com sabedoria e devoção.
Ao falar sobre o assunto, mãe Ana se disse muito feliz com a escolha. “Me sinto lisonjeada por ser a escolhida de Xangô Opô Afonjá dentro de uma casa milenar fundada em 1910 por Mãe Aninha, uma ialorixá também de Xangô, e as sucessoras. Eu me sinto honrada em receber esse título por todas ancestrais que aqui passaram”, ressaltou.
Outro ponto destacado por mãe Ana foi a “grande responsabilidade” da posição, sobretudo por se tratar de um universo religioso. “É um espaço sagrado, e está nas minhas mãos, que Xangô me entregou a casa dele para eu cumprir esse papel de liderança religiosa, de ialorixá, e suceder a minha mãe de santo [mãe Stella de Oxóssi]. E eu falo verdadeiramente para o meu coração com o orixá, porque para o orixá não se mente”, enfatizou.
Principais desafios
No comando de um dos principais terreiros do Brasil, mãe Ana de Xangô também terá muitos desafios. Questionada sobre o assunto, a ialorixá ressaltou que um dos principais será de direcionar um “mundo religioso” com “diversidade de falas”.
“Eu vejo como orientação, todo tempo eu falo isso, não é fácil. É uma missão de grande responsabilidade e, a cada dia, é um novo olhar, é uma nova descoberta, é um novo aprendizado. Esse compromisso, eu vou chamar assim, e fidelidade, responsabilidade, é com os orixás, e direcionar um mundo religioso onde tem diversidades de falas, pensamentos diferentes, a todo tempo, é desafio”, apontou.
Segundo ela, é necessário habilidade e competência para “direcionar e conduzir”, além de lidar com pensamentos e ideologias distintas. Mãe Ana também destacou a importância de manter o legado de suas ancestrais. “Seguir a caminhada de mãe Aninha, mãe Bada, mãe Senhora e mãe Stella, que é ainda a minha ialorixá. Ela é uma ancestral, mas ela foi minha mãe de santo”, pontuou.
Legado de Mãe Stella
Ao falar de mãe Stella, que dirigiu o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá por quase quatro décadas, mãe Ana também ressaltou o legado deixado por ela. Conforme a ialorixá, a educação foi um dos pilares deixados pela mãe de santo.
“Mãe Stella deixa um grande legado. A educação, um dos pilares. Uma mulher empoderada, forte, determinada e com seu conhecimento, ela traz a educação e a forma de um novo olhar sensível para a religião do candomblé de matriz africana. Ela chega e coloca isso nitidamente em questões de respeito, de tradição, de cultura e educação”.
Confira o Sobretudo com Mãe Ana na íntegra:
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Cultura
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Lucas Gerbazi lança single e promove show ‘Choque Baiano’ em Salvador
Jabuti: Marina Colasanti é homenageada como Personalidade Literária de 2024
Bloco Happy apresenta novidades para o Carnaval 2025 nesta terça-feira
Biblioteca Nacional divulga lista com melhores livros da literatura nacional
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro