Isabela Suarez defende importância de resgatar tradições culturais da Bahia
Presidente da Fundação Baía Viva organizou procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe
Localizada na Baía de Todos-os-Santos, a Ilha dos Frades foi palco neste mês de uma celebração religiosa e cultural, com uma procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe.
Organizado por Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, o evento destacou a importância da santa como padroeira da América Latina e também reforçou o apelo turístico da região. A procissão simbolizou o resgate das tradições culturais e a preservação da identidade local. Em entrevista ao Portal M!, Isabela ressalta que o evento é um culto à rainha das Américas, a padroeira da América Latina.
“Como culto religioso, acho que tem todo um simbolismo e, do ponto de vista turístico, a primeira procissão marítima em homenagem a ela. Eu acho que a gente entra num momento de resgate das tradições, da cultura, da importância das procissões marítimas na Baía de Todos-os-Santos, que, com o tempo, vêm perdendo força. A ideia é que ela não seja única, que ela seja a primeira de muitas outras”.
A intenção é que a procissão marítima se torne uma tradição permanente, contribuindo para a revitalização das celebrações religiosas e culturais na região.
Isabela Suarez destaca o potencial turístico da Bahia
O evento também teve um papel relevante ao destacar o turismo baiano, especialmente a Baía de Todos-os-Santos, como destino de grande valor cultural e histórico.
Isabela Suarez ressaltou que a realização de iniciativas como esta depende do apoio de diversos setores da sociedade para garantir a preservação do patrimônio e o desenvolvimento do turismo local. Ela enfatizou a importância de promover o turismo de forma autêntica e conectada com a história da região.
“Isso não pode sair do radar, principalmente do radar do terceiro setor, das organizações sociais, dos órgãos responsáveis pelo fomento do turismo, da sociedade civil. Nós, como representantes do terceiro setor, estamos aqui nada mais do que exercendo e executando o nosso propósito, que é fortalecer as tradições turísticas, que é trabalhar cada vez mais pela revitalização desse lugar que foi berço do Brasil, porque a Baía de Todos-os-Santos é o berço do Brasil”.
Isabela Suarez acredita que a realização de eventos turísticos e culturais fortalece o estado e permite que as tradições sejam preservadas de maneira sustentável, com o envolvimento de todos os setores da sociedade.
“Isso aqui é uma representação histórica, é apenas uma parte de toda a riqueza histórica que a gente encontra pelo Recôncavo Baiano. Então, acho que a gente está a um grande passo de retomada das tradições, de festejos, de programação de eventos, mas também desse olhar que a gente precisa de recuperar os nossos artifícios históricos, para que o nosso turismo seja mostrado da forma como ele merece: autêntico, original e carregado de história”.
Para Isabela Suarez, colaboração da comunidade local é essencial
A participação da comunidade local é vista como um fator essencial para o sucesso das iniciativas da Fundação Baía Viva, que atua na Ilha dos Frades e arredores há 25 anos. Isabela Suarez destacou que a colaboração das pessoas que vivem na ilha e nas regiões próximas tem sido fundamental para a implementação de ações culturais e turísticas.
“A comunidade da Ilha dos Frades e de todo o entorno é pressuposto básico para o sucesso do trabalho da Fundação Baía Viva. A gente não teria chegado até aqui, 25 anos depois, com todo esse portfólio de ações, se a gente não tivesse o apoio da comunidade”.
Isabela enfatizou a importância de qualificar o turismo local para garantir que as pessoas da comunidade se beneficiem diretamente das iniciativas.
“Existe esse movimento de trazer cada vez mais dignidade para as pessoas que vivem aqui, porque apresentar um turismo qualificado, fazer uma revitalização urbana ambiental, reforçar as suas tradições significa trazer dignidade. O turismo é a vocação natural econômica desse lugar. Reforçar essas tradições, qualificar cada vez mais, faz com que a comunidade toda ganhe”.
Compromisso da Fundação Baía Viva com o futuro
A Fundação Baía Viva segue comprometida com o desenvolvimento da região, trabalhando na promoção do turismo sustentável e na preservação das tradições locais. Para Isabela, com o apoio contínuo de todos os setores da sociedade, a Bahia se tornará um exemplo de como o turismo pode ser uma ferramenta de valorização cultural e desenvolvimento social.
Ela reforça o compromisso da Fundação Baía Viva com o fortalecimento das tradições culturais e turísticas da Baía de Todos-os-Santos.
Confira a entrevista com Isabela Suarez na íntegra:
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Isabela Suarez defende importância de resgatar tradições culturais da Bahia
Artesanato da Bahia reúne sugestões originais para presentear no Natal
Morre Mestre Laurentino, ícone da música paraense, aos 98 anos em Belém
Prefeitura de Salvador abre inscrições para Edital Prêmio Cidade da Música
Últimas Notícias
Projetos solidários ‘Adote um Leito’ e ‘Adote uma Turma’ atraem empresas
Mostra Brasileira de Foguetes destaca produção de estudantes baianos
Clima no verão 2025: quente, chuvoso e com menos ondas de calor
Vacinação de idosos contra Covid-19: saiba como fica calendário anual
Gestantes também foram incluídas no cronograma do PNI
Deputado Daniel Almeida condena exploração de trabalhadores em obra da BYD na Bahia
Parlamentar solicita audiência pública para investigar e apurar abusos em obra da montadora BYD, em Camaçari
Gusttavo Lima tem alta hospitalar após três dias de internação
Internação do cantor ocorreu no sábado (21), após um episódio de desconforto gastrointestinal
Codecon autua 33 lojas em Salvador durante Operação Natal
Ausência de preços visíveis e falta de informações nos produtos estão entre as principais irregularidades
Recesso ou trabalho? Saiba como será o fim de ano de Lula, ministros do STF e parlamentares
Calendário de descanso inclui ministros, parlamentares e servidores públicos, afetando Brasília até fevereiro
Lula libera R$ 6,7 bilhões para enfrentar desastres climáticos no Brasil
Medidas visam reconstrução no Rio Grande do Sul e reforço no combate a incêndios na Amazônia e Pantanal
Ministério da Justiça regulamenta uso de força durante operações policiais
Decreto estabelece diretrizes claras para o uso gradual de força e prevê portaria detalhada em até 90 dias
Arena O Canto da Cidade começa a ganhar forma para o Festival Virada Salvador 2025
Expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem do evento
Inteligência Artificial: transformações em todas as áreas e o que esperar em 2025
Portal M! ouviu especialistas para avaliar o que já aconteceu e fazer projeções para o Ano Novo
Dona do Ifood, Prosus anuncia compra da Despegar, dona da Decolar, e expande presença na América Latina
Região é considerada de grande potencial de crescimento