IPAC iniciou processo de patrimonialização do saber fazer de Maragogipinho, revela Weslen Moreira
Para o coordenador de fomento ao artesanato da Bahia, anúncio é reconhecimento a importância dos artesãos e artesãs
Equipe M!
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) anunciou, durante o II Festival da Cerâmica, em Maragogipinho, a abertura do processo de patrimonialização do saber fazer local. Reconhecida como o maior centro cerâmico da América Latina pela Unesco, a comunidade celebra essa medida como um marco na valorização de uma tradição de mais de 300 anos. A informação foi dada ao Portal M! pelo coordenador de fomento ao artesanato da Bahia, Weslen Moreira, que avaliou o anúncio como um reconhecimento da importância dos artesãos e artesãs que perpetuam essa herança ancestral.
“Ontem, o IPAC anunciou a abertura oficial do processo de patrimonialização do saber fazer de Maragogipinho. Ou seja, o saber fazer dos artesãos e das artesãs, dos oleiros e das oleiras. São 300 anos de uma caminhada ancestral importante”, afirmou Weslen, destacando o papel da gestão estadual e de parceiros locais nesse fortalecimento.
Segundo ele, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a primeira-dama Tatiana Velloso têm sido grandes apoiadores do artesanato baiano. “O governador esteve aqui no ano passado e convocou a população a participar. Essa paixão que ele tem pelo artesanato e pela economia solidária, somada ao trabalho de uma equipe comprometida e parceiros como o prefeito Tone, têm sido fundamentais”, disse.
O festival, além de valorizar a cultura local, tem movimentado a economia da região com rodadas de negócios que atraíram lojistas de São Paulo, Rio de Janeiro e outras partes da Bahia. “Hoje temos artesãos aqui que já venderam toda a produção nas rodadas de negócios realizadas antes mesmo da abertura oficial. Uma visitante me disse que foi a algumas olarias e encontrou tudo reservado”, pontuou Weslen.
Ele também revelou planos de levar Maragogipinho a novos eventos regionais e nacionais. “No Festival Nacional do Artesanato, no próximo ano, Maragogipinho precisa ter uma ala exclusiva para mostrar a riqueza da sua produção”.
O coordenador também ressaltou a importância de fortalecer as parcerias com outras festas regionais, como a Feira de Caxixis, em Nazaré. “Na medida em que essas parcerias dão certo, novas instituições e pessoas começam a procurar, o que fortalece ainda mais toda a cadeia produtiva”, explicou.
Para Weslen, o festival não é apenas uma celebração da tradição, mas também uma oportunidade de integrar a cultura local com o mercado. Ele convida o público a prestigiar o evento, que conta com apresentações de artistas como Sandra de Sá, Jau e Sambaiana, além de uma ampla oferta de artesanato. “O evento é gratuito, mas eu digo: traga uma grana para comprar. Não é caro, não é barato, é um valor justo”, concluiu.
O II Festival da Cerâmica segue até o dia 17 de novembro, reunindo cultura, tradição e negócios no coração do recôncavo baiano.
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas