Guerreiro enaltece importância do 2 de Julho: ‘Festa cívica, religiosa e pagã simultaneamente’

Presidente da FGM destaca remontagem do espetáculo ‘Aos pés do caboclo’, que acontece neste sábado e domingo, no Campo Grande


Vixe d-flex me-2
Raiane Veríssimo 28/06/2024 16:00 CulturaDestaques
Guerreiro enaltece importância do 2 de Julho: ‘Festa cívica, religiosa e pagã simultaneamente’ -

O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, enalteceu, na manhã desta sexta-feira (28), a importância do 2 de Julho, que neste ano comemora 202 anos da Independência do Brasil na Bahia. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o diretor teatral falou sobre a programação cívica e cultural preparada pela Prefeitura de Salvador, que iniciará neste sábado (29) e acontece até o próximo dia 5 de julho.   

“É uma festa, para mim, muito querida, porque eu vou desde a infância. Eu acho que é uma festa que tem características que nenhuma outra tem, uma delas é que é uma festa cívica, religiosa e pagã simultaneamente. Isso não tem, não existe em lugar nenhum. Uma data histórica, ao mesmo tempo você tem a figura do Caboclo ligado às religiões, principalmente a umbanda. E você tem toda a parte profana, da diversão, e aí você vem com a fanfarras, as filarmônicas. É uma festa que tem uma fisionomia muito própria, que tem marcas muito próprias”, disse.

Segundo Guerreiro, a festa do 2 de Julho “mistura fé com civilidade”. “Porque aí vem a política, que eu, inclusive, acho que já faz parte da festa. Eu não tenho o menor problema com isso, porque as pessoas que dizem: ‘ah, o 2 de junho está sendo desvirtuado’, desvirtuado nada. A política faz parte do nosso dia-a-dia, e é ótimo que ela esteja na festa”, pontuou ao Portal M!.

Além do teste de popularidade de políticos em um ano eleitoral, o presidente da FGM afirmou que há dois grandes destaques na programação cultural desenvolvida pela prefeitura. Uma delas é a remontagem do espetáculo Aos pés do caboclo, pelo Balé Folclórico da Bahia, que acontece neste sábado (29) e domingo (30), a partir das 19h, no Campo Grande.

“Primeiro, estamos fazendo uma homenagem a Lia Robatto [coreógrafa]. O Balé Folclórico está remontando Aos pés do caboclo, que foi um espetáculo, por incrível que pareça, [que] me fez decidir fazer teatro. Ele aconteceu em 1977, no mês em que eu entrei no primeiro curso de teatro da vida. Então, esse ano, eu chamei Vavá [Botelho, fundador da companha] e falei, vamos remontar isso aí, tem tudo a ver com o 2 de julho. E aí o Balé topou, já está acompanhando o processo, coreografia de Zebrinha e mais de 200 artistas vão estar no Campo Grande”.

Segundo ele, o espetáculo vai ter “uma performance imensa”, com iluminação de mais de mil refletores. “Vai ser realmente uma coisa muito bonita que vai ocupar o chão, inclusive, porque a ideia não é palco. O espetáculo acontece num tablado, literalmente, aos pés do Caboclo, e o monumento é um cenário, eles dançam no monumento”.

De acordo com Guerreiro, outro destaque será a programação de shows em Salvador. Na segunda-feira (1º), quando os fogos simbólicos se encontram na capital baiana, um show especial do Cortejo Afro vai ocorrer, a partir das 17h, no Largo de Pirajá. No mesmo dia, a partir das 18h, ocorre a Ultramaratona da Independência, com 12 horas de prova, saindo da orla da Boca do Rio.

Já na terça-feira (2), além do desfile cívico, também será realizado, a partir das 17h30, o 33º Encontro de Filarmônicas, no Campo Grande. Passado o 2 de Julho, a programação cultural segue, no mesmo local, com shows até a próxima sexta-feira (5). Vão se apresentar no palco montado na praça os cantores Jerônimo e Banda Mont Serrat e Mariene de Castro, além do Coral da Cidade do Salvador e do Baile da Independência com a Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados.

“O 2 de Julho tem uma marca muito forte, então temos Mariene, show de Gerônimo que já é tradição com o baile da independência de Fred Dantas e também tem o encontro de filarmônicas”, ressaltou ao Portal M!.

Volta do Caboclo

Fernando Guerreiro também destacou outro ponto alto das festividades, que é a volta do Caboclo na sexta, às 18h30. Segundo ele, o percurso entre o Campo Grande à Lapinha é feito em três horas e meia.

“Essas coisas de Salvador que são inexplicáveis. Tem uma epopeia pro Caboclo entrar, o Caboclo volta pra casa, as pessoas não querem deixar ele entrar, incorporam. É muito bom, é divertido, porque vai numa velocidade absurda, então você vai dançando e andando pela rua, rápido, nem percebe. O Caboclo fica no Campo Grande, do dia 2 até o dia 5 e volta pra casa”, contou.

Concursos

Como já é uma tradição do 2 de Julho, o concurso da fachada das casas também será realizado neste ano. Como em 2023, a apresentação das balizas também será premiada. O desfile sai da Câmara Municipal de Salvador (CMS), na terça-feira (2), por volta das 14h, em direção à Avenida Sete.

“Desde o ano passado, nós percebemos uma grande aglomeração LGBTQIAP+ na Mercês, à tarde. As balizas são trans, então eles se reúnem na Mercês para ver o show das balizas. Aí, eu criei um concurso para escolher a melhor baliza. É divertidíssimo, já fizeram um documentário sobre isso”, completou Guerreiro ao Portal M!.

Leia também:

Prefeitura anuncia programação do 2 de Julho com comemoração cívica e shows de Mariene de Castro e Cortejo Afro

Filarmônicas da Bahia realizam encontro musical para celebrar 2 de Julho

Balé Folclórico abre festejos do 2 de Julho em Salvador neste sábado

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Gracyanne elogia Belo durante conversa no BBB25: ‘Também amo’ -
BBB 25 14/01/2025 às 21:00

Gracyanne elogia Belo durante conversa no BBB25: ‘Também amo’

A modelo também compartilhou com os colegas de confinamento que Belo foi a pessoa responsável por ensiná-la a expressar sentimentos


Ivete Sangalo anuncia data de lançamento do EP gravado no Farol da Barra -
Cultura 14/01/2025 às 20:30

Ivete Sangalo anuncia data de lançamento do EP gravado no Farol da Barra

'O Verão Bateu em Minha Porta' chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (15), trazendo a energia única de Ivete e um feat com a ministra da Cultura


Presidente da Central do Outdoor Bahia traça meta para 2025: ‘Pensar inovação dentro do nosso produto’ -
Cidades 14/01/2025 às 20:01

Presidente da Central do Outdoor Bahia traça meta para 2025: ‘Pensar inovação dentro do nosso produto’

Vinícius Linhares também ressaltou que o desafio será 'melhorar', além da realização de workshops, a participação em eventos e estabelecer parcerias


Débora Regis garante salários de janeiro dos professores em Lauro e alfineta Moema: ‘Não vou dar calote’ -
Política 14/01/2025 às 19:41

Débora Regis garante salários de janeiro dos professores em Lauro e alfineta Moema: ‘Não vou dar calote’

Prefeita reiterou que a educação será um eixo prioritário de sua administração


BBB25: Aline Patriarca é a primeira pipoca a ultrapassar 500 mil seguidores -
BBB 25 14/01/2025 às 19:20

BBB25: Aline Patriarca é a primeira pipoca a ultrapassar 500 mil seguidores

Atualmente, a participante mais seguida do reality é Gracyanne Barbosa, com mais de 11,9 milhões de seguidores


De férias em Salvador, Caetano Veloso prestigia show de Mãeana no Rio Vermelho -
Coluna Ohh! 14/01/2025 às 19:01

De férias em Salvador, Caetano Veloso prestigia show de Mãeana no Rio Vermelho

Público foi surpreendido pela presença de Caetano Veloso em noite especial no Rio Vermelho


Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA -
Cidades 14/01/2025 às 18:43

Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA

Segundo o documento enviado pela empresa, a medida será testada e aprimorada no país antes de qualquer expansão


Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não -
Carnaval 14/01/2025 às 18:21

Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não

Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pela fiscalização e realização dos eventos nos espaços


Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador -
Cidades 14/01/2025 às 18:02

Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador

Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana


Ivete e Daniela participam da temporada de verão do Sem Censura na Bahia; saiba como participar -
Coluna Ohh! 14/01/2025 às 17:38

Ivete e Daniela participam da temporada de verão do Sem Censura na Bahia; saiba como participar

Programa icônico da TV Brasil terá transmissões ao vivo com convidados especiais e plateia no Cineteatro 2 de Julho