O governo da Bahia instituiu o Dia Estadual da Juventude Cristã, conforme publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (28). A data será celebrada no último sábado do mês de setembro e busca reconhecer a importância da juventude cristã na sociedade. A medida foi aprovada na Assembleia Legislativa e visa promover atividades que mobilizem as igrejas e instituições religiosas em torno da juventude.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que essa iniciativa representa um marco significativo para a comunidade cristã. “As igrejas são instrumentos fiéis de reparação de quaisquer danos espirituais e, naturalmente, ajudam o Estado e ajudam as famílias a conduzirem um ambiente de paz”, destacou. Ele também reiterou o compromisso do Estado em respeitar as diversas crenças e manifestações religiosas de seus cidadãos, mantendo o caráter laico da administração pública.
Dentre as finalidades da instituição do Dia Estadual da Juventude Cristã está mobilização das instituições religiosas, que poderão organizar palestras, workshops, congressos e eventos que estimulem a reflexão sobre questões sociais enfrentadas pela juventude. O objetivo é fomentar a cultura da paz e auxiliar os jovens na superação de desafios contemporâneos.
Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas para a Juventude, reforçou a importância da criação de um dia específico para a juventude cristã. “Reconhecer essa juventude, construindo um dia específico para celebrações, é muito positivo e reforça as nossas diversidades e a nossa expressividade, como uma juventude que também é religiosa,” afirmou Millet. Ele ressaltou que a sanção do decreto demonstra o respeito do Estado pela diversidade presente na Bahia.
A nova data foi recebida com entusiasmo pela comunidade cristã. Thais Isidório, uma jovem representante da juventude cristã, comemorou a medida, afirmando: “A juventude transforma. E quando junta a fé e a ação, possibilita o horizonte de mudarmos a nossa sociedade e transformá-la para muito melhor”.
Mirela Novais, representante da Igreja Adventista, também expressou apoio à medida, afirmando que é fundamental que a juventude tenha um espaço para atuar e fazer a diferença nas comunidades. “É muito importante que a juventude tenha esse espaço para atuar e fazer a diferença por onde quer que a gente passe”.
Leia também:
Terreiro Casa Branca recebe título de propriedade, ganhará memorial e passará por reforma
Cátia Bacelar comemora aquecimento do mercado e homenageia Tatau na CasaCor
Mostra Casas Conceito 2024 ocupará palacete no Centro Histórico de Salvador