Casa Rosa recebe dramaturgias ‘Danço Para Minha Mãe’ e ‘Atrizes’ neste domingo
Obras propõem interação direta com o público, rompendo a barreira tradicional entre palco e plateia
Neste domingo (1º), às 19h, as atrizes Christiane Veigga e Cristina Leifer apresentam, na Casa Rosa, no Rio Vermelho, as dramaturgias em processo “Danço Para Minha Mãe” e “Atrizes”. Escritas e produzidas desde 2022, as obras propõem interação direta com o público, rompendo a barreira tradicional entre palco e plateia. Os ingressos para a apresentação estão à venda no Sympla.
“Se nossas obras artísticas são espelhos da humanidade, queremos saber o que estamos refletindo”, explica Cristina Leifer, idealizadora do projeto.
A inspiração para “Danço Para Minha Mãe” nasceu do período de luto vivido por Cristina após a morte de sua mãe no início da pandemia. Durante o isolamento, ela revisitou memórias desse período, especialmente do convívio com a mãe em cuidados paliativos. Esse processo resultou na criação da peça, que busca traduzir a experiência em poesia e dialogar de forma leve com o público.
Já em 2023, Cristina reencontrou Christiane Veigga, que compartilhou sua vivência com o diagnóstico de câncer durante a pandemia. Dessa troca, surgiu a ideia para a dramaturgia “Atrizes”, construída a partir das experiências de ambas na quarentena e seus desdobramentos. “Desde então, estamos vivendo o processo de escrita de duas dramaturgias que envolvem a elaboração de nossos afetos e seus efeitos. Diante de todo o caos, as nossas dores não se encontraram. Nós nos encontramos além da dor. Nos encontramos no fluir da correnteza de um rio quando já estávamos no processo de ressignificação da dor. Já podíamos rir dela e fazer teatro a partir dela”, reflete Cristina.
Na peça “Atrizes”, as artistas exploram a relação entre suas experiências pessoais – o luto e o enfrentamento de um câncer – e as narrativas que criam para o palco. A obra questiona os limites entre ficção e realidade, trazendo humor para situações de sofrimento pessoal e coletivo. O segundo diagnóstico de câncer recebido por Christiane, em 2023, aprofundou as reflexões sobre como transformar adversidades em arte. “Para Aristóteles “Arte” é “teckné” em grego, “fazer”, “elaborar”, “produzir”. Assim, como duas artesãs, buscamos elaborar e produzir com a dor. E o teatro é o nosso guia que nos apoia nessa busca”, define Cristina.
As dramaturgias serão apresentadas como obras inacabadas, com o objetivo de construir parte do texto em conjunto com a plateia. Após cada apresentação, as atrizes promovem diálogos com o público sobre os temas abordados. “A vida e a arte são amálgamas. E quando começamos a criar inevitavelmente elaboramos o que nos inquieta, o que nos afeta na vida. O palco para mim é o reflexo da humanidade. Nossas obras são espelhos da humanidade em toda a sua dimensão, tanto para o bem quanto para o mal. E a partir desse reflexo o público, cada um por si, encontra aquilo que lhe afeta nesse espelho”, afirmou Cristina.
No primeiro semestre deste ano, as atrizes realizaram experimentos cênicos com as dramaturgias. Para Cristina, o palco é um reflexo da humanidade, permitindo que o público se identifique e reflita. “Abrir esse espaço de interlocução com o público no meio de uma cena, por exemplo, é um ato de amor e muita vulnerabilidade. Estamos abertas para esse encontro”, afirma.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Abertura de exposição no Muncab é adiada devido às chuvas em Salvador
De Vander Lee à Lagoa do Abaeté: Teatro Gamboa traz arte e emoção
Recôncavo Afro Festival celebra cultura regional em Maragogipe
Mesmo com chuva, milhares participam da Caminhada do Samba em Salvador
Últimas Notícias
PF deflagra operação que combate desvio de recursos públicos no Sul da Bahia
Limpurb intensifica ações para minimizar impactos das chuvas em Salvador
Medidas incluem limpeza de vias, desobstrução de bueiros e instalação de lonas em áreas de risco
Shoppings de Salvador ampliam horários de funcionamento na Black Friday
De acordo com CDL, expectativa é crescimento de 5% nas vendas no período na capital baiana
Cidades do interior baiano decretam estado de emergência devido às fortes chuvas
Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália também estão sob alerta
Chuva perde intensidade e deve atingir pontos isolados de Salvador nesta quinta-feira
Capital baiana registrou maior volume de chuvas para novembro desde 1963
Criação de empregos formais registra queda em outubro, aponta Caged
Entre janeiro e outubro de 2024, o saldo acumulado alcançou 2.117.473 vagas formais, um crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período de 2023
Casa Rosa recebe dramaturgias ‘Danço Para Minha Mãe’ e ‘Atrizes’ neste domingo
Obras propõem interação direta com o público, rompendo a barreira tradicional entre palco e plateia
Maria Gadú nega amizade com Dado Dolabella; ‘Repudio tudo o que fez, tenho pavor’
Cantora respondeu acusações de fãs e reforçou distanciamento de Dado há mais de uma década
Abertura de exposição no Muncab é adiada devido às chuvas em Salvador
Exposição 'Òná Ìrín: Caminho de Ferro' tinha previsão de início para esta quinta-feira (28)
Justiça prorroga prazo para credores da 123milhas solicitarem ressarcimento
Procedimentos devem ser realizados exclusivamente no site da Administradora Judicial
Viagens longas no fim do ano aumentam risco de trombose; saiba como prevenir
Dilatações nas veias das pernas, além do impacto estético, podem gerar desconforto e representar riscos à saúde. Entre eles, está a trombose venosa, que, em casos graves, pode levar à morte