Chuva: Prefeitura de Salvador assegura acolhimentos provisórios a desabrigados

Estruturas em 11 bairros garantem abrigo, alimentação e assistência a famílias afetadas por deslizamentos


Héber Santana
Héber Santana 28/11/2024 11:23 • Cidades
Chuva: Prefeitura de Salvador assegura acolhimentos provisórios a desabrigados - Reprodução/Instagram @prefsalvador

A prefeitura de Salvador está disponibilizando equipes para atender famílias que estão desabrigadas devido às chuvas. Segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), as estruturas de atendimento foram montadas em escolas de 11 bairros: Saramandaia, Bom Juá, Lobato, São Caetano, Vila Picasso, Calabetão, Bosque Real, Olaria, Castelo Branco, Cajazeiras VII e Alto da Terezinha. 

“Sabemos que não é fácil sair das casas e deixar tudo, mas o mais importante é a vida. Por isso, pedimos a todos que busquem um local seguro para ficar, como este que estamos oferecendo, para que seja possível salvaguardar a integridade física de cada um. Os técnicos realizarão o acolhimento, farão a escuta para verificar as necessidades imediatas e os encaminhamentos necessários para que as pessoas não permaneçam na condição de vulnerabilidade social”, afirmou Junior Magalhães, secretário municipal de Promoção Social.  

Além do alojamento provisório, as equipes estão atuando para suprir as necessidades emergenciais, como alimentação e higiene básica, além de encaminhar os desabrigados para receberem auxílios socioassistenciais. De acordo com a assistente social, Lucimeire Santos, da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), as famílias devem procurar uma escola para abrigo, assim que ouvirem a sirene da Defesa Civil.

“Quando a sirene é acionada, nossa prioridade é retirar as famílias da área de risco para evitar acidentes. Na escola, oferecemos refeições e todo o suporte necessário. As famílias vêm por conta própria e, ao chegarem, fazemos o cadastro de cada uma para entender o perfil das pessoas que estão sendo acolhidas”, reforçou.  

Em Saramandaia, bairro onde foi registrado dois deslizamentos com uma vítima fatal, agentes da Sempre agiram para atender as famílias atingidas pelos efeitos das chuvas e das ameaças de deslizamento. Duas escolas foram preparadas para as pessoas que precisarem de abrigos. As famílias que tiveram as casas atingidas pelo deslizamento de terra receberão ainda o beneficio do Aluguel Social. Também foi disponibilizado o auxílio funeral para aos familiares do jovem de 23 anos que morreu no local, após deslizamento de terra.  

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

AGU cobra investigação da PF sobre caso de racismo contra ministra Vera Lúcia, do TSE -
Política 21/05/2025 às 22:20

AGU cobra investigação da PF sobre caso de racismo contra ministra Vera Lúcia, do TSE

Ministra foi impedida de acessar seminário promovido pelo governo federal, mesmo estando escalada como palestrante


Cláusula de contrato da Fonte Nova impede concessão de Pituaçu à iniciativa privada até 2028 -
Esporte 21/05/2025 às 22:00

Cláusula de contrato da Fonte Nova impede concessão de Pituaçu à iniciativa privada até 2028

Contrato da Parceria Público-Privada (PPP) exige que Estádio de Pituaçu funcione como alternativa em casos de indisponibilidade da Arena Fonte Nova


Padre Fábio de Melo desabafa sobre linchamento virtual após polêmica em cafeteria: ‘estou a um passo de desistir’ -
Coluna Ohh! 21/05/2025 às 21:40

Padre Fábio de Melo desabafa sobre linchamento virtual após polêmica em cafeteria: ‘estou a um passo de desistir’

Padre vem sofrendo ataques virtuais após relatar ter sido tratado com grosseria por um gerente de uma cafeteria da rede Havanna, em Joinville (SC)


Bancada de oposição na Câmara de Salvador apresentará emendas coletivas ao PL de reajuste dos servidores -
Política 21/05/2025 às 21:30

Bancada de oposição na Câmara de Salvador apresentará emendas coletivas ao PL de reajuste dos servidores

Projeto deve ser votado nesta quinta-feira (22), durante sessão extraordinária da CMS


OAB-BA empossa Comissão de Direito do Terceiro Setor para triênio 2025-2027 com foco em inovação e justiça social -
Cidades 21/05/2025 às 21:20

OAB-BA empossa Comissão de Direito do Terceiro Setor para triênio 2025-2027 com foco em inovação e justiça social

Advogada Karine Rocha foi reconduzida ao cargo de presidente da Comissão


Alcolumbre diz que PEC do fim da reeleição pode ser votada no Senado na próxima semana -
Política 21/05/2025 às 20:59

Alcolumbre diz que PEC do fim da reeleição pode ser votada no Senado na próxima semana

Proposta estabelece mudanças a partir de 2034 e mantém direito de reeleição até 2030


Morre Dorinha Duval, atriz que interpretou primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, aos 96 anos -
Coluna Ohh! 21/05/2025 às 20:40

Morre Dorinha Duval, atriz que interpretou primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, aos 96 anos

Com carreira marcada por sucessos na televisão, Dorinha deixou os holofotes após ser condenada por homicídio nos anos 1980


Ex-comandante da Aeronáutica revela ao STF que alertou Bolsonaro sobre ausência de fraudes nas urnas -
Política 21/05/2025 às 20:30

Ex-comandante da Aeronáutica revela ao STF que alertou Bolsonaro sobre ausência de fraudes nas urnas

Depoimento foi prestado como parte das investigações que apuram tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022


Isidório surge com bebê reborn na Câmara e pede que adeptos visitem orfanatos: ‘não vamos trocar o natural por silicone’ -
Política 21/05/2025 às 20:20

Isidório surge com bebê reborn na Câmara e pede que adeptos visitem orfanatos: ‘não vamos trocar o natural por silicone’

Parlamentar afirmou que apego aos bonecos não pode substituir cuidado com crianças reais em situação de vulnerabilidade


Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência em 2026: ‘contribuir para o melhor do Brasil’ -
Política 21/05/2025 às 19:58

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência em 2026: ‘contribuir para o melhor do Brasil’

De acordo com governador do Rio Grande do Sul, pré-candidatura é uma 'aspiração legítima'