Temporal provoca alagamentos e susto no ferry em Salvador; chuva continua e cidade segue em alerta
Nova medição da Defesa Civil aponta acumulado acima da média histórica de outubro em diversos bairros; previsão indica 90% de chance de chuva
Jefferson Peixoto/PMS
Um forte temporal atingiu Salvador nas últimas 24 horas e provocou alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos e um susto no ferry Maria Bethânia, quando a água do mar invadiu o convés durante a travessia entre a capital e Vera Cruz. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o volume de 123,2 milímetros de chuva, registrado na região da Boca da Mata, superou a média histórica de outubro, estimada em 91 mm.
Com o cenário de instabilidade e ventos acima de 60 km/h, o órgão elevou o status de risco da cidade do nível de observação para o nível de atenção. Com volume de chuva acima de 80 mm nas últimas 72 horas, a previsão na capital baiana é de continuidade das precipitações, acompanhadas por rajadas de vento, até o próximo domingo ((26).
Codesal registra nove solicitações da população
Entre a madrugada e o início da manhã desta terça-feira (21), a Codesal registrou nove ocorrências. Foram duas ameaças de desabamento (nos bairros do Cabula e Pau da Lima), três ameaças de deslizamento (duas na Liberdade e uma no Subúrbio), uma ameaça de queda de árvore (Liberdade), um desabamento parcial (Barra/Pituba), um deslizamento de terra (Liberdade) e duas infiltrações (Liberdade e Subúrbio).
O órgão reforçou a orientação para que os moradores de áreas de risco acionem a Defesa Civil pelo número 199 em caso de emergência.
Bairros mais atingidos e ventos acima de 60 km/h
Os bairros que mais registraram chuva nas últimas 24 horas foram Boca da Mata (123,2 mm), Nova Brasília (106,8 mm), Cajazeiras VIII (101,6 mm) e Mangabeira (98,4 mm). A frente fria vinda da região Sul do país segue influenciando as condições de tempo em Salvador, favorecendo a formação de nuvens carregadas e precipitações intensas, principalmente no período da noite.
De acordo com o monitoramento da Codesal e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 62,6 km/h na Boia Meteorológica da Barra e a 57,6 km/h na manhã desta terça-feira. Também houve registros de 56,2 km/h na Vila Naval (Barra) e 52,6 km/h em Itapuã, além de ventos acima de 50 km/h em regiões como Canabrava, Praia do Flamengo e Valéria.
Estragos e infraestrutura danificada
A força do vento causou a queda de um poste na Rua do Gás, em Santa Cruz, na noite de segunda-feira (20). No mesmo bairro, parte do muro da Escola Municipal Teodoro Sampaio desabou, atingindo veículos estacionados. Nenhuma pessoa ficou ferida.
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que o caso está sendo apurado e as aulas seguem suspensas até a conclusão da vistoria técnica. Além disso, semáforos ficaram pendurados em fios nas orlas da Pituba, Costa Azul e Barra, possivelmente danificados pela força da ventania. Equipes da Transalvador foram acionadas para realizar os reparos emergenciais.
Bandeira vermelha e restrições no sistema ferry-boat
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, determinou a suspensão parcial da operação do sistema ferry-boat, permitindo apenas o funcionamento das embarcações Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, que estão transportando exclusivamente passageiros.
O aviso de bandeira vermelha segue em vigor, indicando condições meteorológicas adversas na Baía de Todos-os-Santos e em toda a faixa litorânea da Bahia. As travessias entre Salvador e Mar Grande e entre Salvador e Morro de São Paulo permanecem suspensas até que as condições melhorem.
Água do mar invade ferry Maria Bethânia
Durante a tarde de segunda-feira (20), a água do mar invadiu o convés do ferry Maria Bethânia, assustando os passageiros e quase arrastando motocicletas que viajavam na embarcação. A travessia seguia de Salvador para Vera Cruz quando uma onda de forte intensidade, impulsionada pelos ventos, lançou água para dentro do convés de veículos.
Segundo a Internacional Travessias Salvador, o episódio foi controlado pela tripulação, sem feridos. Apesar do incidente, o ferry cumpriu o tempo previsto de viagem.
Confira:
Previsão do tempo e orientações
A Codesal informou que o tempo em Salvador deve seguir nublado a parcialmente nublado ao longo desta terça-feira (21), com 90% de probabilidade de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura varia entre 21°C e 25°C, com sensação térmica elevada e umidade relativa do ar entre 85% e 100%.

As chuvas devem permanecer na capital baiana até domingo (26). A Codesal reforça orientações de segurança à população:
- Evitar áreas de encosta e locais alagados;
- Não se abrigar sob árvores durante ventanias;
- Manter atenção redobrada ao dirigir sob chuva forte;
- Em caso de emergência, ligar para o número 199.
Alerta prolongado e atenção redobrada
O temporal em Salvador ocorre em um contexto de instabilidade que vem se estendendo por toda a faixa litorânea da Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido alerta de chuvas intensas para dezenas de municípios do Estado.
A Defesa Civil permanece em campo com equipes distribuídas em diferentes bairros da cidade, monitorando áreas de risco e prestando assistência às famílias afetadas. A recomendação das autoridades é que os moradores permaneçam atentos aos alertas emitidos pelos canais oficiais e evitem deslocamentos desnecessários até que as condições climáticas se estabilizem.
Rayllanna Lima
Rayllanna Lima é jornalista e especialista em Marketing e Growth, movida pelo desejo de transformar dados em narrativas que informam, conectam e inspiram. Autora do livro Renascer, reúne experiências em veículos de comunicação, agências e empresas dos setores de energia e pesquisa de mercado, com foco em integrar pessoas, marcas e propósito.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade