Projeto Mulheres no Volante, da Prefeitura de Salvador, recebe menção honrosa durante prêmio nacional de mobilidade e inclusão
Iniciativa promove inclusão de mulheres no transporte e já capacitou 250 profissionais na capital baiana
Reprodução/Ascom Semob
O projeto Mulheres no Volante, da Prefeitura de Salvador, recebeu menção honrosa durante o Connected Smart Cities 2025, realizado na última quinta-feira (25), em São Paulo. A iniciativa foi finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, concorrendo na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam ao lado das cidades de Recife (PE) e Itabirito (MG), vencedora da disputa.
O programa é desenvolvido em parceria pelas secretarias de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Representaram Salvador as motoristas do BRT: Andréa Peneluc, de 42 anos, e Ilmara Sales, de 53, além da equipe técnica da Semob.
“Estamos muito felizes por receber este reconhecimento, o que mostra que Salvador está no caminho certo, servindo, inclusive, de inspiração para que outras cidades do Brasil também adotem este tipo de iniciativa”, afirmou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.
Projeto promove inclusão feminina no transporte
O projeto busca ampliar a participação de mulheres no setor de transporte coletivo, um espaço historicamente masculino. Segundo o titular da Semob, a ação reforça a importância da empregabilidade feminina em funções operacionais e de destaque no sistema. Ele destacou ainda que a maioria dos usuários do transporte público é composta por mulheres, o que fortalece a relevância da iniciativa.
A secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, também ressaltou a importância do reconhecimento nacional. Para ela, a ação mostra a capacidade de unir diferentes áreas da gestão municipal em torno da política de gênero.
“Esta ação busca a transversalização da política de gênero, em que secretarias se unem buscando inserir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho e fazendo com que elas ocupem esses espaços que antes eram majoritariamente masculinos”, disse.
Participantes dizem que iniciativa abre portas para as mulheres
Para as motoristas que participaram do prêmio, o Mulheres no Volante representa transformação de vidas. Andréa Peneluc contou que a iniciativa abriu portas para mulheres que são responsáveis pelo sustento de suas famílias.
“O Mulheres no Volante transformou a minha vida e vem transformando a vida de outras mulheres, dando oportunidades numa atividade que era dominada pelos homens”, afirmou a motorista.
Já Ilmara Sales destacou o impacto do projeto no fortalecimento da autoestima das profissionais. “É muito gratificante ver que outras mulheres se espelham na gente como exemplo. É uma honra receber esse prêmio, eu me sinto empoderada e lisonjeada como profissional”, disse.
Projeto Mulheres no Volante já capacitou 250
Lançado em 2022, o Mulheres no Volante é resultado da parceria entre Semob, SPMJ e Sest/Senat. Em pouco mais de dois anos, já capacitou 250 mulheres, das quais 110 ingressaram no sistema de transporte coletivo. Muitas delas hoje atuam como motoristas de ônibus municipais e do BRT Salvador.
Além da atuação direta no volante, a iniciativa também impulsionou a presença feminina em outras funções do setor. Houve um aumento de mais de 30% na representatividade de mulheres na área de manutenção e o número de motoristas no sistema municipal praticamente dobrou desde a criação do programa.
O reconhecimento recebido no Connected Smart Cities 2025 reforça a relevância do projeto no cenário nacional de mobilidade urbana e inclusão. O evento é considerado o principal espaço de debate sobre inovação, sustentabilidade e políticas públicas no setor.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas