Pular para o conteúdo
Início » Projetado por Lina Bo Bardi, Espaço Coati passará por manutenção estrutural

Projetado por Lina Bo Bardi, Espaço Coati passará por manutenção estrutural

Associação Cultural Pivô
Obras de manutenção já estão em andamento, incluindo melhorias na infraestrutura elétrica, paisagismo e esquadrias

O Espaço Coati, localizado na Ladeira da Misericórdia, Centro Histórico, passará por obras de reestruturação e reativação. Este é o resultado de uma parceria da Prefeitura de Salvador com a Associação Cultural Pivô.

O projeto, idealizado nos anos 1980 pela arquiteta Lina Bo Bardi, deve ser reaberto ao público no segundo semestre de 2025. As obras de manutenção já estão em andamento, incluindo melhorias na infraestrutura elétrica, paisagismo e esquadrias. O espaço, que nunca funcionou plenamente como planejado, receberá atividades culturais gratuitas, residências artísticas, exposições e ações educativas.

Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo, destacou a importância do Coati para o desenvolvimento sustentável da região. “O Coati nunca abriu com a com o propósito que foi desenhado. Mas isso vai acontecer agora”.

Fernanda Brenner, diretora artística da Pivô, destacou o potencial do Coati e os planos para reativação da estrutura. “Temos um precedente em São Paulo, trabalhando na retomada de um imóvel histórico a partir da presença de projetos culturais, não apenas de artes visuais, mas de literatura e arquitetura. Essa força que a cultura traz é fundamental para ecoar em imóveis especiais como o Coati, que está entre as Cidades Alta e Baixa de Salvador, com uma vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. Nosso projeto para cá é, sobretudo, criar um ponto de encontro entre a população, artistas do Brasil e de fora”, destacou.

O Instituto Bardi também participa da parceria, buscando preservar o legado de Lina Bo Bardi. Lissa Carmona, embaixadora da organização, ressaltou a relevância de manter viva a memória da arquiteta. Lina Bo Bardi desenvolveu o projeto do Coati como parte do Programa Especial de Recuperação de Sítios Históricos em Salvador, integrando patrimônio histórico e a vida cotidiana da cidade.

Leia também:

Mostra Casas Conceito 2024 ocupará palacete no Centro Histórico de Salvador

Templo na Paralela é inaugurado; saiba qual é a religião

Festival da Primavera em Salvador começa neste sábado; confira a programação

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS