header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Prefeitura faz mais de 10 milhões de bloqueios contra hackers por dia

Prefeitura faz mais de 10 milhões de bloqueios contra hackers por dia

Prefeitura faz mais de 10 milhões de bloqueios contra hackers por dia
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)
Segundo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, principais páginas que sofrem ataques são das áreas de saúde, educação e finanças

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, afirmou, na manhã desta quarta-feira (26), que a Prefeitura de Salvador faz mais de 10 milhões de bloqueios contra hackers por dia. Segundo o gestor, as principais páginas que sofrem ataques são das áreas de saúde, educação e finanças.  

“A própria Infovia [da Cidade Inteligente] foi concebida na sua essência com a segurança cibernética nativa na rede e a maior preocupação da Prefeitura é com a cibersegurança. Então, a gente começou essa rede onde vai transitar todos os dados da Prefeitura. Hoje, existe dentro da infraestrutura da Cogel, que cuida da parte toda de conectividade, armazenamento e redes, existe uma gerência de redes que cuida especificamente de cibersegurança e podemos dizer que a Prefeitura está bem nessa área, conseguindo sustentar e minimizar os efeitos desses hackers pra tentar invadir os sites e o ambiente da Prefeitura. Com fé em Deus, trabalho e competência, vamos conseguir bloquear esses acessos indevidos nas infraestruturas da Prefeitura”, disse Araújo ao Portal M!.

De acordo com o secretário, a cibersegurança é uma preocupação no mundo todo, de governos a grandes corporações, já que hoje tudo está virando digital. No entanto, a grande quantidade de ataques diários, segundo Araújo, é padrão.

“Quando você encontra a vulnerabilidade entre sistemas e aplicações, os hackers ficam tentando e a partir daí você pega as credenciais e entra dentro das redes, como aconteceu naquela cooperativa de crédito na segunda-feira. Hoje tudo está virando digital, a própria Prefeitura está aí com o portal do Salvador Digital botando os seus serviços de agendamento, de prestação de serviço ao cidadão mesmo na ponta. Então, a gente tem que ter uma preocupação muito grande com a questão da cibersegurança”, pontuou durante evento no bairro Alto do Cabrito, onde foi autorizado o início das obras para construção do Centro de Controle Operacional (CCO).

Conforme o gestor, “nesse momento, principalmente de política, o foco é de governos como um todo. “Governos municipais, estaduais e federais são o foco dessas tentativas de acesso indevido como um todo. [Na Prefeitura de Salvador], principalmente naquelas páginas de grande acesso, na área de saúde, de educação, a própria Procuradoria eles tentam, Fazenda. Então, o foco é onde possam criar impacto negativo para as instituições”, explicou Araújo ao Portal M!.

Leia também:

Prefeitura inicia obras do CCO de Salvador nesta quarta-feira

Centro de Operações vai reunir todos os sistemas de Salvador e terá investimento de R$100 milhões

Prefeitura lança programa que vai criar escola digital

Equipe M!
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política