Operação nacional da polícia civil recupera celulares roubados e devolve aos donos

Pessoas que estavam em posse dos aparelhos foram intimadas e compareceram nas delegacias para fazer entrega


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 19/12/2024 08:43 • Cidades
Operação nacional da polícia civil recupera celulares roubados e devolve aos donos - Divulgação/PC-BA
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Uma operação nacional da polícia civil foi lançada, nesta última quarta-feira (18), para recuperar telefones celulares roubados e identificar criminosos e receptadores. Em parceria com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e apoio do Ministério da Justiça, a ação nomeada como Mobile visa desestimular o comércio ilegal de dispositivos móveis em todo o Brasil.

Resultados expressivos e entregas aos donos

Milhares de intimações foram enviadas eletronicamente para pessoas envolvidas em casos de roubo e receptação de celulares nos meses de novembro e dezembro. Como resultado, mais de 2.583 aparelhos foram recuperados em todo o país. No “Dia D” da operação, ocorrido nesta quarta-feira, policiais civis de diversos estados entregaram os celulares aos seus legítimos proprietários.

“Essa operação tem o intuito de incentivar as pessoas que tiveram os celulares roubados a procurarem uma delegacia para registrar a ocorrência. Só assim podemos investigar e conseguir devolver os aparelhos”, explicou Heloísa Brito, delegada-geral da Polícia Civil da Bahia e presidente do CONCPC.

Importância do Boletim de Ocorrência

De acordo com Heloísa Brito, registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.) é fundamental para que os celulares roubados sejam localizados. Cada aparelho possui um número de identificação único e global, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity), que permite seu rastreamento e recuperação.

“Com esse número, conseguimos identificar e recuperar o celular, mesmo que ele tenha sido revendido ou esteja em posse de outra pessoa”, destacou a delegada-geral.

Combate ao comércio ilegal e conscientização

A operação também busca conscientizar a população sobre os riscos e crimes associados à compra de celulares sem nota fiscal. Segundo a delegada-geral, a prática alimenta o mercado de roubos e pode levar à responsabilização por receptação de produtos ilícitos.

“É preciso que as pessoas entendam que não se deve comprar celular sem nota fiscal. Essas compras incentivam os roubos. Quem adquire produtos roubados comete o crime de receptação”, ressaltou Heloísa Brito.

Operação contínua e novos desdobramentos

A Operação Mobile continuará sendo realizada periodicamente em todo o território nacional, reforçando o compromisso da Polícia Civil com o combate ao crime organizado e a devolução de bens subtraídos.

“A Polícia Civil vai continuar fazendo esse trabalho de investigação para prender quem rouba e devolver os aparelhos aos donos. Assim pretendemos reduzir esse tipo de crime”, concluiu a delegada-geral.

A iniciativa reforça a importância da denúncia e do registro formal de ocorrências para a efetiva atuação policial. A população é encorajada a procurar uma delegacia sempre que for vítima de roubo, ajudando a combater o comércio ilegal de celulares e a fortalecer a segurança pública no Brasil.

Celulares roubados no Brasil

De acordo com uma pesquisa Datafolha, quase 10% dos brasileiros tiveram celulares roubados ou furtados no último ano. O estudo, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pela Folha de S.Paulo, entrevistou 2.508 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do país entre os dias 11 e 17 de junho.

Os dados mostram que 9,2% dos entrevistados relataram ter sido vítimas de roubo ou furto de celular entre julho de 2023 e junho de 2024. A pesquisa destaca que esse tipo de crime é mais comum nas capitais, onde 15% dos moradores afirmaram ter passado pela experiência, em comparação com 6% no interior.

Com base na proporção de entrevistados e no tamanho da população, o Datafolha estima que aproximadamente 14,7 milhões de brasileiros foram vítimas desse crime no período analisado. Isso equivale a cerca de 1.680 celulares roubados ou furtados por hora no país.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição


Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio -
Política 02/02/2026 às 23:00

Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)


Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km -
Negócios 02/02/2026 às 22:30

Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km

A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento


Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho -
Cultura 02/02/2026 às 22:02

Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho

O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval