Marcelo Werner destaca combate ao crime organizado e exalta atuação da polícia na Bahia
Solenidade de entrega de viaturas contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, enfatizou, nesta sexta-feira (18), o comprometimento do governo estadual no enfrentamento ao crime organizado. A declaração foi feita na cerimônia de entrega de 127 novas viaturas para as forças de segurança. A solenidade, realizada na presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, simboliza para o governo um esforço contínuo de ampliar a capacidade de atuação das polícias em meio à crescente violência no estado, especialmente em Salvador e região metropolitana.
Werner destacou que as viaturas, que incluem modelos semi-blindados e veículos destinados às Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs), fazem parte de uma estratégia mais ampla de combate às facções criminosas que operam na Bahia.
“As viaturas semi-blindadas são essenciais diante da escalada da violência que temos visto, principalmente com o uso de armamentos pesados por criminosos. Hoje, entregamos 40 dessas viaturas, que serão distribuídas na capital, região metropolitana e também no interior do estado, para proteger nossos policiais e garantir a segurança da população”, afirmou.
O secretário reforçou que o enfrentamento ao crime organizado tem sido incessante. Ele mencionou recentes operações que resultaram na prisão de lideranças de facções, inclusive fora do estado, e na apreensão recorde de armamentos em 2024.
“Estamos lidando com criminosos que possuem alto poderio bélico e, por isso, além do investimento em viaturas, armamentos e inteligência, temos feito um trabalho contínuo para desarticular essas facções que estão por trás das mortes violentas no estado”, explicou Werner.
Adesão do Programa Escuta SUSP
Além das viaturas, a cerimônia marcou a adesão ao Programa Escuta SUSP, que prevê apoio psicológico aos policiais baianos. Para o secretário, o investimento na saúde mental dos agentes de segurança é fundamental.
“Nosso maior patrimônio são os policiais e bombeiros que, diariamente, estão nas ruas protegendo a população. O Escuta SUSP vai oferecer atendimento psicológico online para esses profissionais, garantindo o acolhimento e cuidado necessário para que possam continuar desempenhando suas funções com excelência”, afirmou.
Com um investimento de R$ 30 milhões na aquisição dos veículos e mais R$ 3 milhões em equipamentos de menor potencial ofensivo, como granadas de contenção, o secretário destacou que o governo está atuando em várias frentes.
“Este é um combate que envolve recursos, treinamento e, principalmente, a valorização dos nossos profissionais. Continuaremos investindo em equipamentos e no aumento do efetivo policial, para garantir que a Bahia esteja preparada para enfrentar a violência e proteger sua população”, concluiu Marcelo Werner.
Violência em Salvador
Em Salvador e Região Metropolitana, foram registrados, somente nesta última quarta-feira (17), 18 mortes, destacando a gravidade da crise de violência que atinge a capital baiana e o Estado. Durante o período da manhã, oito pessoas foram mortas em quatro localidades. Já durante a tarde, mais dez vítimas foram mortas. O último final de semana mais violento em Salvador foi registrado no dia 21 de agosto de 2023, quando 24 pessoas foram baleadas e 12 mortas.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Últimas Notícias
Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20
Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina
Presidente do BC defende ajuste fiscal focado em controle de gastos para juros mais baixos
Campos Neto relacionou ainda a necessidade de ajustes fiscais à possibilidade de reduzir estruturalmente os juros no país
Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana
Mais de 300 habitações já foram requalificadas na região
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana