Luciano Suedde defende fortalecimento da comunicação pública e reforça papel da atuação digital nos estados
Suedde representou o Governo do Estado durante o 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom)

O chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom Bahia), Luciano Suedde, participou, nesta quinta-feira (3), da abertura do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O encontro, que termina nesta sexta-feira (4), reúne representantes da comunicação pública dos estados e do Distrito Federal para discutir os desafios e possibilidades da atuação digital nas gestões estaduais.
Durante sua fala, Suedde ressaltou a importância do fórum como ferramenta para consolidar práticas e diretrizes comuns na comunicação institucional dos estados brasileiros. Ao destacar a origem baiana do evento, ele afirmou que sua trajetória pessoal acompanha a história do encontro.
“Eu participei das sete edições do Fórum, que foi criado na Bahia. O Fórum nos auxilia a tirar dúvidas e seguir uma linha de normas e critérios, além de aprofundar conhecimentos em áreas como digital, contratos e licitações. A gente só faz ganhar com esse encontro”, destacou Suedde.
Programação do 7º FNSecom aborda comunicação digital e estratégias governamentais
A programação do evento teve início logo após a abertura oficial, com palestras sobre publicidade governamental e estratégias digitais em tempo real. Também foram apresentados cases e experiências dos estados, seguidos de debates entre os participantes.
Nesta sexta-feira, a agenda incluiu debates sobre o uso das plataformas Netflix e LinkedIn na comunicação pública, além de uma palestra com o ministro Sidônio Palmeira. O encerramento do fórum contou com a assinatura de uma carta-compromisso entre os participantes, consolidando os entendimentos estabelecidos durante o evento.
Conselho Nacional de Comunicação coordena e articula políticas públicas entre os estados
O Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom) é o órgão máximo do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom), criado em 2023 como uma instância permanente de coordenação e articulação das políticas públicas de comunicação dos estados e do Distrito Federal.
O CNSecom tem entre suas funções a formulação de políticas públicas de comunicação, a promoção da articulação entre os governos estaduais e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e a mobilização de bancadas no Congresso Nacional em defesa de pautas relacionadas à comunicação institucional.
O conselho é composto por secretários e dirigentes de comunicação das unidades da federação, que atuam orientados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.
Trajetória de Luciano Suedde combina gestão pública e experiência no setor privado
Luciano Suedde foi nomeado secretário interino da Secom Bahia pelo governador Jerônimo Rodrigues, em 11 de dezembro de 2024, após a saída de André Curvello, que assumiu cargo na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Suedde já atuava como chefe de gabinete da Secom e foi escolhido para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na pasta.
Com formação em Tecnologia da Informação e Marketing Estratégico pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC) e pós-graduação em Administração Financeira, Suedde construiu uma trajetória profissional que inclui experiência no setor público e privado.
Na área pública, teve passagens pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Salvador e pela própria Secom do Governo da Bahia, onde coordenou processos internos e atuou na gestão da comunicação institucional. Também colaborou com o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran).
No setor privado, foi gerente comercial da Rede Bandeirantes, além de ter atuado como consultor de marketing em instituições como a Fundação Escola de Administração da UFBA e a FAPES. Atuou ainda como gerente executivo no Banco Bradesco, com foco na gestão financeira e no atendimento ao cliente.
Mais Lidas
Cidades
Governo da Bahia abre 100 vagas para estágio em programas de pós-graduação
Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar