Jerônimo Rodrigues determina investigação sobre operação policial com 12 mortos em Salvador

Secretaria de Segurança Pública e Ministério Público acompanham caso; Capitão Alden sai em defesa de policiais


Daniel Freitas
Daniel Freitas 06/03/2025 14:11 • Cidades
Jerônimo Rodrigues determina investigação sobre operação policial com 12 mortos em Salvador - Equipe M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou, nesta quarta-feira (5), a investigação sobre um possível “exagero” da polícia na operação que resultou na morte de 12 suspeitos no bairro Fazenda Coutos, no Subúrbio de Salvador. A ação policial ocorreu, na última terça-feira (4), e o caso tem gerado questionamentos sobre a condução da operação.

“Nós pedimos para que todo estudo seja feito, para averiguar se houve algum exagero da polícia. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe, se reuniu com Ministério Público e Defensoria para poder zelar e o estudo está acontecendo para a gente averiguar algum exagero”, afirmou o petista durante seu programa semanal “Fala Jero”.

Conflitos no bairro motivaram ação policial

Segundo o governador, moradores de Fazenda Coutos já haviam acionado a Polícia Militar para relatar intensos tiroteios nos dias anteriores à operação. O confronto seria resultado da disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas na região.

“A comunidade estava se queixando com a polícia, mandando pedidos de presença e realmente a inteligência detectou através de câmeras a disputa de duas facções. Uma delas, se colocando como vencedora, ganhou espaço e queria mandar, proibindo as pessoas de circularem”, explicou Rodrigues.

A operação foi planejada pela Polícia Militar após a identificação de suspeitos fortemente armados. Os policiais foram recebidos a tiros e revidaram, resultando nas 12 mortes.

Capitão Alden defende ação da PM e critica cobertura da imprensa

A repercussão da operação policial que resultou na morte de 12 suspeitos em Fazenda Coutos continua gerando debates, agora com a manifestação do deputado federal Capitão Alden (PL-BA). O parlamentar saiu em defesa dos policiais envolvidos na ação e fez duras críticas à cobertura jornalística do caso, especialmente ao portal UOL, que, segundo ele, teria tratado o tema “de forma tendenciosa”.

Alden afirmou que a imprensa tem um papel fundamental na sociedade, mas ressaltou que as informações devem ser divulgadas com transparência e responsabilidade. Ele acusou o UOL de induzir o público a interpretações equivocadas sobre a conduta da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e classificou a abordagem do veículo como um “tribunal inquisitório” contra os agentes de segurança.

“Parece que há uma escassez de assuntos pós-carnaval, já que não podem falar sobre a baixa popularidade do ‘descondenado’, faz com que parte da imprensa, especificamente, três jornalistas do UOL, se é que podem ser chamados assim, montaram uma espécie de ‘tribunal inquisitório’ e um estúdio de São Paulo para falar asneiras sobre uma realidade que desconhecem. Ao melhor estilo ‘Os 3 patetas’, reuniram-se para emitir opiniões irresponsáveis sobre a guerra que está acontecendo aqui na Bahia. O pior ainda fizeram ilações levianas sobre a conduta dos honrados policiais militares do nosso estado mostraram com isso claramente que desconhecem a nossa realidade”, afirmou Alden.

Apenas uma pessoa não foi identificada

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, na manhã desta quinta-feira (6), a identidade de 11 dos 12 suspeitos mortos. Eles tinham entre 17 e 27 anos. O 12º indivíduo ainda não foi identificado, pois estava sem documentos.

Lista de suspeitos mortos:

  • D.C.A. – 17 anos
  • P.R.S.P. – 17 anos
  • João Cledison Santos Souza – 18 anos
  • Félix de Oliveira Rodrigues – 19 anos
  • Uendel Vitor Rodrigues dos Reis – 20 anos
  • Jackson Vitor Araújo dos Santos – 20 anos
  • Wendel Henrique Nunes dos Santos – 20 anos
  • Samuel da Luz Nascimento de Sousa – 24 anos
  • Francisco Ariel Freire Santos – 27 anos
  • Douglas Campos da Silva Batista – 27 anos
  • Leidson Maxwel da Costa Silva – 27 anos

Ao todo, cinco corpos haviam sido liberados, até a manhã desta quinta-feira, pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para sepultamento. Entre eles, os de João Cledison Santos Souza e Francisco Ariel Freire Santos, que foram enterrados no cemitério Bosque da Paz.

Detalhes da operação e investigações

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, a operação foi previamente planejada para neutralizar a presença de criminosos fortemente armados. Os suspeitos foram encontrados em uma área de mata e em duas residências, que teriam sido usadas como pontos estratégicos para atacar os policiais.

Moradores chegaram a ser retirados de suas casas e mantidos reféns pelos criminosos antes da chegada da polícia. No entanto, segundo as autoridades, não há relatos de feridos entre a população.

Os suspeitos baleados foram socorridos e levados ao Hospital do Subúrbio, onde as mortes foram confirmadas. A polícia apreendeu 12 armas, incluindo submetralhadoras, pistolas e revólveres, além de rádios comunicadores, drogas, balanças de precisão e balaclavas.

Conflito entre facções antecedeu ação policial

As investigações indicam que, antes da operação, ao menos dois intensos tiroteios ocorreram entre grupos criminosos rivais na região, desde a noite de segunda-feira (3), moradores de Teotônio Vilela, área próxima à Fazenda Coutos, relataram disparos frequentes entre facções.

Investigação em andamento

A Polícia Civil e o Ministério Público da Bahia acompanham o caso. Segundo a delegada-geral Heloísa Brito, policiais que participaram da ação já prestaram depoimento, assim como duas testemunhas. De acordo com ela, os militares “retratam com muita clareza como o evento aconteceu quando eles chegaram no local”.

O inquérito está sob responsabilidade do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ainda não há previsão para a conclusão da apuração.

Transporte público afetado

Devido ao confronto, o transporte público na região foi temporariamente suspenso. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), os ônibus estão circulando apenas pela entrada do bairro, desviando o trajeto normal até Vista Alegre.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis


Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas -
Política 01/02/2026 às 15:12

Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas

Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar


Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem -
Cidades 01/02/2026 às 14:27

Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem

Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país


Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa -
Cultura 01/02/2026 às 13:39

Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa

Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros


Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem -
Coluna Ohh! 01/02/2026 às 12:50

Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem

Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista


Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026 -
Esporte 01/02/2026 às 12:00

Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026

play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]


Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo -
Cultura 01/02/2026 às 11:23

Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo

O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público


Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters -
BBB 26 01/02/2026 às 10:35

Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters

Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão


Botafogo-SP x Palmeiras: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026 -
Esporte 01/02/2026 às 09:41

Botafogo-SP x Palmeiras: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026

Alviverde joga em Ribeirão Preto com elenco jovem e pode garantir classificação antecipada às quartas de final


Bahia x Porto-BA:  onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações de 1º/02/2026 -
Esporte 01/02/2026 às 08:52

Bahia x Porto-BA: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações de 1º/02/2026

Duelo da sexta rodada do Campeonato Baiano acontece neste domingo na Arena Fonte Nova com transmissão ao vivo


Vixe