Jerônimo destaca parceria com governo federal para reforço na segurança pública da Bahia
Declaração ocorreu durante a entrega de novas viaturas para o estado
Durante a cerimônia de entrega de 127 novas viaturas para as forças de segurança da Bahia, realizada nesta sexta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da colaboração entre os governos estadual e federal para o combate à violência. O evento, que contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, simboliza, segundo o governador, um marco na ampliação de recursos e facilidades operacionais para as polícias Civil, Militar e o Departamento de Polícia Técnica da Bahia.
O chefe do Executivo baiano enfatizou que, apesar dos esforços estaduais para melhorar a segurança, o suporte federal é essencial para que os investimentos sejam sustentáveis e eficazes.
“O estado, por mais que tenha uma condição melhor, não consegue fazer tudo sozinho. Essa parceria com a União é fundamental, não apenas por aportar orçamento, mas também por criar estratégias que facilitam a execução desses recursos”, afirmou o governador.
Um dos pontos destacados por Jerônimo foi a atuação do governo federal em reduzir custos e acelerar processos de aquisição de equipamentos, como viaturas e ambulâncias, por meio de isenções fiscais e mecanismos de compra direta.
“Quando a União se envolve, ela traz não só orçamento, mas também facilidades, como a isenção de IPI, o que diminui os custos. Além disso, com o uso de atas de registro de preço, o estado pode acessar esses recursos de forma muito mais rápida e eficiente, sem precisar abrir novas licitações”, explicou.
O governador também mencionou o impacto da retomada de investimentos federais após um período de retração.
“Foram seis anos desamparados, de mãos soltas. Hoje, com o governo do presidente Lula, podemos planejar e contar com uma parceria sólida, que nos dá segurança e nos permite projetar investimentos em diversas áreas, como segurança pública, educação e saúde”, disse.
Ele destacou ainda que, além dos recursos para a segurança, o governo federal tem sido um aliado em projetos de ciência, tecnologia e economia solidária, com agendas importantes sendo realizadas na Bahia.
Jerônimo concluiu a entrevista expressando confiança na continuidade dessa parceria, mencionando a presença de dois ministros em Salvador como um símbolo do compromisso do governo federal com o estado.
“Temos hoje o ministro Ricardo Lewandowski [Justiça e Segurança Pública] aqui conosco, anunciando recursos importantes para o Fundo Nacional de Segurança Pública, e mais tarde, a ministra [da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil], Luciana Santos, estará aqui para falar sobre economia solidária e pesquisa. Esse é o governo que dá as mãos ao estado, aos municípios, e juntos vamos seguir transformando a Bahia”, afirmou.
A entrega das viaturas, que inclui veículos semi-blindados, motocicletas e ônibus para transporte de tropas, representa um investimento de R$ 30 milhões e faz parte de um esforço conjunto entre as esferas estadual e federal para enfrentar o aumento da criminalidade, especialmente em Salvador e na região metropolitana.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro