header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » II Festival de Boas Práticas Funtrad terá mostra imersiva 3D, lançamento de catálogo e conferência sobre o mundo do trabalho

II Festival de Boas Práticas Funtrad terá mostra imersiva 3D, lançamento de catálogo e conferência sobre o mundo do trabalho

II Festival de Boas Práticas Funtrad
Festival acontece nesta terça-feira (18), no Hotel Fiesta, a partir das 8h30

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza o II Festival de Boas Práticas do Funtrad (Fundo de Promoção do Trabalho Decente), com programação diversificada que inclui mostra imersiva em 3D, lançamento de catálogo comemorativo aos 10 anos de editais, oficinas e conferência virtual com o professor da Unicamp, José Dari Krein, doutor em Economia Social e do Trabalho. O festival acontece nesta terça (18), no Hotel Fiesta, a partir das 8h30, com acesso livre ao público interessado.

Estarão presentes o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Claudio Mascarenhas Brandão, o secretário da Setre, Davidson Magalhães, representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-Ba), Ministério Público do Trabalho (MPTBa) e outras autoridades.

O Funtrad é um braço da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), ambos vinculados à Setre. Desde que lançou seu primeiro edital, em 2013, o fundo já disponibilizou R$ 34 milhões para o financiamento de 82 projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que beneficiaram mais de 40 mil (41.291) pessoas. Um novo edital foi publicado em maio deste ano disponibilizando R$ 18 milhões para iniciativas de promoção do trabalho decente em 2025.

O festival é uma oportunidade de reunir, em oficinas, representantes de OSCs, beneficiários e públicos em geral para discutirem a promoção do trabalho decente por meio de projetos financiados pelo Funtrad. O fundo é subsidiado por indenizações oriundas de sentenças do TRT-Ba e Termos de Ajuste de Conduta (TACs) celebrados pelo MPT-Ba. Assim, os recursos são revertidos em prol do trabalho digno no estado onde o direito do trabalhador foi violado.

Conferência

Uma novidade nesta segunda edição do festival será a conferência virtual com o renomado pesquisador José Dari Krein, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), exibida em telão central com dimensões 8mx3m, dinamizando as discussões por meio da tecnologia. O conferencista, que é doutor em Economia Social e do Trabalho, fala sobre As transformações no mundo do trabalho e os desafios para a promoção do trabalho decente, com perguntas abertas ao público após exposição.

Catálogo

Com tiragem de 1.500 exemplares, o catálogo comemorativo aos 10 anos de editais do Funtrad (2013-2023) mostra, a partir de elementos gráficos, fotografias e dados numéricos, o alcance das ações que receberam recursos do fundo. O catálogo físico será distribuído de forma limitada durante o evento, mas está disponível em sua versão digital, de forma gratuita, por meio de um QRCode disponível no local.

Mostra Imersiva 3D

A tecnologia de projeção mapeada nas quatro paredes, em ambiente fechado e sem iluminação, permite ao expectador a imersão no tema da mostra. A peça imersiva 3D com duração de aproximadamente cinco minutos é uma criação do artista visual e VJ Vinny Almeida e apresenta, de forma artística e tecnológica, aspectos relevantes do Funtrad e de alguns projetos já executados.

A mostra conta com acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) auditiva (tradução em libras) e visual (audiodescrição que pode ser acessada por meio de QRCode no local). O espaço imersivo é aberto ao público e pode ser visitado entre às 8h30 e 16h.

Pioneirismo

A Bahia implantou em 2007, de forma pioneira, a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), que trabalha sobre nove eixos prioritários: erradicação do trabalho infantil; erradicação do trabalho escravo; saúde e segurança do trabalhador; promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD); promoção de igualdade de gênero e raça; trabalho doméstico; juventude; serviço público e empregos e trabalhos verdes.

O Funtrad é o primeiro fundo criado no País destinado a financiar projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovam a geração de trabalho e renda para populações vulneráveis. Os projetos são selecionados por meio de editais públicos e se relacionam a um dos nove eixos da ABTD.

Mateus Pereira/GOVBA
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política