Mais de 600 estudantes de todo Brasil participam de festival de ciência e tecnologia em Salvador
Ao todo, 83 escolas brasileiras marcam presença no evento que segue até este sábado
Divulgação
O I Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI) foi oficialmente aberto, na manhã desta última sexta-feira (13), na Escola Djalma Pessoa, no bairro Piatã, em Salvador. O evento, que reúne mais de 600 estudantes de 83 escolas de diferentes estados do Brasil, destaca o potencial da juventude na produção de conhecimento e pesquisa científica, promovendo uma imersão única no universo da ciência e tecnologia.
Na cerimônia de abertura, realizada diante de um ginásio repleto de estudantes entusiasmados, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, destacou a missão do SESI de formar jovens para o futuro. “Fazer ciência e robótica é parte do cotidiano das escolas SESI. Nossa missão é educar, compartilhar experiências e multiplicar aprendizados que transformem vidas”, afirmou.
Participaram também do evento Fausto Augusto Júnior, presidente do Conselho Nacional do Sesi; Wisley João Pereira, superintendente de Educação do Sesi nacional; Armando da Costa Neto, superintendente executivo do Sesi Bahia; Rowenna Brito, secretária estadual de Educação; e Cléssia Lobo, superintendente executiva de Educação e Cultura do Sesi Bahia.
Atrações e programação
O festival oferece diversas atividades, incluindo a 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica (Fenic) e o Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL). Outras atrações incluem o museu interativo SESI LAB, torneios de cubo mágico, jogos de tabuleiro na luderia São Jogue, oficinas de robótica no Buzu Tec e apresentações no Palco Cultura e Tecnologia.
As atividades seguem neste sábado (14), das 9h às 15 horas, com ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla ou no local. O evento também oferece estacionamento e translado gratuitos na AABB (Piatã).
Ciência transformadora
Cléssia Lobo enfatizou como a educação e a ciência são fundamentais para enfrentar problemas sociais. “Os jovens estão preocupados com questões como poluição, meio ambiente e desigualdade. As soluções que eles estão propondo aqui são a prova de que a educação transforma e que precisamos continuar investindo nesse caminho”, declarou.
Armando da Costa Neto, superintendente do Sesi Bahia, revelou planos de criar uma premiação especial para escolas públicas em 2025. “Queremos abrir ainda mais espaço para as escolas públicas e, no próximo ano, esperamos levar uma delas para um evento nacional”, anunciou.
Histórias de superação e inovação
Entre os jovens cientistas presentes, Pedro Arruda, de 17 anos, aluno do Sesi Maringá (PR), destacou a importância do evento para sua carreira. “Estar aqui pode mudar minha vida. Nunca teria condições de vir do Sul ao Nordeste para apresentar meu projeto. Isso é uma grande oportunidade para quem quer crescer na ciência”, disse.
A equipe do Sesi de Vitória da Conquista (BA) impressionou ao desenvolver um incenso natural feito de pó de café e extrato de citronela para combater o mosquito Aedes aegypti. “Fazer ciência no Brasil é um desafio. Mas saber que ainda existem pessoas que acreditam e querem apoiar faz tudo valer a pena”, afirmou Lavínia Tavares, de 16 anos.
Inclusão e democratização
Um destaque especial foi a participação de escolas públicas apoiadas pelo Sesi, como a CMEI Mário Altenfelder, do bairro do Lobato, em Salvador. Mirian Pinheiro, de 11 anos, integrante da equipe “Lobato que Transforma”, celebrou a experiência: “Nunca pensei que pudesse participar de algo assim. Aprendi muito sobre biodiversidade e conheci pessoas incríveis.”
O clima vibrante de competição e inovação tomou conta das arenas de robótica e das apresentações científicas. O evento reforça a importância da educação científica como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano, consolidando-se como um marco no cenário educacional brasileiro.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas