Frente fria chega a Salvador com alerta de ventos fortes e mar agitado
Sistema climático atingirá o litoral entre Caravelas e Salvador, com ventos de sudoeste a sul e rajadas que podem chegar a 60 km/h
Equipe M!
A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiram alertas para a população devido a aproximação de uma frente fria vinda da região Sudeste que deve alterar as condições climáticas em Salvador, a partir da noite desta quarta-feira (11). Os órgãos pontuam a possibilidade de ventos fortes e chuvas moderadas a intensas na capital baiana.
Segundo a Marinha, o sistema climático atingirá o litoral entre Caravelas e Salvador, com ventos de sudoeste a sul e rajadas que podem chegar a 60 km/h entre a manhã de quinta-feira (12) e a noite de sexta-feira (13). A recomendação é que embarcações de pequeno porte evitem atividades marítimas recreativas. Os dados atualizados estão disponíveis no site da Marinha e nos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”.
Salvamar reforça atuação nas praias de Salvador
Diante da previsão de instabilidade, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuará em regime de plantão para atender possíveis emergências nas praias. Para o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o alerta é essencial devido às condições perigosas do mar.
Ele destaca que, com base na situação já registrada em outras regiões, o fluxo que deve chegar à capital baiana pode provocar ocorrências de afogamento.
“O mar fica mais perigoso, com aumento das ondas, intensificação dos ventos e formação de correntes de retorno. Recentemente, tivemos um caso em que um surfista precisou ser resgatado por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, após ser levado por uma corrente de retorno para longe da costa”, disse.
A Salvamar orienta que a população evite entrar no mar e suspenda a prática de esportes náuticos, principalmente aqueles com pouca experiência em ambientes aquáticos e alerta que todos redobrem os cuidados, principalmente com crianças e idosos.
“Não deixem essas pessoas sozinhas na praia, mantenham sempre o contato visual e a distância de um braço. Assim, conseguimos evitar tragédias. Quando a Marinha emite um alerta, é porque a situação é realmente séria. O ideal é evitar o mar neste fim de semana”, reforça Dantas.
Rondas e orientações reforçadas na orla
A atuação preventiva da Salvamar será intensificada com rondas ostensivas ao longo da orla. Os profissionais irão orientar banhistas e sinalizar áreas de risco. “A galera que tem o costume de jogar o baba de manhã, por exemplo, que evite entrar no mar depois. Se for se molhar, que seja com muito cuidado. Como sempre digo: água acima do umbigo é sinal de perigo”, afirma o coordenador.
Com um efetivo distribuído ao longo de 28 km da orla, entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, a Salvamar dispõe de moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes para os atendimentos. Os salva-vidas também realizam ações de orientação, educação preventiva e salvamento para evitar afogamentos.
Contatos de emergência e apoio
Em caso de emergência nas praias cobertas pela Salvamar, o serviço pode ser acionado pelo número (71) 3202-4970. Para as demais localidades do litoral soteropolitano, o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, deve ser contatado pelo telefone 193.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas