Saiba como as religiões encaram o Natal

Portal M! conversou com três líderes sobre as diferentes culturas no período


Héber Araújo
Héber Araújo 21/12/2024 08:51 • Cidades
Saiba como as religiões encaram o Natal - Divulgação

Tradicionalmente uma festa cristã, em que é celebrado o nascimento de Jesus Cristo, o Natal é uma das comemorações mais antigas e mais famosas de todo o mundo. Embora seja essencialmente um ritual festivo do Cristianismo, diversas religiões buscam formas diferentes de celebrar a data, enquanto outras nada fazem por se tratar de um dia sem importância em seus calendários.

O Portal M! entrou em contato com três líderes de diferentes religiões – Umbanda, Judaísmo e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – para que apresentassem a forma com que cada uma celebra as festas de fim de ano. 

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Popularmente conhecidos como Mórmons, apesar de não gostarem do apelido, os membros da Igreja de Jesus Cristo repetem as tradições das demais religiões protestantes, em que todos se reúnem em um culto de celebração da data, ouvem a pregação do missionário, entoam cânticos e fazem orações. Além disso, ainda há o momento da ceia de Natal, que geralmente ocorre na casa de cada um dos integrantes da religião, com suas respectivas famílias.   

Atuando como uma liderança, Nayguel Costa afirmou que ainda há uma visão bem deturpada do que é a vertente religiosa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Quando me batizei, em 1996, parecia que eu estava entrando em uma sociedade secreta […] Nossa igreja tem algumas diferenças das outras, elas não abrem todos os dias, muito porque nossos missionários não são remunerados, mas aí as pessoas pensam que está acontecendo alguma coisa lá dentro, quando a capela está só fechada”, contou.

Como pedido especial neste Natal e Ano Novo, Nayguel revelou que espera que as pessoas entendam mais a religião e a conheçam, antes de pensar que se trata de uma seita. “É uma religião como outra qualquer, com pessoas normais, que acreditam em Deus e em Jesus”, reforça.

Judaísmo 

Para os que seguem a religião judaica, o Natal não é celebrado. Ao invés disso, os judeus comemoram o Hanukkah. A celebração remonta ao ano 160 antes da era comum (a. C.), que marca a guerra vencida pelo povo judeu pela sobrevivência da própria cultura e religião, que, à época, havia sido proibida pelo rei Antioco IV. O nome da celebração, também conhecida como Festa de Luzes, faz a alusão à vitória do bem, a luz, contra a escuridão, o mal. 

Uma das principais tradições da religião judaica e um dos principais símbolos da festa é a Menorá, um candelabro de sete braços, que é aceso como parte da tradição. Mauro Brachmans, diretor da sinagoga da Sociedade Israelita da Bahia (SIB), revelou que, quando a primeira menorá foi acesa, ela ficou cerca de oito dias sem se apagar, o que os judeus acreditaram ser um milagre. 

Brachmans revelou que hoje, a tradição do acendimento das velas é feito com a hanukiah, um candelabro de nove braços, onde oito deles representam um dia de celebração da Festa de Luzes, enquanto o nono fica com a vela que acende as demais. 

Para os judeus, Jesus Cristo não é o messias. Por isso, não faria sentido celebrar uma data que, para eles, é só mais um dia no calendário. Por coincidência, o primeiro dia da celebração do Hanukkah deste ano acontecerá em 25 de dezembro.

Brachmans revelou que o calendário judaico é lunissolar, ou seja, acompanha as fases da lua. Por isso, as celebrações da religião acontecem em dias diferentes, não havendo uma data específica. 

Umbanda

Para os umbandistas, as celebrações natalinas se mesclam com as tradições cristãs, com a celebração feita dentro dos terreiros, com todos os filhos da casa reunidos para uma ceia preparada por todos, com comidas da cultura umbandista. Segundo pai Cícero, fundador do Centro de Umbanda Cultural Oficina Mediúnca (Cucom), as tradições da umbanda no Natal são destinadas à reunião para agradecer as conquistas do último ano e promover a paz e o amor. 

“Nós reconhecemos essa figura cristã. Então, a gente, como umbandista, nós trazemos amor, trazemos a paz, a caridade, porque o umbandista tem muito das pessoas cristãs”, disse.

Pai Cícero destacou ainda que, para a umbanda, Jesus é visto como o orixá Oxalá, o líder de todas as outras divindades, e que nessa época do ano é proibido pensar em coisas ruins e negativas, buscando sempre a prosperidade, fazendo oferendas aos orixás, especialmente a Exu, orixá ligado a à vitalidade, à força e à proteção.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’ -
Cultura 11/04/2025 às 17:29

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’

De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina


BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo -
BBB 25 11/04/2025 às 17:00

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo

Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações


Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso -
Política 11/04/2025 às 16:32

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso

Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo


Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima -
Cidades 11/04/2025 às 15:59

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima

Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo


Bolsonaro passa mal durante agenda no Rio Grande do Norte e é internado às pressas com fortes dores abdominais -
Política 11/04/2025 às 15:26

Bolsonaro passa mal durante agenda no Rio Grande do Norte e é internado às pressas com fortes dores abdominais

Ex-presidente deu entrada em um hospital local com dores intensas no abdômen, atribuídas às complicações da facada sofrida em 2018


Gleisi dispara contra anistia de bolsonaristas e alerta: ‘país pode entrar em crise institucional’ -
Política 11/04/2025 às 14:42

Gleisi dispara contra anistia de bolsonaristas e alerta: ‘país pode entrar em crise institucional’

Ministra diz que proposta favorece Bolsonaro e militares; oposição intensifica articulações para votação em plenário


São João  de Irecê promete show histórico com Simone Mendes, João Gomes e Zé Vaqueiro -
Cultura 11/04/2025 às 14:11

São João de Irecê promete show histórico com Simone Mendes, João Gomes e Zé Vaqueiro

Evento promete atrair mais de 800 mil pessoas com programação extensa e geração de milhares de empregos


Jequié vira peça-chave na disputa por 2026: reaproximação entre Jerônimo e Zé Cocá movimenta cenário político na Bahia -
Política 11/04/2025 às 13:40

Jequié vira peça-chave na disputa por 2026: reaproximação entre Jerônimo e Zé Cocá movimenta cenário político na Bahia

Encontro institucional, articulado pelo deputado Hassan, simboliza retomada do diálogo entre governador da Bahia e prefeito


Pressão na Câmara cresce: oposição consegue apoio para urgência da anistia dos atos golpistas -
Política 11/04/2025 às 13:09

Pressão na Câmara cresce: oposição consegue apoio para urgência da anistia dos atos golpistas

Deputados articulam urgência para votar texto que pode beneficiar réus e condenados por atos de vandalismo aos Três Poderes


Salvador vai ganhar novo parque urbano na orla de Pituaçu com quiosques, espaço pet e esporte ao ar livre -
Cidades 11/04/2025 às 12:38

Salvador vai ganhar novo parque urbano na orla de Pituaçu com quiosques, espaço pet e esporte ao ar livre

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), assinou, na manhã desta sexta-feira (11), contrato de concessão com empresa Orla Brasil


Vixe