Dono de ferro-velho investigado por morte de ex-funcionários é preso em Salvador
Marcelo Batista é investigado pelo duplo homicídio de Paulo Daniel Pereira Gentil do Nascimento e Matusalém Silva Muniz
Divulgação / PCBA
O empresário Marcelo Batista da Silva foi preso, nesta terça-feira (26), em Salvador, alvo de um mandado de prisão preventiva. Ele é investigado pelo duplo homicídio de Paulo Daniel Pereira Gentil do Nascimento e Matusalém Silva Muniz, além de tentativa de assassinato contra outras três pessoas, duas delas ex-funcionários de seu estabelecimento.
Segundo a Polícia Civil, o cumprimento do mandado ocorreu em um ferro-velho no bairro de Pirajá, na capital baiana. As vítimas sobreviventes relataram ter sido alvo de disparos, mas conseguiram escapar sem ferimentos graves.
Prisão e investigação
A prisão preventiva de Marcelo Batista foi decretada na segunda-feira (25) e executada no dia seguinte pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele é proprietário do ferro-velho onde os dois jovens desaparecidos trabalhavam como diaristas.
De acordo com as investigações, Paulo Daniel e Matusalém teriam sido torturados e mortos no galpão do estabelecimento. Os corpos não foram localizados até o momento, mas a Polícia Civil considera o desaparecimento como homicídio consumado.
Os dois jovens desaparecidos tinham cerca de três semanas de trabalho no ferro-velho antes de sumirem. Familiares relataram que eles saíram para trabalhar normalmente, sem sinais de conflito com Marcelo ou outros funcionários.
No dia 27 de março, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou Marcelo Batista e o soldado da Polícia Militar Josué Xavier Pereira pelos homicídios. Segundo o órgão, os crimes foram cometidos por motivo torpe, de forma cruel, dificultando a defesa das vítimas e ocultando os cadáveres.
Em 31 de março, a Justiça da Bahia aceitou a denúncia e tornou Marcelo e Josué réus, decretando novamente a prisão preventiva do empresário. A audiência de instrução está marcada para o dia 16 de junho, quando serão analisadas provas e depoimentos das partes envolvidas.
Marcelo Batista era procurado desde novembro de 2024, quando a prisão preventiva foi determinada pela primeira vez. Ele chegou a ter liberdade provisória em março deste ano, após decisão judicial que substituiu a prisão por medidas cautelares.
Apresentação voluntária no mês de junho
No dia 9 de junho, Marcelo se apresentou espontaneamente à Justiça, após passar mais de dois meses foragido. Na ocasião, o juiz Vilebaldo José de Freitas concedeu liberdade provisória, estabelecendo medidas como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de sair da cidade.
O magistrado argumentou que a apresentação voluntária de Marcelo, acompanhada da entrega do passaporte e de um pedido formal de desculpas, demonstrava “arrependimento e respeito ao Judiciário”. A decisão determinou que o descumprimento de qualquer condição poderia levar à revogação imediata da liberdade, sem necessidade de audiência prévia.
Apesar das medidas cautelares, a polícia reforçou o monitoramento do empresário, considerando o histórico de ameaças e violência associadas às investigações. A nova prisão preventiva reflete a avaliação de risco às vítimas e à ordem pública, segundo a Polícia Civil.
Homem confessa assassinato de três mulheres em Ilhéus
A cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, vive dias de luto e perplexidade após a prisão, nesta última segunda-feira (25), de Thierry Lima da Silva, homem em situação de rua que confessou o assassinato de três mulheres na Praia dos Milionários, uma das regiões turísticas mais movimentadas do município. O crime ocorreu no dia 15 de agosto, quando Alexsandra Suzart, de 45 anos, Maria Helena Bastos, 41, e Mariana Bastos, 20, saíram para passear com o cachorro e não retornaram para casa.
Os corpos foram encontrados no dia seguinte em uma área de vegetação em frente à praia, com marcas de facadas. O caso rapidamente ganhou repercussão nacional e mobilizou autoridades locais.
Thierry Lima da Silva foi preso inicialmente por tráfico de drogas e, durante audiência de custódia realizada na última segunda-feira (25), confessou ter matado as três mulheres. Ele afirmou ter agido sozinho e disse que estava sob efeito de drogas no momento do crime.
“Ele já passou por audiência de custódia e teve o flagrante por tráfico de drogas convertido. A prisão preventiva pelo homicídio de Lucas foi cumprida e seguimos com as investigações para coletar mais elementos que possam robustecer o inquérito”, explicou o delegado Helder Carvalhal, que conduz as investigações.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional