Dia do jornalista: luta invisível contra fake news que ameaça democracia
Profissionais da informação apontam caminhos para garantir apuração de qualidade em meio à avalanche de conteúdos falsos

No Dia dos Jornalistas, celebrado nesta segunda-feira (7), a discussão sobre o papel da imprensa profissional ganha ainda mais relevância diante do crescente avanço das fake news no ambiente digital. O confronto entre conteúdos produzidos com base em técnicas jornalísticas e publicações desinformativas marca um dos principais embates informacionais da atualidade.
De um lado, circulam nas redes sociais textos com aparência de denúncias, vídeos amadores e postagens virais que se passam por informação. Do outro, reportagens apuradas, checadas e assinadas por profissionais comprometidos com a veracidade dos fatos. Para especialistas, mais do que uma disputa entre formatos, trata-se de um embate que envolve o direito humano à informação e a saúde da democracia. As informações são da Agência Brasil.
Apelo da desinformação no ambiente digital
De acordo com a pesquisadora Sílvia Dal Ben, doutoranda na Universidade do Texas, a popularidade de conteúdos enganosos também tem raízes históricas. Até o final do século 20, o acesso a conteúdos jornalísticos era limitado por fatores econômicos e tecnológicos. Com a Internet, houve uma democratização dos meios de produção e distribuição da informação.
“Essa democratização dos meios de produção e da mídia, nos últimos 30 anos, abriu espaço para públicos, leitores, espectadores, terem contato com mensagens e conteúdos jornalísticos de comunicação e de mídia que antes não tinham”, avalia.
No entanto, essa abertura também favoreceu a disseminação de conteúdos manipuladores.
“É como se a gente vivesse hoje numa Torre de Babel. As pessoas se comunicam, têm muita informação, mas parece que elas não se entendem”, afirma.
Superficialidade como obstáculo
Sílvia critica a adaptação do jornalismo ao imediatismo da internet. “A gente abriu espaço para uma alfabetização de conteúdo digital muito superficial. Nós, jornalistas, precisamos mudar essa mentalidade e as práticas jornalísticas de ficar produzindo notinhas mal apuradas e pouco aprofundadas”.
Para ela, é preciso garantir estrutura para que jornalistas possam oferecer conteúdo relevante e de qualidade.
“A base do jornalismo é informação checada. Com boa apuração, informação checada e de qualidade”.
Importância da estética e da linguagem
A professora Fabiana Moraes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), defende que o jornalismo também precisa incorporar aspectos visuais e linguísticos das fake news, mas com responsabilidade. “A estética é a forma, mas [é necessário] preenchê-la com um conteúdo profissional, bem escrito e apurado. Ou seja, jornalismo”.
Ela lembra que há uma “densidade de disputa” que envolve sensacionalismo e desinformação, especialmente nas redes sociais. É nesse campo que as fake news prosperam, explorando o “espírito de achaque”, como define.
Distribuição estratégica e alfabetização midiática
Para enfrentar o problema, Sílvia Dal Ben propõe mudanças na forma de distribuir conteúdo. “Os jornalistas e os meios de comunicação têm que utilizar as mesmas ferramentas que os influenciadores e as personalidades de redes sociais. E distribuir os seus conteúdos de qualidade em diferentes formatos”.
Thaís de Mendonça Jorge, professora da Universidade de Brasília (UnB), complementa ao afirmar que a linguagem deve ser ajustada à realidade do público. “Nós temos que interpretar mais e fazê-las compreender como aquele tema pode ser interessante para a vida delas”.
Ela organizou o livro Desinformação – O mal do século, fruto de parceria entre a UnB e o Supremo Tribunal Federal (STF), e defende que a indústria da desinformação é estruturada para impactar públicos vulneráveis. “Eles usam esse artifício do bombardeamento. Muita gente não tem instrução e se deixa levar por essa onda”.
Caminhos possíveis para reconquistar confiança
Segundo o pesquisador Josenildo Guerra, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o desafio está em combinar conteúdo de qualidade com formatos acessíveis. “É muito desafiador, porque as fake news operam com informações truncadas e de certo apelo que se tornam objetos de consumo fácil”.
Ele sugere mais investimento em pesquisas para desenvolver novos produtos jornalísticos que unam precisão e atratividade.
Jornalismo como base da democracia
Para a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira Castro, o compromisso com a verdade é o diferencial do jornalismo. “O jornalismo profissional tem uma força que as fake news não têm: o compromisso com a verdade, com a apuração séria, com a escuta plural e com a responsabilidade pública”.
“A credibilidade, construída com ética e consistência, é o nosso maior trunfo nesse duelo”, conclui a presidente da Fenaj.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Caixa destina mais R$ 15 bilhões à faixa 4 do Minha Casa Minha Vida
Últimas Notícias

Restaurante Universitário da UFBA reabre na segunda após suspensão por falta de repasse
Segundo nota oficial da universidade, dificuldades orçamentárias têm origem na aprovação tardia da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025

Mianmar volta a ser sacudida por forte tremor enquanto país ainda lida com tragédia anterior
Abalo sísmico de 5,5 graus ocorre na mesma região atingida por terremoto devastador de março, com milhares de mortos

Ataque russo em cidade ucraniana no Domingo de Ramos deixa 32 mortos e gera revolta mundial
Bombardeio com mísseis balísticos atinge cidade de Sumy durante celebração religiosa e amplia tensão internacional

CFMV propõe novas regras para veterinários a domicílio e recebe sugestões até 7 de maio
Participação da sociedade visa garantir mais segurança e qualidade no cuidado de pets fora de clínicas

Mais de 90 mil pessoas vão viajar no feriado da Semana Santa; operação especial começa neste domingo
Rodoviária de Salvador terá 600 horários extras no feriadão; veja dias de maior movimento

Equador decide futuro em eleição tensa marcada por violência e crise sem precedentes
Segundo turno entre Daniel Noboa e Luisa González ocorre sob estado de exceção, com disputa apertada entre direita e esquerda

Papa Francisco reaparece no Domingo de Ramos e emociona fiéis após grave pneumonia
Recuperação do líder da Igreja Católica emociona fiéis e marca início da Semana Santa com esperança e fé na Praça de São Pedro

Aniversário de Dário Meira tem presente duplo: inauguração de escola e anúncios em saúde e infraestrutura
Governador entregou equipamentos, autorizou intervenções e reforçou ações do Novo PAC no município que completou 63 anos

Cirurgia de emergência: Bolsonaro passa por operação delicada no intestino em Brasília
Ex-presidente passa por procedimento para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal

Mais de 20 mil pessoas lotam estreia da Bodega do Pablo em Salvador com madrugada de sofrência e surpresas
Evento no Wet Salvador contou com shows de Belo, Toque Dez e participações especiais em noite marcada por romantismo e emoção