CBPM apresenta projeto de minerais críticos em Roadshow internacional voltado à transição energética
Evento reuniu empresários canadenses e 15 empresas brasileiras com projetos voltados a minerais críticos e estratégicos para transição energética

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) integrou a primeira edição do Capital Pool Company (CPC) Roadshow no Brasil, promovido pelo TMX Group em São Paulo. O evento, realizado entre segunda (31) e terça-feira (1º), reuniu empresários canadenses e 15 empresas brasileiras com projetos voltados a minerais críticos e estratégicos para a transição energética.
Com foco em energia renovável e tecnologias limpas, o Roadshow reuniu empresas brasileiras que atendem a critérios rigorosos do setor. A escolha das empresas levou em conta aspectos como gestão, qualidade do ativo e adesão a práticas ESG (ambiental, social e governança). A iniciativa do TMX Group, que administra a Bolsa de Valores de Toronto, demonstra o interesse internacional no potencial mineral brasileiro.
Projeto mineral apresentado
Na ocasião, a CBPM esteve representada pelo presidente Henrique Carballal, o vice-presidente Carlos Borel e o gerente de Geologia Básica e Aplicada, Williame Cocentino. A empresa apresentou o Prospecto Lagoa Grande, localizado na Província Metalogenética do Norte da Bahia. O depósito tem potencial para minerais críticos e estratégicos, essenciais para a transição energética global.
“A gente teve a oportunidade de mostrar o Prospecto Lagoa Grande, um depósito que a gente tem certeza de que vai ser muito importante na cadeia de níquel-cobre-cobalto. Esperamos que possamos fazer mais negócios com essa região que tem um potencial muito grande para abrigar novas mineralizações“, afirmou Cocentino.
Bahia como polo de investimentos
Para o presidente da CBPM, a participação no Roadshow fortalece a Bahia como um destino atrativo para investimentos no setor mineral e na transição energética.
“Nós temos um avanço muito grande na pesquisa mineral no nosso estado a partir da gestão do governador Jerônimo Rodrigues. A CBPM fez grandes investimentos nessa região, tanto em geofísica, quanto em geoquímica e em sondagens, avançando, portanto, no conhecimento científico de áreas importantes para o desenvolvimento mineral do nosso estado“, disse Carballal.
Refinaria da Petrobras reduz poluição e corta importações
A Petrobras anunciou, no último sábado (29), que terminará esta semana a obra de ampliação e modernização da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Com a conclusão da obra do Trem 1, módulo responsável pela produção de derivados de petróleo, ocorrerá um aumento na capacidade de refino de petróleo da unidade. Segundo a empresa, passará de 115 mil para 130 mil barris por dia.
O processo de modernização, também conhecido no setor petrolífero como “revamp”, contou com um investimento de R$ 93 milhões e visa aumentar a eficiência na conversão de petróleo bruto em diesel, especialmente o diesel S-10, o mais sustentável do mercado. A Rnest destaca-se por ser a refinaria com a maior taxa de conversão de petróleo do pré-sal em óleo diesel no Brasil, atingindo uma impressionante taxa de 70%.
Com a ampliação, a Petrobras se posiciona para diminuir sua dependência de importações de diesel, um movimento estratégico que, além de fortalecer a competitividade da empresa no mercado interno, também contribui para a redução da necessidade de combustíveis importados.
Em 2024, a refinaria produziu 3,1 milhões de litros de diesel S-10, correspondendo a 12% de toda a produção nacional desse combustível pela Petrobras, o que representa abastecimento para cerca de 6,7 milhões de caminhões no Brasil.
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
Últimas Notícias

Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação

Luciano Suedde defende fortalecimento da comunicação pública e reforça papel da atuação digital nos estados
Suedde representou o Governo do Estado durante o 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom)

Toffoli vota contra recursos e mantém condenações de quatro réus por tragédia da Boate Kiss
Posição anterior do Superior Tribunal de Justiça havia anulado as sentenças

AGU recorre de decisão que obriga governo a indenizar Bolsonaro e Michelle por fala sobre móveis do Alvorada
Em janeiro de 2023, presidente sugeriu que o casal havia levado móveis do Palácio

Imposto de Renda: veja quem precisa declarar em 2025 e quantos já enviaram documento
Até às 17h desta sexta-feira (4), foram entregues 8,2 milhões de declarações. Volume representa 17,75% do total previsto para este ano

Governo da Bahia lança projeto para qualificar mototaxistas e oferece crédito para moto 0 km
Iniciativa alcançará 75 municípios da Bahia ao longo de três anos, com previsão de 6.500 vagas para cursos de Especialização e Atualização

Jorge Araújo decide disputar vaga na Câmara Federal em 2026 e defende federação PP e União Brasil
Ao Portal M!, o vereador também comentou sobre os desafios enfrentados no Legislativo municipal e a forma como tem conduzido seu mandato

STF antecipa julgamento do núcleo 2 da trama golpista para os dias 22 e 23 de abril
Entre denunciados estão ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, e o ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins

Zanin rejeita recursos e mantém deputados do PL como réus por suspeita de desvio de emendas
Julgamento ocorre no plenário virtual e deve seguir até a próxima sexta-feira (11)

‘O Brasil é dos brasileiros’: Governo Lula lança campanha de R$ 50 milhões para mostrar ações e recuperar popularidade
Lançamento ocorre em meio a queda nos índices de aprovação da gestão petista

Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica é concluída com recorde histórico de 200 metros de profundidade no Brasil
Próximo passo será conclusão do projeto estrutural e início da instalação dos canteiros de obras