Pular para o conteúdo
Início » Brasil vence Itália no judô por equipes e conquista o bronze em Paris

Brasil vence Itália no judô por equipes e conquista o bronze em Paris

Brasil vence Itália no judô por equipes e conquista o bronze em Paris
Vitória decisiva veio com Rafaela Silva na luta de golden score

O Brasil garantiu sua oitava medalha nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 neste sábado (03), ao vencer a Itália por 4 a 3 na disputa por equipes mistas no judô, conquistando o bronze. Esta é a primeira vez que o Brasil sobe ao pódio nessa modalidade, que foi introduzida nos Jogos de Tóquio, em 2021. A vitória decisiva veio com Rafaela Silva na luta de golden score.

Com este resultado, o Brasil acumula quatro medalhas de bronze, três de prata e uma de ouro nesta edição, mantendo-se na 19ª posição no quadro geral de medalhas. O judô tem sido destaque, contribuindo com metade das medalhas brasileiras, incluindo três bronzes e um ouro.

A equipe brasileira contou com Rafael Macedo (até 90kg), Beatriz Souza (acima de 70kg), Leonardo Gonçalves (acima de 90kg), Rafaela Silva (até 57kg), Willian Lima (até 73kg) e Ketleyn Quadros (até 70kg). Eles enfrentaram os italianos Christian Parlati, Asya Tavano, Gennaro Pirelli, Veronica Toniolo, Manuel Lombardo e Savita Russo, respectivamente.

Rafael Macedo iniciou a disputa contra Christian Parlati, vencendo por ippon no golden score após uma luta acirrada. Em seguida, Bia Souza, campeã olímpica no individual, dominou sua luta e venceu Asya Tavano com dois waza-ari, configurando um ippon.

Leo Gonçalves, com dois pontos de vantagem para o Brasil, enfrentou dificuldades e acabou derrotado por Pirelli no golden score. Rafaela Silva, então, entrou no tatame e marcou o terceiro ponto para o Brasil com dois waza-ari sobre Veronica Toniolo.

Willian Freitas teve a chance de encerrar a disputa e garantir a medalha, mas após levar a luta para o golden score, acabou derrotado por Manuel Lombardo. Ketleyn Quadros, primeira mulher medalhista olímpica do judô brasileiro, lutou contra Savita Russo e perdeu no golden score, empatando a disputa em 3 a 3.

A decisão foi para a luta de golden score na categoria até 57kg, onde Rafaela Silva voltou ao tatame e rapidamente aplicou um waza-ari sobre Veronica Toniolo, garantindo a vitória e a medalha de bronze para o Brasil.

Leia também:

Rebeca Andrade: mais uma prata que vale ouro

Vitória recebe o Cuiabá buscando deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão

Reprodução/@timebrasil