Após polêmica sobre falta de espaço no Porto da Barra, cadeiras e sombreiros serão apenas por demanda
Itens só poderão ser montados na areia quando houver interesse de clientes pelo serviço
Valter Pontes / PMS
Os kits de ambulantes, com cadeiras e sombreiros, serão disponibilizados na Praia do Porto da Barra apenas mediante demanda, segundo informou a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) nesta quinta-feira (23). A decisão ocorre após reclamações de banhistas sobre a falta de espaço na faixa de areia devido à grande quantidade de equipamentos colocados pelos comerciantes. A medida visa melhorar a convivência entre o uso da praia e o trabalho dos trabalhadores. As informações são do G1 Bahia.
Após reunião com comerciantes locais, a Semop esclareceu que os kits só poderão ser montados na areia quando houver interesse de clientes pelo serviço. A situação gerou polêmica, especialmente após um vídeo viralizar nas redes sociais, no qual um banhista alegou que a praia estava sendo privatizada devido à excessiva ocupação da faixa de areia pelos ambulantes, que cobram pelo uso das cadeiras e sombreiros.
De acordo com Alison Carvalho, diretor da Semop, já era permitido o uso de até 10 kits por barraqueiro, mas a norma não estava sendo cumprida por alguns ambulantes. Durante a reunião com os comerciantes, a Semop reforçou a importância do cumprimento das licenças e das regras estabelecidas.
“A partir do momento que a gente identificou que havia essa extrapolação, trouxe para eles a importância de que todos praticassem o que estava estabelecido nas suas licenças”, disse Alison Carvalho em entrevista à TV Bahia.
Segundo a gestão municipal, a fiscalização será intensificada para evitar a sobrecarga de kits nas praias. Outra reclamação comum entre os banhistas é a cobrança pelos kits, mas Alison Carvalho explicou que não há irregularidade nisso.
“Não há nada que impeça o barraqueiro de fazer a cobrança. A gente sempre tem orientado eles que, antes de qualquer situação, negocie com quem vai tentar o serviço. Ajustando isso de maneira prévia, fica muito melhor”, afirmou o diretor.
Sobre a legislação que define o número de kits permitidos por barraqueiro, a Semop afirmou que a fiscalização é realizada regularmente para garantir o cumprimento das normas, respeitando o espaço destinado aos banhistas. A cidade mantém um cadastro atualizado de barraqueiros regularizados, o que permite um controle mais eficaz das atividades na praia.
Banhista viraliza com reclamação
Nos últimos dias, o vídeo de um banhista reclamando da dificuldade de curtir a praia viralizou nas redes sociais. Nas imagens, o homem afirma que a dificuldade começa logo nas primeiras horas da manhã.
“Oito e meia da manhã. Olha só como tá aqui em Salvador. Cheio de cadeira, tá vendo? Eu tô sentado bem aqui. Aí você não tem mais espaço pra botar sua canga e sentar aqui na praia. Você é obrigado, quando chega aqui em Salvador, ter que pagar pra você sentar na cadeira, porque não tem mais espaço, não. Então praticamente já tá privatizada”, afirmou.
Ele questiona ainda o valor que é cobrado pelos barraqueiros para quem queira usar cadeiras e sombreiros.
“Aí se você quiser sentar, você tem que vir aqui pra frente do mar. Eu botei a minha canga aqui, eles vieram lá e botaram a cadeira na frente, tá vendo? Porque não tem mais lugar pra você sentar na praia, não. Se você vier com sua família e quiser sentar na areia, você não tem mais essa opção. Você vai precisar pagar e olha que não é barato, é de 25 a 30 reais. Você é obrigado a pagar”, acrescentou.
Em nota, a Semop afirmou que a Operação Verão está sendo realizada para garantir a segurança e a organização das praias. A pasta afirmou que existe um limite de kits permitido para os barraqueiros e caso haja irregularidade, os responsáveis são notificados e, caso persista, os equipamentos podem ser apreendidos.
Passarela dos ambulantes para Carnaval sofre novas críticas
A passarela construída na Barra para abrigar ambulantes durante o Carnaval de Salvador, voltou a enfrentar críticas neste ano. O equipamento, utilizado pela primeira vez no ano passado, foi projetado para proteger os materiais dos vendedores em momentos de maior movimento e garantir um espaço reservado para os profissionais. Neste ano, o espaço começou a ser montado em 4 de janeiro.
Em nota ao Portal M!, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), responsável pela instalação, informou que, neste ano, a passarela terá uma ampliação e estará presente no trecho entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra. Com a ampliação, o número de ambulantes que poderão atuar no espaço salta de 320, em 2024, para 400, em 2025.
O órgão também informou que tem trabalhado incansavelmente para garantir que os ambulantes possam exercer suas atividades de forma segura, organizada e dentro da legalidade, especialmente no Carnaval 2025.
“A implantação do 4º trecho da Plataforma dos Ambulantes reforça nosso compromisso com a valorização desses trabalhadores e o respeito ao meio ambiente”, diz o comunicado.
A Semop afirma ainda que, para viabilizar este novo trecho da plataforma, foi necessário realizar um trabalho técnico que incluiu escavação mecanizada na areia da praia, a uma profundidade de aproximadamente 1,10 metros, em uma faixa próxima à contenção de alvenaria de pedra e concreto já existente no local. “Essa base é essencial para garantir a segurança e estabilidade da estrutura, que atenderá os ambulantes de forma adequada”.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas