Após polêmica sobre falta de espaço no Porto da Barra, cadeiras e sombreiros serão apenas por demanda

Itens só poderão ser montados na areia quando houver interesse de clientes pelo serviço


Redação
Redação 23/01/2025 18:47 • Cidades
Após polêmica sobre falta de espaço no Porto da Barra, cadeiras e sombreiros serão apenas por demanda - Valter Pontes / PMS
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Os kits de ambulantes, com cadeiras e sombreiros, serão disponibilizados na Praia do Porto da Barra apenas mediante demanda, segundo informou a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) nesta quinta-feira (23). A decisão ocorre após reclamações de banhistas sobre a falta de espaço na faixa de areia devido à grande quantidade de equipamentos colocados pelos comerciantes. A medida visa melhorar a convivência entre o uso da praia e o trabalho dos trabalhadores. As informações são do G1 Bahia.

Após reunião com comerciantes locais, a Semop esclareceu que os kits só poderão ser montados na areia quando houver interesse de clientes pelo serviço. A situação gerou polêmica, especialmente após um vídeo viralizar nas redes sociais, no qual um banhista alegou que a praia estava sendo privatizada devido à excessiva ocupação da faixa de areia pelos ambulantes, que cobram pelo uso das cadeiras e sombreiros.

De acordo com Alison Carvalho, diretor da Semop, já era permitido o uso de até 10 kits por barraqueiro, mas a norma não estava sendo cumprida por alguns ambulantes. Durante a reunião com os comerciantes, a Semop reforçou a importância do cumprimento das licenças e das regras estabelecidas.

“A partir do momento que a gente identificou que havia essa extrapolação, trouxe para eles a importância de que todos praticassem o que estava estabelecido nas suas licenças”, disse Alison Carvalho em entrevista à TV Bahia.

Segundo a gestão municipal, a fiscalização será intensificada para evitar a sobrecarga de kits nas praias. Outra reclamação comum entre os banhistas é a cobrança pelos kits, mas Alison Carvalho explicou que não há irregularidade nisso.

“Não há nada que impeça o barraqueiro de fazer a cobrança. A gente sempre tem orientado eles que, antes de qualquer situação, negocie com quem vai tentar o serviço. Ajustando isso de maneira prévia, fica muito melhor”, afirmou o diretor.

Sobre a legislação que define o número de kits permitidos por barraqueiro, a Semop afirmou que a fiscalização é realizada regularmente para garantir o cumprimento das normas, respeitando o espaço destinado aos banhistas. A cidade mantém um cadastro atualizado de barraqueiros regularizados, o que permite um controle mais eficaz das atividades na praia.

Banhista viraliza com reclamação

Nos últimos dias, o vídeo de um banhista reclamando da dificuldade de curtir a praia viralizou nas redes sociais. Nas imagens, o homem afirma que a dificuldade começa logo nas primeiras horas da manhã.

“Oito e meia da manhã. Olha só como tá aqui em Salvador. Cheio de cadeira, tá vendo? Eu tô sentado bem aqui. Aí você não tem mais espaço pra botar sua canga e sentar aqui na praia. Você é obrigado, quando chega aqui em Salvador, ter que pagar pra você sentar na cadeira, porque não tem mais espaço, não. Então praticamente já tá privatizada”, afirmou.

Ele questiona ainda o valor que é cobrado pelos barraqueiros para quem queira usar cadeiras e sombreiros.

“Aí se você quiser sentar, você tem que vir aqui pra frente do mar. Eu botei a minha canga aqui, eles vieram lá e botaram a cadeira na frente, tá vendo? Porque não tem mais lugar pra você sentar na praia, não. Se você vier com sua família e quiser sentar na areia, você não tem mais essa opção. Você vai precisar pagar e olha que não é barato, é de 25 a 30 reais. Você é obrigado a pagar”, acrescentou.

Em nota, a Semop afirmou que a Operação Verão está sendo realizada para garantir a segurança e a organização das praias. A pasta afirmou que existe um limite de kits permitido para os barraqueiros e caso haja irregularidade, os responsáveis são notificados e, caso persista, os equipamentos podem ser apreendidos.

Passarela dos ambulantes para Carnaval sofre novas críticas

A passarela construída na Barra para abrigar ambulantes durante o Carnaval de Salvador, voltou a enfrentar críticas neste ano. O equipamento, utilizado pela primeira vez no ano passado, foi projetado para proteger os materiais dos vendedores em momentos de maior movimento e garantir um espaço reservado para os profissionais. Neste ano, o espaço começou a ser montado em 4 de janeiro.

Em nota ao Portal M!, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), responsável pela instalação, informou que, neste ano, a passarela terá uma ampliação e estará presente no trecho entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra. Com a ampliação, o número de ambulantes que poderão atuar no espaço salta de 320, em 2024, para 400, em 2025.

O órgão também informou que tem trabalhado incansavelmente para garantir que os ambulantes possam exercer suas atividades de forma segura, organizada e dentro da legalidade, especialmente no Carnaval 2025.

A implantação do 4º trecho da Plataforma dos Ambulantes reforça nosso compromisso com a valorização desses trabalhadores e o respeito ao meio ambiente”, diz o comunicado.

A Semop afirma ainda que, para viabilizar este novo trecho da plataforma, foi necessário realizar um trabalho técnico que incluiu escavação mecanizada na areia da praia, a uma profundidade de aproximadamente 1,10 metros, em uma faixa próxima à contenção de alvenaria de pedra e concreto já existente no local. “Essa base é essencial para garantir a segurança e estabilidade da estrutura, que atenderá os ambulantes de forma adequada”.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas