14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 é lançada em Salvador
O lançamento ocorreu na manhã desta quarta (19), em um evento realizado no Estádio de Pituaçu, em Salvador

A competição está de volta em sua 14ª edição, reunindo 40 participantes, entre equipes baianas, clubes nacionais, internacionais e a seleção brasileira da categoria
A Copa 2 de Julho, maior competição de Futebol Sub-15 do Brasil, está de volta em sua 14ª edição, reunindo 40 participantes, entre equipes baianas, clubes nacionais, internacionais e a seleção brasileira da categoria. O lançamento oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), em um evento realizado no Estádio de Pituaçu, em Salvador, com a presença de dirigentes esportivos, jornalistas e representantes dos participantes.
Durante a cerimônia, foram apresentados os grupos da fase nacional final da competição, definidos por meio de um sorteio das equipes que se classificaram nas fases regionais do interior, que contaram com a presença de mais de 300 equipes. A abertura será feita no dia 2 de Julho, no Estádio de Pituaçu, com uma partida entre a seleção brasileira e o Gavião Kyiakatejê, de Bom Jesus do Tocantins (PA), o único time profissional indígena do país, marcando um momento histórico para o torneio.
Para Breno Picolo, coordenador administrativo da base do Bahia, a competição já tem um fundamental dentro do calendário esportivo da Bahia. “A copa é uma oportunidade importante onde podemos receber grandes equipes nacionais aqui no estado da Bahia. E pra os nossos atletas é uma preparação pra o campeonato baiano, que visa o segundo semestre, visando todo o desenvolvimento e a transformação de seus futuros”.
Promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que integra a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Copa 2 de Julho também recebe apoio do Ministério do Esporte, da Federação Baiana de Futebol (FBF) e da Federação Baiana de Desportos de Participação. O torneio será realizado em oito locais diferentes na Região Metropolitana de Salvador e no Recôncavo Baiano.
Os estádios que sediarão as partidas incluem o Estádio de Pituaçu, o Centro de Treinamento do Bahia em Dias D’Ávila, o Centro de Treinamento do Vitória, o campo do Wet’n Wild, a Arena Parque Santiago, o Estádio Municipal de Lauro de Freitas, o Estádio Municipal de Cachoeira e o Centro de Treinamento de Praia do Forte em Mata de São João.
O Diretor Geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a participação de clubes dos 27 territórios de identidade da Bahia. “Além dos clubes convidados do Brasil inteiro e clubes profissionais que têm divisão de base, essa edição interiorizou ainda mais a Copa 2 de Julho. As etapas iniciais propiciaram a participação de clubes em vários municípios e é a possibilidade concreta de você abrir caminhos pra profissionalização de jovens atletas que enxergam no futebol uma chance de ascensão”.
Competição
A edição de 2024 mantém o formato de sucesso dos últimos anos, com uma divisão em fases regionais que, nesta edição, contou com a participação de 306 equipes de todos os Territórios de Identidade da Bahia. As equipes classificadas das fases regionais são: Aurelino Leal, Barra, Brumado, Canarana, Capim Grosso, Castro Alves, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Paulo Afonso, Riachão do Jacuípe, Ruy Barbosa, Santa Rita de Cássia, Santanópolis, Sento Sé e Vitória da Conquista.
Essas equipes se juntam aos times da fase metropolitana e aos representantes nacionais e internacionais. Entre os times de destaque estão o atual campeão Atlético Mineiro, além de Athletico Paranaense, Botafogo, Goiás, Fortaleza, Palmeiras e Vasco. Também participarão ABC (Natal), Comercial (Maranhão), Treze (Paraíba) e a Seleção Sergipana. A nível internacional, a competição contará com Brauza (EUA) e Bolívia (Santa Cruz de La Sierra).
Histórico
Criada em 2007, a Copa 2 de Julho se consolidou como uma das mais importantes competições de base do Brasil, revelando talentos e atraindo olheiros de grandes clubes. A competição passou a ser disputada na categoria sub-15 em 2015, ampliando ainda mais sua visibilidade e o impacto no desenvolvimento dos jovens atletas.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta
Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice