Carnaval Salvador: Bloco Fogueirão Samba de Roda promete agitar Campo Grande
Bloco resgata a história e cultura de Salvador com samba, música e homenagens aos bairros tradicionais
Divulgação
O Bloco Fogueirão Samba de Roda, um dos destaques do Carnaval de Salvador, vai arrastar uma multidão, na quinta-feira (27), no primeiro dia de festa no circuito Osmar (Campo Grande). Com o tema “Toques e Cantos dos Engenhos ecoam no mundo”, o bloco homenageia os bairros Engenho Velho de Brotas e Engenho Velho da Federação, locais com grande importância na história cultural da cidade.
Uma celebração das raízes culturais de Salvador
Com o tema, o bloco Fogueirão Samba de Roda visa não só celebrar o carnaval, mas também destacar a importância cultural dessas duas localidades que são fundamentais para a história da cidade e para a música baiana. A proposta é honrar o legado das comunidades por meio da cultura popular, especialmente com as influências do candomblé, do afoxé, do samba junino, do pagode e do axé, que marcaram profundamente a formação cultural de Salvador.
“O objetivo é prestar homenagens a estes dois bairros de Salvador e levar para a avenida a contribuição histórica destas comunidades através do Candomblé, do Afoxé, do Samba Junino, do Pagode e do Axé além de fortalecer e difundir cada vez mais nossa cultura”, afirma o cantor, compositor e fundador do bloco, Jorge Fogueirão.
Grandes nomes da música baiana no primeiro dia de Carnaval
A noite do primeiro dia do Carnaval de Salvador contará com apresentações de Jorge Fogueirão, Paparicco, Renato da Rocinha, Dinho Comunidade e Alan Dudu, que se apresentarão a partir das 21h na Quinta-feira do Samba, no circuito tradicional Osmar (Campo Grande).
“Eu tenho uma música no samba junino que é a mais tocada hoje no período junino. É a música Samba do Meu Coração, que no último São João, ela foi escolhida como a melhor música de samba junino. Esse carnaval estou apostando em uma música temática para bloco de Samba, que nunca aconteceu né? O bloco de samba tem um tema e explora a música. Então estou com a música que é a Sonoridade Ancestral”, acrescentou o cantor.
Mais do que samba: memória histórica de Salvador
O Bloco Fogueirão Samba de Roda vai além da música, buscando também promover uma reflexão sobre as origens culturais dos bairros que homenageia. Durante a apresentação, o público poderá acompanhar um painel de Led instalado no trio elétrico, que exibirá imagens históricas dessas comunidades e de personagens ilustres que contribuíram para a construção do cenário cultural de Salvador.
“O tema vem retratar, promover, difundir e preservar a história passada deste espaço sagrado do povo preto e sua contribuição para a construção da música, do entretenimento e lazer, o legado educacional e fonte de inspiração de duas localidades de Salvador que mais contribuíram para o cenário cultural desta cidade”, disse Jorge Fogueirão.
“Vamos citar os nomes das celebridades, os templos, as construções imponentes e os caminhos que tornaram estas localidades identidade contributiva para o presente. Além da musicalidade, estaremos retratando em painel de Led, instalado no Trio elétrico imagens e momentos épicos contados por meio de imagens para promover a divulgação do tema para que o mesmo sirva como fonte de pesquisa e possa promover a transformação social do povo negro de Salvador”, completa.
Trajetória de Jorge Fogueirão e importância do samba junino
Jorge Fogueirão é um dos principais representantes do samba junino e, ao longo de sua carreira, sempre esteve envolvido na preservação e difusão dessa manifestação cultural. Natural do bairro da Vasco da Gama, ele começou sua trajetória no mundo da música ainda na adolescência, quando se apaixonou pelo samba e pelo samba de roda. Influenciado pelo movimento do samba junino, que teve grande força nos bairros do Engenho Velho de Brotas e Engenho Velho da Federação, o sambista fundou o grupo Samba Fogueirão em 1987, inicialmente voltado para as festas juninas, mas que ao longo dos anos se consolidou também como um importante bloco de carnaval.
O Samba Fogueirão, além de ser um nome tradicional nas festas de largo de Salvador, passou a ter reconhecimento jurídico em 2008, garantindo sua atuação contínua na preservação do samba junino e na difusão da cultura afro-baiana. Com o bloco, Jorge Fogueirão e seus amigos também passaram a promover eventos como o Arraiá do Fogueirão, que mantém viva a memória das festas populares e da música regional.
Como participar: fantasias e ingressos
Os foliões que desejam fazer parte dessa grande festa podem adquirir as fantasias do bloco em diversos pontos da cidade. O quiosque Samba Vivo, no Shopping Piedade, e o salão Irmãs de Valdir no Shopping Vasco da Gama são algumas das opções. Além disso, também é possível adquirir os trajes pelo telefone (71) 98746-7266 ou (71) 91836-2929.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas